Nemanja Matic foi eleito pelos treinadores da 1ª e 2ª Liga o melhor jogador a atuar em Portugal em 2013. Matic, atualmente a jogar a jogar no Chelsea, representou o Benfica durante todo o ano e ganhou o troféu "Melhor Jogador do Ano TSF/Opel Insígnia", vencendo a concorrência de João Moutinho e Fredy Montero.
Matic venceu com 146 pontos, deixando um pouco para trás Moutinho com 130. Moutinho, que joga atualmente no Mónaco, saiu do Porto a meio do ano, enquanto Montero que se estreou a jogar em Portugal apenas esta época conseguiu entrar na lista dos três finalistas, acabando, no entanto, por obter apenas 48 pontos.
Dos 38 treinadores das ligas profissionais de futebol votaram 36 (apenas Paulo Fonseca e Luís Castro não votaram). Cada um dos treinadores que votou atribuiu cinco pontos ao jogador que considerou como melhor, três ao segundo e um ao terceiro.
Na eleição de Melhor jogador do ano TSF/Opel Insígnia, os profissionais da TSF elegeram ao longo de todo o ano o "Homem do Jogo". A lista dos 10 jogadores mais nomeados foi sujeita à votação dos adeptos e do cruzamento dessas duas votações surgiram os três finalistas que foram sujeitos à votação dos treinadores.