Inaugurado a 26 de julho de 2013
Museu luta pelo título de “melhor da Europa”
O Museu Benfica – Cosme Damião está entre os nomeados para melhor museu da Europa.
A distinção é feita pelo Europeu Museum Forum e o vencedor será conhecido numa cerimónia agendada para o dia 9 de abril, em San Sebastián, Espanha.
O European Museum of the Year Award (EMYA) é a mais importante distinção de museus da Europa e na mesma cerimónia serão ainda entregues os prémios para o The Kenneth Hudson Award (destinado ao museu mais inovador, e que honra a memória do fundador dos EMYA) e o The Silletto Prize (museu que demonstre grande envolvimento com a comunidade no prazo de dois anos).
O Museu Benfica – Cosme Damião foi inaugurado em julho de 2013 no complexo do Estádio da Luz, em Lisboa, para dar a conhecer a história do Sport Lisboa e Benfica. Batizado com o nome do fundador, jogador e dirigente Cosme Damião (1885-1947), o museu está dividido em 29 áreas temáticas e reúne cerca de um milhar de troféus conquistados pelas diferentes modalidades do Clube. Possui uma coleção de 20 mil objetos e documentação ligados à história do Benfica, inseridos num percurso que evoca o contexto sociocultural de Portugal.
Fotos: Arquivo / SL Benfica