O que falta jogar aos três grandes até final da I Liga?

Membro desde

7 anos 8 meses
Submitted by pica_foices on Seg, 03/12/2018 - 23:50

A derrota deste domingo do FC Porto em Paços de Ferreira veio relançar o campeonato português. Os ‘portistas’ não perdiam nas competições nacionais desde a última jornada da Liga 2016/2017 (1-3 na deslocação ao Moreirense, a 21 de maio de 2017), mas o golo solitário de Miguel Vieira acabou com a série de 34 jogos sem qualquer derrota e deixou ao rubro a luta pelo título de campeão nacional.

 

A equipa de Sérgio Conceição continua no primeiro lugar, mas viu o Benfica reduzir para dois a desvantagem pontual para a liderança, sendo que a partir de agora duas equipas dependem de si próprias para vencer o campeonato: se o FC Porto vencer os oito jogos que faltam é campeão; se o Benfica ganhar em todas as restantes jornadas conquista o pentacampeonato. O Sporting também poderá ter uma palavra a dizer se ganhar esta noite em Chaves.

 

Depois da derrota na Capital do Móvel, o FC Porto recebe na próxima jornada o Boavista no ‘dérbi’ da Invicta. Os ‘axadrezados’ venceram o Estoril-Praia por 1-0 e não sofrem golos há seis partidas consecutivas, um registo positivo da equipa de Jorge Simão. Segue-se depois a visita do FC Porto ao terreno do Belenenses.

 

O mês de abril promete ser complicado para os ‘portistas’. À visita ao Estádio da Luz, no fim de semana de 14 e 15, junta-se uma viagem ao Funchal, apenas duas semanas depois, para defrontar o Marítimo, terreno onde o FC Porto tem tido muitas dificuldades nos últimos anos.

 

A última vitória do FC Porto no Caldeirão remonta à temporada 2011/2012, quando venceram por 2-0. Seguiram-se três empates (todos por 1-1) e duas derrotas (ambas por 1-0). Antes da deslocação à Madeira, há a receção ao Desportivo das Aves – ‘dragões’ empataram 1-1 na primeira volta – e ao Vitória de Setúbal.

 

Em maio, mês onde se decide o campeonato, o FC Porto recebe o Feirense e desloca-se a Guimarães no fecho do campeonato.
Benfica a dois pontos do líder, mas com jogo frente a FC Porto e Sporting

 

O Benfica foi um dos clubes que beneficiou com a derrota do FC Porto na Mata Real. Os ‘encarnados’ venceram o Desportivo das Aves por 2-0 e encontram-se agora a dois pontos do primeiro lugar, algo que não acontecia desde a 5ª jornada, dependendo de si próprios para conquistar o inédito pentacampeonato.

 

Até final da temporada, o Benfica tem pela frente dois encontros de dificuldade elevada. O primeiro é receção ao FC Porto, na 30ª jornada, jogo que pode dar a liderança aos ‘encarnados’, isto supondo que as duas equipas vencem todos os jogos que vão disputar até lá.

 

O segundo encontro de grau de dificuldade elevada é a sempre complicada deslocação ao terreno do Sporting, na penúltima ronda do campeonato. Há ainda a destacar a receção ao Vitória de Guimarães, dentro de duas jornadas.
Sporting ainda pode ter palavra a dizer no campeonato

 

O Sporting pode ficar a cinco pontos da liderança se vencer esta noite no encerramento da jornada 26 o Desportivo de Chaves e voltar a entrar numa luta da qual estava um pouco afastado desde a derrota no Clássico.

 

Segue-se a receção ao Rio Ave, antes de rumar a Braga, onde terá mais um teste complicado, frente à equipa de Abel Ferreira. Na primeira volta de 2017/18, os ‘leões’ empataram 2-2 com os minhotos e escaparam por pouco ao mesmo resultado nos Arcos - vitória por 1-0, com um golo de Bas Dost ao minuto 85.

 

O Sporting recebe o Paços de Ferreira na 29.ª jornada, antes de se deslocar ao terreno do Belenenses, na ronda seguinte. Segue-se um encontro em casa com o Boavista e uma partida fora contra o Portimonense.

 

Na penúltima jornada do campeonato haverá um dérbi com o Benfica no estádio de Alvalade e a finalizar, o Sporting desloca-se aos Barreiros para defrontar o Marítimo.
Contas feitas, FC Porto e Benfica são as equipas que estão mais próximas de conquistaram o título de campeão nacional no mês de maio, sendo que o Sporting não pode ser excluído desta corrida. Matematicamente até o Sporting de Braga ainda pode ser campeão. Os “arsenalistas” estão a nove pontos do primeiro lugar e a sete do segundo classificado.

 

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/o-que-falta-jogar-aos-tres-grandes-ate-final-da-i-liga-empate-em-pacos-pode-ter-relancado-o-campeonato