Fonte
www.abola.pt
Hoje, Camacho... preto no branco!
Hoje, José Antonio Camacho deverá tornar-se o novo treinador do Benfica. O clube encarnado aceita o projecto do ex-seleccionador espanhol e no essencial as condições apresentadas a António Simões por Pedro De Felipe, representante de Camacho. Os contactos, apenas telefónicos, prosseguiram ontem e o Benfica parte hoje para a etapa final: chegar ao acordo definitivo para que Camacho possa estar em Lisboa já amanhã e ver, na Luz, o jogo com o Sp. Braga. É o que o Benfica quer.
O presidente da SAD do Benfica, Luís Filipe Vieira, esteve ontem todo o dia em Paris, a convite do empresário José Veiga (ver páginas 24 e 25), mas manteve contactos telefónicos com José Antonio Camacho e seu representante, Pedro De Felipe, tal como com o seu director-geral, António Simões. No essencial, Benfica e Camacho chegaram a um acordo de princípios. O treinador espanhol não estava ainda contratado ao princípio da madrugada, quando A BOLA fechou esta edição, mas nas próximas horas viaja para Madrid um enviado da Luz (é possível que seja o próprio Luís Filipe Vieira) para selar então o esboço do que virá a ser o contrato definitivo de José Antonio Camacho.
Os encarnados querem o treinador espanhol já amanhã em Lisboa, a tempo de assistir, na Luz, a partir das seis da tarde, ao Benfica-Sp. Braga da 12ª jornada da SuperLiga e por isso estão fortemente empenhados em conseguir acertar hoje todas as condições apresentadas por Camacho. Como se disse, os contactos telefónicos mantidos incessantemente durante o dia de ontem aproximaram decisivamente as duas partes, depois do encontro, quarta-feira, em Madrid, entre António Simões e Pedro De Felipe.
«Projecto europeu se chegar à UEFA»
Apesar da prudência das declarações quer de responsáveis do Benfica, quer do próprio representante de Camacho, a viabilidade da contratação do técnico espanhol parece agora dependente apenas de detalhes, porque o Benfica viu logo com bons olhos o que Camacho pretende para aceitar o desafio de vir para Portugal. Os dirigentes encarnados consideraram razoáveis as exigências apresentadas em nome de Camacho pelo empresário Pedro De Felipe a António Simões, sobretudo pelo facto de elas incidirem muito mais no plano desportivo.
«Camacho pretende a garantia de um projecto competitivo para a Europa se conseguir ainda esta época qualificar o Benfica para a Liga dos Campeões ou Taça UEFA; no que diz respeito à questão financeira, julgo que não haverá problema, porque se o Benfica partiu para esta aposta é porque tem ideia do valor de um treinador como Camacho; quanto ao tempo do contrato, Camacho aceita, e até prefere, que ele tenha a duração inicial de seis meses. Se as coisas correrem bem e as partes estiverem satisfeitas, então um mês ou mês e meio antes de terminar a época prolongarão o vínculo. Caso contrário, Camacho termina o campeonato e regressa a casa». Para o empresário de Camacho, «ele aceitou discutir este convite por se tratar do Benfica, um grandíssimo clube. Noutra dimensão, não colocaria a hipótese de terminar o ano sabático».
Filipe Vieira agradado
Estas declarações de Pedro De Felipe (também um antigo e valioso jogador do Real Madrid) foram claramente transmitidas a António Simões e agradaram a Luis Filipe Vieira e seus pares. Conduzindo directamente o processo (A BOLA apurou que sem a intervenção de qualquer empresário pelo seu lado), Luís Filipe Vieira (com a colaboração fundamental do director-geral António Simões) quer concluir hoje a contratação de um técnico de prestígio, elogiadíssimo em Espanha.
Elogios de Vicente Del Bosque
«Camacho é um treinador muito preparado, com muito carácter, sabe muito de futebol e ainda por cima é uma excelente pessoa». A definição fê-la Vicente Del Bosque, ontem, a A BOLA, antes da sua partida para o Japão. O actual treinador do Real Madrid, que ontem viajou com a sua equipa para Tóquio, onde joga a Taça Intercontinental, é amigo intímo de Camacho, mas nem isso o torna suspeito, porque a imagem do treinador que o Benfica vai contratar é a mesma em todas as opiniões que se ouvem, seja de jornalistas, companheiros de trabalho ou jogadores. «Camacho é um treinador capaz para qualquer equipa do mundo, e tenho a certeza de que fará um extraordinário trabalho no Benfica», concluiu Del Bosque.