O estudante paraibano Daniel Peixoto, de 22 anos, que está na Europa fazendo uma série de cursos pelo continente, participou neste domingo da festa do Benfica, campeão português depois de três temporadas como vice e vendo o arquirrival Porto sendo campeão. Torcedor do Botafogo da Paraíba, o campeão brasileiro da Série D do ano passado, ele admite que nunca presenciou em toda a sua “vida futebolística” uma festa tão impressionante como a protagonizada pela “torcida encarnada”.
Daniel Peixoto à esquerda com amigos: pose com o jornal histórico que marca o 33º título nacional(Foto: Daniel Peixoto / Arquivo Pessoal)
Daniel, inclusive, diz que desde as primeiras horas de festa se emocionou, chorou e se arrepiou algumas vezes só pela comemoração que presenciava nas proximidades da estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa, e que dentro dele já vive um “pedaço de amor pelo Benfica”.
- Quando chegamos na festa, a primeira impressão foi de que era algo parecido com o que vemos em eventos similares no Brasil. Mas rapidamente percebi que estava enganado. Todos estavam ali para extravasar. Passei mais de quatro horas na festa e não presenciei uma única confusão. A torcida mal se aguentava de tanta felicidade. E a cerveja era “servida” em baldes – relembra aos risos.
Veja galeria de fotos da festa do título do Benfica
Ele destaca, contudo, que para um brasileiro como ele acompanhar o grito de “o campeão voltou” não era nada fácil, porque o ritmo era bem diferente do cantado no Brasil e ele constantemente errava no compasso.
Sempre que tentava cair na gandaia, errava o ritmo. Mas foi inesquecível"Daniel Peixoto, estudante paraibano- Sempre que tentava cair na gandaia, errava o ritmo. Mas foi inesquecível. Nunca havia presenciado nada como aquilo – brinca.
Na verdade, ele explica que decidiu ir à festa com amigos de última hora, de forma improvisada, e que nem mesmo estava no estádio na hora do jogo contra o Olhanense, vencido por 2 a 0 e que deu o título ao Benfica. Mas que ao saber do título resolveu ir até onde a multidão estava.
- Ao saber que o time lisboeta ganhou o título com dois gols do brasileiro Lima, vimos pela TV uma grande camisa do Benfica sendo colocada na estátua do Marquês de Pombal. Não tivemos dúvida. Partimos para a praça onde a torcida comemorava. Após três vice-campeonatos, vendo seu rival ser campeão, a festa não podia ser menor – comentou, completando que o ponto alto da festa foi o ônibus que levou os jogadores do time para a “grande festa”.
O novo torcedor do Benfica, inclusive, admite que não ir ao estádio foi um erro. Mas que ele já corrigiu este problema.
- Não perdi tempo. E já comprei meu ingresso para quinta-feira, quando enfrentaremos a Juventus pelas semifinais da Liga Europa. Desta vez estarei no estádio. E espero muito em breve voltar para ver os fanáticos escalando a estátua - finalizou.
Festa do Benfica na estátua do Marquês de Pombal (Foto: Daniel Peixoto / Arquivo Pessoal)