Rafa Silva, de 23 anos, que recentemente se sagrou Campeão da Europa por Portugal, é reforço para a equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica para a temporada 2016/17 e nas próximas cinco épocas, num negócio realizado por 16 milhões de euros.
Proveniente do SC Braga onde se afirmou e ganhou uma dimensão assinalável, Rafa chega, finalmente, a um dito grande. Escolheu as águias apesar de pretendido por outros emblemas dentro e fora do País.
Franzino (1,70 m), Rafa tem na velocidade e na técnica apurada dois pontos fortes para ultrapassar os futebolistas contrários. No Minho jogava preferencialmente pelos corredores, mas as constantes diagonais para aproveitar o espaço interior deixam perceber a apetência para poder jogar no meio, mormente atrás do avançado mais fixo.
Rui Vitória tem agora em mãos um dos mais talentosos futebolistas da sua geração. Muito forte no um-para-um, Rafa é muito explosivo com ou sem bola e assertivo na hora de aparecer em zonas de finalização. Outra das características do jogo de Rafa é a exploração da profundidade. Joga, muitas vezes, no limite do fora de jogo aproveitando esse facto para aparecer frente a frente com guarda-redes adversário.
No Benfica, o internacional luso pode ser utilizado em qualquer uma das alas ou a fazer companhia ao ponta de lança.
Números que são como o algodão
Não enganam! Apesar da tenra idade – 23 anos –, Rafa tem já números impressionantes na carreira. E estes começaram ainda no Feirense, despertando a atenção do SC Braga na sua contratação.
Formado no Alverca, o atual reforço do Benfica mudou-se para Santa Maria da Feira ainda em idade de júnior. Chegou aos Seniores em 2012/13 onde marcou 11 golos em 47 jogos oficiais. Deu nas vistas e viajou um pouco mais para norte, até ao Minho. Nos arsenalistas fez três épocas completas e iniciou esta. No total realizou 127 partidas e marcou 26 tentos.
Já chegou à Seleção Nacional onde atuou por nove ocasiões. Conquistou uma Taça de Portugal e o Europeu de Futebol, razão por que foi condecorado com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
MR