Fonte
O Jogo
Luiz Felipe Scolari esteve ontem por breves momentos na Torre das Antas, mas não falou com ninguém ligado do FC Porto. O seleccionador nacional rejeitou as recentes críticas de Pinto da Costa e até disse que não sabia que é ali que se encontram os escritórios da SAD azul e branca. Em declarações a O JOGO Scolari lembrou a Pinto da Costa que está a cumprir a lei quando chama os jogadores para os encontros amigáveis de Portugal e que isso os valoriza em possíveis negócios, como aconteceu com Hélder Postiga. Para o seleccionador nacional, que esteve na Torre das Antas para dar uma entrevista à TVI, as palavras do presidente do FC Porto fazem parte de uma estratégia inteligente, que lhe tem permitido ganhar os campeonatos.
"Estou na cidade do Porto para participar num congresso e no jogo de AllStars. Vim dar uma entrevista para a televisão e desconhecia que os escritórios do FC Porto são aqui", justificou .
Pinto da Costa acusou Scolari de não ter espírito de colaboração e até admitiu aumentar o número de jogadores do plantel para fazer face às convocatórias. O seleccionador defendeu-se. "Só faço o que é permitido pela lei. Se posso chamar jogadores do FC Porto e a lei permite isso não há qualquer problema. Na minha opinião, o FC Porto está a beneficiar, e beneficiará por muito tempo, das minhas convocatórias porque chamando cinco, seis, sete ou oito jogadores estou a valorizá-los. Ele desvia o assunto para o lado, mas vocês [Comunicação Social] podem escrever o que o FC Porto tem ganho com as minhas convocatórias, como aconteceu há bem pouco tempo [venda de Hélder Postiga ao Tottenham]. Não sou bairrista, defendo a selecção e não trabalho para o FC Porto, apenas para Portugal", atirou.
"Pinto da Costa é muito inteligente"
A utilização de jogadores portistas no particular com a Bolívia, a cinco dias da final da Taça de Portugal também foi censurada por Pinto da Costa. Scolari tem outra visão do assunto e deixou um alerta. "No dia em que ele não criticar a minha pessoa dou um prémio. ELE É MUITO INTELIGENTE PORQUE CONTINUA A GANHAR OS CAMPEONATOS, JOGANDO O NORTE CONTRA O SUL e alimentando uma série de detalhes à volta disso, como toda a gente sabe. NO DIA EM QUE AS OUTRAS EQUIPAS PERCEBEREM ISSO O FC PORTO VAI TER DIFICULDADES EM GANHAR ALGUMA COISA", avisou. Scolari admitiu mesmo que essa é "uma estratégia" idealizada "com mérito" por Pinto da Costa.
Antes, em directo para a TVI, o seleccionador nacional preferiu um discurso mais cauteloso. "Não conheço qualquer problema existente entre o seleccionador português e o FC Porto. Se calhar trata-se de um problema do próprio senhor Pinto da Costa, que possui muitos e bons jogadores. Se chamar à selecção seis jogadores do FC Porto é não haver espírito de colaboração por parte do seleccionador, não percebo", referiu.