Taça de Portugal: Raio-X do Sertanense

Fonte
slbenfica.pt

Uma autêntica revolução é o que se pode considerar ter havido durante o defeso no Sertanense, adversário do Benfica na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Entraram 23 jogadores, saíram 21 e até o treinador é novo: João Manuel Pinto vai reencontrar um emblema que representou como jogador de 2001 a 2003.

 

Sertanense

Em vésperas do jogo na prova-rainha, que se realiza no Estádio Cidade de Coimbra, às 20h45 de quinta-feira, o Site Oficial dá-lhe a conhecer um pouco mais o adversário do Benfica.

 

A militar no Campeonato de Portugal há já várias temporadas, o Sertanense está inserido na Série C, onde, atualmente, ocupa a 8.ª posição, com 12 pontos. Em sete jogos (tem um a menos pois o desafio com o Sintrense foi adiado), contabiliza três vitórias, três empates e sofreu apenas um desaire. Marcou sete golos e sofreu outros tantos.

 

Começou por vencer o Alcains na ronda inaugural, por 1-0, mas seguiram-se três empates – Fátima (1-1), Oliveira do Hospital (1-1), Santa Iria (0-0) – e uma derrota diante da U. Leiria, por 3-0. Chega ao confronto com as águias após dois triunfos: Anadia (3-2) e Alverca (0-1).

 

Na época transata, o Sertanense ficou-se pela 2.ª eliminatória da Taça de Portugal. Em 2018/19 já alcançou à 3.ª, mas para lá chegar teve de ultrapassar duas formações dos campeonatos distritais: Beneditense e Vitória de Sernache.

 

Na 1.ª eliminatória recebeu o conjunto da Benedita no Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos, na Sertã, e ganhou por 2-0, com golos de Sócrates e João Jesus. Na eliminatória seguinte houve viagem até Sernache de Bonjardim. No Estádio Municipal Nuno Álvares Pereira, o Sertanense foi mais forte e venceu, por 1-3. Hugo Barbosa, Kevin e Ricardo Pires apontaram os tentos na turma comandada por João Manuel Pinto; Sandro Fernando marcou para os da casa.

 

Sertanense

Muitos reforços num onze em 4x4x2

 

No último jogo, com o Alverca, o Sertanense começou com: Rafa Santos; Tito Júnior, Tiago Correia, Navarro, Bruno Pereira; Kevin, Tiago Baptista, Sele Davou, Hugo Barbosa; Pereirinha e Ricardo Pires. Ou seja, só dois atletas não são novidade no plantel em 2018/19, sendo que ainda entraram três reforços no decorrer da partida: Filipe Mello, Sócrates e Cláudio Silva.

 

João Manuel Pinto viajou do Lusitano VRSA até à Sertã e rapidamente implementou um 4x4x2 que permita ao clube lutar pelos lugares cimeiros do Campeonato de Portugal. Do último onze inicial à equipa-tipo pouco dista: Rafa Santos; Tito Júnior, João Jesus, Bruno Pereira, Tiago Correia; Kevin, Sele Davou, Tiago Baptista, Hugo Barbosa; Pereirinha e Sócrates. O esquema tático mantém-se, mas notam-se alterações no ataque e no eixo defensivo.

 

Sem um goleador digno desse nome, têm sido os médios Sele Davou e Hugo Barbosa a ficar com as despesas dos golos. Cada um tem dois apontados, bem como Ricardo Pires, avançado canarinho que está em subida de forma e que foi titular frente ao emblema do Ribatejo.

 

Depois de ter representado o Benfica como jogador, João Manuel Pinto volta a encontrar os encarnados na Taça de Portugal: em 2013/14, foi eliminado quando era treinador do Cinfães.

 

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/10/15/futebol-raio-x-sertanense-adversario-benfica-3-eliminatoria-taca-portugal