Fonte
www.ojogo.pt
Caprichoso, o sorteio da V Eliminatória da Taça de Portugal (16 avos-de-final) que colocou frente a frente 12 equipas da I Liga num total de 14 possíveis, embora Salgueiros e Varzim possam ainda aumentar este lote para 16, após os respectivos jogos de desempate da ronda anterior (ver quadro). Mas não subsistem dúvidas de que no próximo dia 12, uma quarta-feira, a jornada semanal parecer-se-á mais com um dia de campeonato do que com um de Taça de Portugal. Não haverá festa, a tradicional festa da Taça, que leva clubes grandes a locais semidesconhecidos do nosso mapa futebolístico, onde o povo rejubila com uma oportunidade única de ver os craques na sua terra. Fica para a próxima...
Pela segunda vez esta época, o campeão nacional defronta o Alverca, equipa de boa memória para o Boavista não só pela vitória na 4.ª jornada, no Ribatejo, por 2-1, mas sobretudo porque na época passada foi um dos últimos obstáculos, dos mais complicados, a ultrapassar na caminhada para o título. No Bessa, os "axadrezados" são, naturalmente, favoritos, assim como o FC Porto, nas Antas, frente ao Santa Clara. Aliás, o sorteio não é desconfortável para as duas equipas portuenses e permitirá, necessariamente, a tal gestão de esforço a que os inúmeros compromissos para campeonato e Liga dos Campeões obrigam.
Cuidado em Alvalade respeito na Luz
Poucos dias antes de se defrontarem no Estádio da Luz para o campeonato (fim-de-semana de 15 e 16), Sporting e Benfica ensaiam estratégias frente a outras duas equipas da I Liga. Os "leões" de Alvalade voltam a encontrar a sua filial n.º 2, que derrotaram em Faro, por 3-1, há cerca de dois meses, e a experiência recente do Vilanovense (vitória "arrancada a ferros") inspira cuidado a José Manuel Torcato, director do futebol "leonino".
Por sua vez, no rescaldo do sorteio da Santa Casa da Misericórdia, às portas do Bairro Alto, António Simões era o porta-voz de um sentimento forte de respeito que o Marítimo provoca no clube "encarnado". Trata-se, por um lado, do finalista vencido da última edição, e o director-geral conhece bem o trabalho e a ambição que norteiam o seu ex-clube para dizer que "não será fácil".
Enquanto os "brindes" calharam ao Belenenses, que recebe o Sacavenense (III D), e ao Beira-Mar, que se desloca a Vila Real (II B), os responsáveis minhotos levaram para casa a menos boa sensação de terem de se defrontar novamente. O "derby" regional entre Guimarães e Braga reedita-se no Municipal vitoriano, onde os locais levaram a melhor na 4.ª jornada, por 2-1. Curioso ainda o facto de Vitória de Setúbal e Paços de Ferreira se defrontarem duas vezes no espaço de poucos dias, primeiro para a Taça, logo a seguir para o campeonato, e sempre no Bonfim.