A judoca Telma Monteiro, medalha de bronze no Rio2016, defendeu hoje que os feitos históricos alcançados pelo desporto nacional este ano despertaram a atenção do público para as modalidades.
Questionada sobre se os feitos desportivos que marcaram o verão nacional representam uma motivação extra para o novo ciclo olímpico, a medalhada de bronze da categoria -57 kg dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro assumiu acreditar que sim.
"Houve aquele fim de semana que foi histórico para Portugal, com resultados no futebol, no atletismo, no ciclismo, em várias modalidades. Depois, os Jogos Olímpicos, na minha perspectiva, correram bem. Acho que por serem muitos factos históricos próximos, chamaram mais a atenção das pessoas. Agora, o importante é conseguir manter essa atenção voltada para as modalidades, sem ser só para o futebol, durante quatro anos. Esse é o desafio. Acho que neste momento isso está a acontecer", sublinhou.
Telma Monteiro, que falava à margem da Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), na qual é uma das cinco nomeadas para Atleta feminina do ano, reconheceu que é mais reconhecida pelo público.
"[Eu] seria sempre suspeita, porque ganhei a medalha. Mas, de um modo geral, parece que quando falamos de um atleta ou outro, as pessoas já sabem quem é. Acho que as pessoas começam a ter mais interesse", destacou.
Para a judoca do Benfica, os atletas têm de se explicar de melhor forma, têm de comunicar melhor, e de ganhar medalhas, para chamar a atenção para as suas modalidades.
"A comunicação social tem de querer passar essas notícias e depois têm de haver interesse por parte das pessoas. É algo dinâmico. Não tem sido só uma parte que tem estado a falhar. Temos de ser todos a trabalhar para isso", completou.
Telma Monteiro assumiu ainda que, caso seja distinguida hoje, pela quarta vez na sua carreira, com o galardão de Atleta do Ano, a ‘vitória' terá um sabor especial, porque 2016 foi um ano em que alcançou um objetivo que perseguia há muito tempo.
"Mesmo que não aconteça, é um reconhecimento estar novamente nomeada num ano que é tão importante, por ser de Jogos Olímpicos. Sinceramente, num ano como este, qualquer atleta podia estar nomeado, porque houve muitos atletas que conseguiram boas prestações nos Jogos Olímpicos. Pessoalmente, fico feliz porque foi um ano que correu acima das minhas expectativas, pessoal e desportivamente. Fiz a pós-graduação, lancei o livro, recuperei a tempo de uma lesão, conquistei uma medalha olímpica, fui condecorada", enumerou.
A Gala do Desporto, onde serão atribuídos os prémios de Atleta masculino, Atleta feminina, Equipa, Treinador e Jovem Promessa, está a decorrer no Casino Estoril.
http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2016/11/16/telma-monteiro-considera-que-publico-portugues-esta-mais-atento-as-modalidades