Torneio Carlos Nobre de regresso!

Submetida por original em
Fonte

Vem aí a 3.ª edição do evento. Dia 25 de abril, uma das figuras mais proeminentes do râguebi português volta a ser homenageada. Não perca, esta noite, o programa especial dedicado à modalidade, a partir das 22h45, na BTV.

Como já vem sendo tradição no calendário do râguebi jovem em Portugal, aproxima-se nova edição do Torneio Carlos Nobre. Desde 2015, pouco mais de um ano após o falecimento do antigo jogador, treinador e dirigente do Sport Lisboa e Benfica, o convívio pretende promover a modalidade no seio do Clube, nomeadamente a nível da formação de novos atletas, para que num futuro próximo sirvam de base à equipa principal.

O evento estima a participação de 500 a 600 crianças, divididas por quatro escalões. Da parte da manhã, são os Sub-8, Sub-10 e Sub-12 que entram em campo, ficando reservado para a tarde o escalão de Sub-14. As três primeiras categorias serão constituídas por 10 equipas mais duas formações do Benfica. Já na categoria dos mais velhos, serão seis equipas de fora com mais duas da casa.

Um exemplo de dedicação

 

Figura incontornável do râguebi português, Carlos Nobre dedicou a sua vida à modalidade. Jogador, treinador e dirigente, foi ginasta de 1948 a 1954, tendo optado posteriormente pela modalidade por que viria a ser conhecido. Em 1954 entra nas escolas de râguebi, e em 1958 integra o plantel principal do Benfica, onde disputou 307 jogos e marcou 737 pontos.

Entre 1965 a 1973 alinhou 21 vezes pela Seleção Nacional. Orientou as equipas de Iniciados, Juniores e Seniores do Benfica, assim como as seleções lusas de Juniores, Sub-21 e Esperanças. Enquanto dirigente no Clube da Luz, foi vogal, presidente da secção e dirigente da equipa feminina, onde ficou conhecido pelo grande protagonismo que assumiu na projeção da mesma.