Três grandes jogam no dia de eleições. "Preocupante", diz a CNE

Fonte
rr
"Não há nenhuma proibição legal", reconhece o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, lembrando, contudo, "uma prática" que se perde. "É preocupante para toda gente que se preocupe com questões de cidadania e de legitimidade de poder."

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) classifica como "preocupante" o facto de estarem marcados para o domingo das eleições legislativas (4 de Outubro) jogos importantes da I Liga de futebol, considerando que isso pode "potenciar a abstenção".

"É preocupante para toda gente que se preocupe com questões de cidadania e de legitimidade de poder", disse à Renascença o porta-voz da CNE, João Almeida, sublinhando que o organismo desconhecia até hoje a marcação desses jogos: "Estamos hoje a saber, como toda a gente, que, pela primeira vez desde que há eleições livres e democráticas no país, são marcados jogos de provas desportivas importantes para o dia das eleições."

João Almeida diz que não há impedimento legal à realização de jogos de futebol em domingo eleitoral, mas lembra a prática de 40 anos de democracia: "Não há nenhuma proibição legal, mas tem havido uma prática de não haver - e nós apelamos sempre para que não haja - iniciativas que possam arrastar muitas pessoas, porque isso potencia a abstenção no acto eleitoral."

"A única coisa que pode haver é proibições de local de realização de eventos, caso possam perturbar a eleição, pelo facto de, por exemplo, serem muito próximas de assembleias de voto. mas não é este o caso", adianta.

De acordo com João Almeida, a CNE não foi auscultada pela Liga nem por qualquer outro organismo do futebol: "Não temos que ser ouvidos. Ninguém nos pediu opinião, nem sabemos o que motivou essa marcação de jogos."

O porta-voz da CNE lembra que os eleitores que sejam profissionais envolvidos nos jogos podem recorrer ao voto antecipado, porque "a lei é igual para todos".

"Se um pedreiro, um caixeiro-viajante, um advogado, um engenheiro ou um arquitecto podem votar antecipadamente se estiveram deslocados do seu local de voto por razões profissionais, os profissionais de futebol também podem", esclarece João Almeida.

Os jogos de FC Porto, Sporting e Benfica da 7ª. jornada da I Liga, respectivamente frente a Belenenses, Vitória de Guimarães e União da Madeira, foram marcados esta sexta-feira para 4 de Outubro, dia das eleições legislativas.