Van Hooijdonk: "Benfica defronta o melhor Ajax das últimas décadas"

Membro desde

8 anos
Submitted by pica_foices on Ter, 10/23/2018 - 00:11
Fonte
slbenfica.pt

Pierre van Hooijdonk representou o Benfica em 2000/01 (35 jogos, 24 golos) e, em entrevista exclusiva ao Site Oficial, falou do embate entre Ajax e encarnados na 3.ª ronda da Liga dos Campeões.

 

O antigo avançado internacional pela Holanda alerta para o sangue novo do emblema de Amesterdão, mas considera que os da Luz têm um plantel equilibrado, combinando juventude talentosa e experiência. Pressionar alto o Ajax, sem dar espaço para a criatividade dos seus atacantes será, segundo Pierre van Hooijdonk, um caminho para o Benfica voltar a Lisboa com um bom resultado.

 

 

O Benfica vai a Amesterdão para a 3.ª jornada da Liga dos Campeões. Que equipa espera encontrar lá?

Penso que o Benfica vai dar continuidade ao que tem feito nesta época e o que fez frente ao FC Porto, que foi uma vitória muito importante. Este é também um jogo muito importante para que possa alcançar a próxima fase. Se o Benfica quer ser primeiro ou terminar em segundo no Grupo, não pode perder este jogo em Amesterdão. Porém, acho que o Ajax também vai tentar os três pontos. Tem uma equipa muito boa, a melhor desde há várias décadas. Já o Benfica, acho que continua forte, mas, analisando o que vi até agora, considero que já teve equipas melhores em anos anteriores.

 

 

Vai ver o jogo ao vivo?

Sim. Ainda tenho de ver, mas penso que vou estar no estádio.

 

 

O Johan Cruijff Arena está sempre cheio nos jogos do Ajax. Isso pode fazer a diferença?

Para os jogadores do Benfica não haverá problemas. Estão habituados a jogar para 60 mil pessoas no Estádio da Luz. Os jogadores do Benfica jogam em qualquer lado sem sofrer a influência dos adeptos contrários.

 

 

O Benfica terá 3000 adeptos…

Isso é bom porque traz uma fantástica atmosfera ao estádio. Os adeptos do Benfica são sempre especiais.

 

 

“Benfica tem um plantel muito equilibrado, com juventude talentosa e jogadores experientes”

O Ajax está recheado de jovens valores. Que dificuldades podem criar ao Benfica?

Têm alguns jovens jogadores sem muita experiência, mas têm um bom equilíbrio, com jogadores experientes como Schone, Ziyech, Tadic, Huntelaar… Depois têm jovens como De Ligt, Frenkie de Jong, Neres, Dolberg… Têm uma equipa muito boa e isso viu-se com o Bayern Munique.

 

 

A experiência dos jogadores do Benfica pode fazer a diferença numa competição como a Champions?

Sim e não. Há jogadores a jogar pela primeira vez na Champions e estiveram bem frente ao Bayern Munique e AEK. É mais um jogo. Muitas vezes, a experiência pode ajudar um pouco, mas a frescura de um jogador que vai a jogo sem experiência também pode ser uma mais-valia.

 

 

Qual é a melhor estratégia para enfrentar o Ajax?

Se o Benfica recuar no terreno e os deixar jogar… As equipas portuguesas defendem bem, sempre, mas diria que o Benfica deveria manter o Ajax longe da sua área, deve fazê-lo com as linhas subidas. Não podem dar muito espaço aos atacantes, pois são muito bons com a bola nos pés. Ou seja, se o Benfica optar por defender no seu meio campo, os jogadores do Ajax vão trocar a bola à vontade. Se o Benfica pressionar alto, vai ser mais difícil para o Ajax.

 

 

Tem acompanhado o Benfica? O que conhece?

Vi os jogos com Sporting e FC Porto. Sei que o Benfica tem um plantel muito equilibrado, com juventude talentosa e jogadores experientes. A equipa tem mudado face aos últimos anos. Reforçou-se com alguns avançados para esta época.

 

 

Tal como o Ajax, também o Benfica tem apostado nos jovens jogadores. Considera este um bom caminho?

É, sim. Às vezes espera-se resultados imediatos e nem sempre é assim quando estamos a falar de jovens jogadores, porque têm os seus momentos. Ao colocarmos demasiada pressão, isso pode-nos custar um jogo. Mas, de forma a criar valor, esta é uma ótima ideia. Quando o jogador é bom, a idade não interessa.

 

 

Até onde pode ir o Benfica na Liga dos Campeões?

Tal como as equipas holandesas, também as portuguesas estão num nível à parte. Muito dificilmente vão ganhar a competição. Os principais candidatos são os habituais: Manchester City, Bayern, Barcelona, Real Madrid, PSG, Juventus… Estas equipas compram sempre os melhores jogadores de equipas como o Ajax e o Benfica. Estão sempre nos quartos de final e é muito difícil para equipas como Ajax e Benfica se intrometerem.

 

 

E no Campeonato? Acredita na reconquista do título?

Acredito, sim. Já vi uns jogos do Benfica esta época. Ainda falta muito para o fim, mas, pelo que pude ver, vai ser uma luta entre Benfica e FC Porto outra vez. A decisão sobre quem vai ser campeão sairá desta luta. Espero que o Benfica reconquiste o título.

 

 

 

Texto: Marco Rebelo

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/10/20/futebol-van-hooijdonk-entrevista-site-antigo-jogador-benfica