Em actualização constante.
[áudio] Jorge Jesus, Aimar e Gaitan - análise M. United vs Benfica
[link] Relatos dos golos
[link] Fotos do jogo
[link] Outro tipo de vídeos ;)
Resumo:
O Benfica garantiu, esta terça-feira, o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, ao empatar com o Man. United (2-2), em jogo da 5ª Jornada do Grupo C.
Apesar do triunfo do Basileia sobre o Otelul Galati (2-3), os encarnados carimbaram o tão desejado apuramento para a próxima fase da Champions e até podem perder na última jornada, diante dos romenos.
A 7 de Dezembro, o Benfica, que passa a somar 9 pontos, recebe o Otelul Galati. Na outra partida, defrontam-se Man. United (9) e Basileia (8).
Ou seja, um empate ou um triunfo de ingleses ou suíços só determinará qual o lugar final da equipa portuguesa: se o 1º ou o 2º posto.
Estratégia perfeita de Jesus durou 29 minutos
Ainda os adeptos do Benfica presentes em Old Trafford acabavam de entoar os primeiros cânticos e a surpresa já se fazia sentir no relvado.
Gaitán abriu caminho à desconcentração defensiva dos homens de Ferguson, disparando rasteiro à baliza de De Gea. Pelo caminho, Phil Jones desviou a bola. Mas directamente para dentro da baliza. E aos 3', o Benfica já vencia por 0-1.
Seguiu-se uma gestão táctivca rigorosa da parte de uma águia que não criou mais perigo junto da baliza contrária, mas que se revelou bem armada por Jorge Jesus.
O meio-campo de cinco (Javi, Witsel, Gaitán, Aimar e Bruno César) era agressivo q.b. na hora de recuperar a bola e essa atitude estancou a iniciativa ofensiva do adversário.
Mas só até aos 29': Nani escapou à marcação directa de Maxi Pereira, levantou a cabeça, e cruzou directamente para a cabeça de Berbatov definir o empate.
E os "red devils" continuavam a pressionar, quebrando o estoicismo defensivo dos encarnados lusos.
2ª Parte: Começar por baixo e terminar em glória
Ora, o "verdadeiro" Man. United surgiu no arranque da 2ª Metade. E o Benfica sofreu com a pressão impressa pelos ingleses.
Dito e feito: aos 58', Javi García falhou na marcação directa a Fletcher e o escocês, perante Artur, adiantou os britânicos no marcador.
Mas Bruno César rapidamente trataria de abrir caminho para um novo resultado de equilíbrio. Dois minutos volvidos, o brasileiro disparou cruzado e a bola sobrou para Aimar que, com a baliza deserta, não enjeitou a responsabilidade de fazer o 2-2.
A partir daqui, o Benfica cresceu, aproveitou a nova fase de desconcentração do MU e a entrada de Matic para o lugar de um inconstante Javi García permitiu a Jesus ver a sua equipa recuperar o meio-campo.
Foi o suficiente para aguentar um dos empates mais preciosos dos últimos tempos para o conjunto português.
Ficha de Jogo
Liga dos Campeões: 5ª Jornada do Grupo C
Old Trafford, Manchester (Inglaterra)
Árbitro: Cuneit Çakir (Turquia)
Man. United
De Gea; Fábio da Silva (82'), Phil Jones, Rio Ferdinand e Patrice Evra; Nani, Michael Carrick, Darren Fletcher e Antonio Valencia (79'); Ashley Young e Dimitar Berbatov.
Suplentes: Lindegaard, Smalling (82'), Rafael da Silva, Ryan Giggs, Ji-Sung Park, Darren Gibson e Javier "Chicharito" Hernández (79').
Treinador: Sir Alex Ferguson.
Benfica
Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão (58'), Ezequiel Garay e Emerson; Javi García (67') e Axel Witsel; Nico Gaitán, Pablo Aimar (82') e Bruno César; Rodrigo.
Suplentes: Eduardo, Miguel Vítor (58'), Rúben Amorim (82'), Nolito, Nemanja Matic (67'), Óscar Cardozo e Nélson Oliveira.
Treinador: Jorge Jesus.
Golos: Phil Jones (a.g., 3'), Berbatov (29'), Fletcher (58'), Aimar (60').