Nené, o goleador que não sujava os calções

Avançado, 74 anos,
Portugal
Equipa Principal: 18 épocas (1968-1986), 590 jogos (46002 minutos), 365 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (7), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (8)

Dixi

Deu agora mesmo na Sic Notícias entrevista a Nené. Parece que marcou o seu primeiro golo pelo Benfica ao Sporting.

José Henriques

Hoje volta a calçar as chuteiras aquele que foi o meu ídolo de infância! Com 60 anos, continua a ser a demonstração viva daquilo que deve ser um atleta: uma figura cuidada e saudável, uma postura educada e tranquila, e a humildade de sempre.

Será um prazer rever-te a pisar a relva, depois de uma carreira onde tanta classe espalhaste!!

pcssousa

Está exactamente na mesma como quando tinha trinta e tal anos e abandonou o futebol...
Grande capitão!

vinsanity



d.blow


gyn

Não me lembro de o ver a jogar pelo Benfica infelizmente mas tenho-lhe á mesma um enorme respeito  :bow2: :bow2:

Edu

Grande Goleador, um prazer vê-lo nem que fosse por escassos minutos. Super Nené

darkwolf


Edu

Citação de: Purity-Mhz em 23 de Novembro de 2009, 20:46
Citação de: Bola7 em 23 de Novembro de 2009, 16:03
Citação de: José Henriques em 22 de Novembro de 2009, 12:53
O Néné foi um caso totalmente àparte, quer do futebol Português quer até do futebol Mundial!
Jogador de um técnica apuradissima, nunca fezia um drible desnecessário. Tinha um excelente poder de impulsão mas para além disso, quando rematava de cabeça, fazia-o com técnica, sem se limitar a dar uma cabeçada. Tinha ainda um sentido posicional de uma intuição quase mágica e um remate sempre colocado de qualquer angulo da grande área.
Mas aquilo que mais caracterizava o Néné, eram duas caracteristicas: a sua velocidade extraordinária e a tal capacidade de não cair.
relativamente à velocidade, muita gente (mesmo quem o viu jogar) não tem bem noção daquilo que era capaz! Só para se ter uma ideia, o Néné tinha no inicio dos anos 70, uma das melhores marcas nacionais aos 100 metros (oficiosamente), e isto em cronometragem manual feita pelos treinadores, sem equipamento especializado de corrida e a correr em relva. Caso se tivesse dedicado ao atletismo de velocidade, tinha sem duvida sido um atleta de classe Mundial! Fazia pouco mais 11 segundos (com as tais condições, pouco adequadas). No serviço militar, em Mafra, realizou um record que detém até hoje, da pista de obstáculos, já lá vão quase 40 anos!
Por isso se dizia que o Néné recuperava bolas teóricamente perdidas junto à linha de fundo, e fazia golos impensáveis para qualquer outro jogador.
Quanto à sua célebre caracteristica de «não sujar os calções», tem a ver com o seu temperamento, mas isto não quer dizer que receasse o choque. Diz-me uma colega meu, que jogou contra ele muitas vezes e foi colega dele na Selecção Nacional de Juniores e de Esperanças, que era duro no corpo a corpo, embora o evitasse. Conta-me também esse meu colega, que os defesas que não conheciam, gostavam de nos 2 ou 3 primeiros lances de um jogo, entrar «a matar» sobre o Néné, para o intimidar, mas dificilmente lhe acertavam, porque ele era rapidissimo, e muitas vezes ficavam lá no chão enquanto ele «desaparecia» com a bola direito à baliza. Também não era de levar desaforo para casa, e embora discretamente como era seu timbre, dava umas «febras» nos defesas que se armavam em heróis para o lado dele! Em cantos e livres indirectos, deixou muitos KO, porque sabia subtilmente usar os cotovelos e dar umas pisadelas, embora até isso fizesse com classe.

Mais um, que se jogasse hoje, não havia dinheiro que o pagasse!
:bow2:

:bow2: :bow2: (x2 :P )
Muito obrigado pela partilha. Sinto-me tão ignorante nestes momentos  :bow2: :pray: :bow2: :pray: :bow2:

Elvis the Pelvis

Foi um prazer revê-lo com a camisola do Benfica. O Nené é uma figura mítica do Benfica, tenho muito respeito por ele.

JotaTê

Vou aqui contar três histórias do Nené. Espero ser mais sucinto do que o Camões...  :whistle2:

O Nené foi o meu ídolo de infância. Tanto fiz a cabeça do meu pai em água que ele, que nem era do Benfica, lá arranjou maneira de eu ir com um dirigente do Benfica que era amigo dele ao balneário no jogo de consagração de 1980-81 para conhecer o Nené. Foi contra o Setúbal e o Benfica ganhou 5-1. No final acabou tudo à porrada, com a polícia de choque a bater no povão que tinha invadido o relvado.

Antes de ir ao balneário subi ao relvado pelo escada de acesso do Benfica e foi dos momentos mais mágicos que já vivi: estádio cheio, na altura levava 80.000, uma alegria imensa pisar o relvado e ver tudo aquilo lá de baixo! Depois, voltámos, estava o Bento a aquecer num corredor, do resto dos jogadores nada. O tal amigo do meu pai foi lá dentro perguntar se o miúdo podía falar com o Nené e aparece o Humberto a dizer que agora não dava, estava o mister a falar. Na altura pensei: "merda, não vai dar". Esperei um bocado, já estava feliz por ter visto o Humberto e o Bento, que continuava a aquecer cá fora e pelos vistos sem ouvir aquela parte da palestra, e entretanto abre-se a porta. Lá vem o Nené ter comigo, deu-me um autógrafo, falámos pouco, estava muito concentrado, como todos. Ao ver ali a equipa do Benfica toda junta, só queria que aquele momento durasse para sempre, mas em três milésimos de segundo já íam para o relvado e eu tinha de ir para a bancada, ter de novo com o meu pai.

Anos mais tarde, estava eu na tropa a preparar-me para a pista de combate e o sargento que até aí tinha sido uma grande besta, a ponto de eu e mais dois ou três estarmos a ver em que instrução nocturna é que o gajo iría visitar a enfermaria com o nosso alto patrocínio, quando faz uma ligeira palestra a explicar os vários obstáculos e diz: esta pista de combate que aqui veêm é boa demais para vocês, seus crls. Fiquem sabendo que o record é do Nené, ex-jogador do Benfica e não é hoje que vai ser batido! Senti um orgulho enorme e escusado será dizer não aconteceu nada ao homem. Aliás, depois dumas conversas sobre o Benfica ainda me safou uma vez dum castigo que levei.

Uns anos depois disso, estou em plena compra de uma bela aparelhagem quando dou de caras com o Nené a aconselhar o professor Neca sobre uma compra qualquer. Lá me enchi de coragem para o abordar, desta vez não estava hiper concentrado e falámos durante muitos minutos. Ele foi extremamente acessível, simpático, não deixou que o professor Neca ficasse fora da conversa, embora eu quisesse lá saber do professor Neca. Também me pareceu ser de uma grande humildade, pois fugiu sempre de falar da sua carreira e de comparações com o Benfica da altura, que estava naquele deserto de títulos e identidade em que uns incompetentes de merda o deixaram.

Um grande benfiquista o Nené. Em número de jogos, o maior de todos!

JotaTê

Grande testamento. Volta Camões, estás perdoado  :ashamed:

José Henriques

Está fabuloso o teu relato, «JotaTê»!
Como já percebeste, se leste o tópico para trás, também eu sou desde sempre, um grande admirador deste fantástico jogador. Tudo o que possamos acrescentar àquilo que se sabe sobre o grande Néné, são «mais valias» de conhecimento para os mais jovens terem uma noção da categoria do homem.

Corrosivo