Nené, o goleador que não sujava os calções

Avançado, 74 anos,
Portugal
Equipa Principal: 18 épocas (1968-1986), 590 jogos (46002 minutos), 365 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (7), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (8)

Vavá_SLB

PARABENS NÉNÉ

os grandes que passaram pelo benfica jamais serão esquecidos pelos adeptos  :slb2:

Wanted


Benfiquismo


red angel

Parabéns Néné, um dos meus ídolos de infância, é o jogador que mais jogos fez com o manto sagrado. Parabéns

pedroslb78


Ruud

60 anos! Já?! :o

Parabéns grande Néné.

copland


ana_lopes2009


joaonunes


luis.live

Citação de: Strata em 20 de Novembro de 2009, 09:05
22 hat-tricks, 8 pokers e 4 pentas não é para qualquer um. :clap1:


GRANDE NÉNÉ!!!!

PARABÉNS...



Jorge.P_


iker_slb


ednilson

Algo que li ontem e achei muita piada:

"Não tinha bigade???", ouve-se um historiador de futebol perguntar, lá do futuro, onde estuda o Benfica.
Não. Nené não tinha bigode. Néne era, e será sempre, uma espécie de James Bond dos relvados. Pode estar envolvido na mais dura jogada, cair ao chão, mas quando se levantava, Nené vem penteado, lavado, o uniforme passado a ferro e um brilho nos olhos. Não há cá dúvidas nenhuma: Nené não precisa de bigode porque é o atacante que lá está para confundir o adversário. "Mas este não tem bigode, não deve ser do Benfica", pensavam os defensores adversários. E, enquanto estavam no vai-não-vai, já Nené lhes tinha aplicado um correctivo golo. Porque no futebol, ganha quem mais marca.

Isto, a propósito da maioria dos jogadores do Benfica, à época, usar bigode.


_Benfiquista_

Citação de: katso2 em 06 de Agosto de 2009, 23:55
esta semana cruzei-me com ele na loja do Benfica, até senti um arrepio na espinha! foi fantástico, e claro um enorme senhor, que transbordava simpatia! obrigado goleador!
Hoje de manhã no jogo dos Inciados também me cruzei com ele e realmente é Um Senhor!Muito simpático! :)

José Henriques

O Néné foi um caso totalmente àparte, quer do futebol Português quer até do futebol Mundial!
Jogador de um técnica apuradissima, nunca fezia um drible desnecessário. Tinha um excelente poder de impulsão mas para além disso, quando rematava de cabeça, fazia-o com técnica, sem se limitar a dar uma cabeçada. Tinha ainda um sentido posicional de uma intuição quase mágica e um remate sempre colocado de qualquer angulo da grande área.
Mas aquilo que mais caracterizava o Néné, eram duas caracteristicas: a sua velocidade extraordinária e a tal capacidade de não cair.
relativamente à velocidade, muita gente (mesmo quem o viu jogar) não tem bem noção daquilo que era capaz! Só para se ter uma ideia, o Néné tinha no inicio dos anos 70, uma das melhores marcas nacionais aos 100 metros (oficiosamente), e isto em cronometragem manual feita pelos treinadores, sem equipamento especializado de corrida e a correr em relva. Caso se tivesse dedicado ao atletismo de velocidade, tinha sem duvida sido um atleta de classe Mundial! Fazia pouco mais 11 segundos (com as tais condições, pouco adequadas). No serviço militar, em Mafra, realizou um record que detém até hoje, da pista de obstáculos, já lá vão quase 40 anos!
Por isso se dizia que o Néné recuperava bolas teóricamente perdidas junto à linha de fundo, e fazia golos impensáveis para qualquer outro jogador.
Quanto à sua célebre caracteristica de «não sujar os calções», tem a ver com o seu temperamento, mas isto não quer dizer que receasse o choque. Diz-me uma colega meu, que jogou contra ele muitas vezes e foi colega dele na Selecção Nacional de Juniores e de Esperanças, que era duro no corpo a corpo, embora o evitasse. Conta-me também esse meu colega, que os defesas que não conheciam, gostavam de nos 2 ou 3 primeiros lances de um jogo, entrar «a matar» sobre o Néné, para o intimidar, mas dificilmente lhe acertavam, porque ele era rapidissimo, e muitas vezes ficavam lá no chão enquanto ele «desaparecia» com a bola direito à baliza. Também não era de levar desaforo para casa, e embora discretamente como era seu timbre, dava umas «febras» nos defesas que se armavam em heróis para o lado dele! Em cantos e livres indirectos, deixou muitos KO, porque sabia subtilmente usar os cotovelos e dar umas pisadelas, embora até isso fizesse com classe.

Mais um, que se jogasse hoje, não havia dinheiro que o pagasse!