José Maria Nicolau (Ciclismo)

Red skin

José Maria Nicolau, ciclista português, nasceu no Cartaxo no dia 15 de Outubro de 1908. Ingressou no Sport Lisboa e Benfica em 1929. Venceria com a camisola encarnada a Volta a Portugal em 1931 e 1934. O país desportivo, na década de 1930, rejubilou com os seus famosos duelos com o arqui-rival sportinguista Alfredo Trindade, também de Cartaxo. Ambos tinham cinco meses de diferença de idade e uma mútua amizade. Nicolau era alto, forte e possante, ao contrário de Trindade, pequeno e franzino. Esta sã rivalidade desportiva entre os dois contribuiu decisivamente para a consolidação dos dois emblemas desportivos a nível nacional. Nicolau é considerado o maior corredor da História do ciclismo do Benfica, modalidade simbolicamente representada no seu emblema.

Terminaria a sua carreira no dia 24 de Setembro de 1939. Faleceu em Agosto de 1969, num acidente de viação, quando Alfredo Trindade era, por curiosidade, técnico de ciclismo do Benfica.

Carreira desportiva

Carcavelos: 1928
Sport Lisboa e Benfica: 1929-1939
Palmarés desportivo 1930     

         
  • 100 Km da Golegã  Lisboa-Coimbra
1931     

         
  • Volta a Portugal (6 etapas ganhas)  Porto-Vigo  Taça da União  Volta a Lisboa
1932     

         
  • Taça da União  Volta a Lisboa  Porto-Lisboa (recorde de menor tempo gasto)  Lisboa-Coimbra  Vencedor de 12 etapas em 19 possíveis na Volta a Portugal
1933     

         
  • Lisboa-Bombarral-Lisboa
1934     

         
  • Volta a Portugal  Tábua-Coimbra-Tábua  Porto-Lisboa
1935     

         
  • Porto-Lisboa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Maria_Nicolau

Mercurio_10

Já faltava. Este homem é responsável por muita gente ser adepta do Benfica. É um ícone. Grande José Maria Nicolau. O meu tributo para ele.

Red skin

Se alguém arranjar fotos melhores... postem!


Eagle Fly Free

 :)  Galeria Imortal dos Imortais.  :angel: 

ednilson

José Maria Nicolau. Cartaxo. 15 de Outubro de 1910-1969. Ciclista.
Épocas no Benfica: 10 (29/39). Títulos: 2 (Volta a Portugal), 2 (Volta a Lisboa) e 3 (Porto-Lisboa).
Outros Clubes: Carcavelos.



O ciclismo chegou ao Benfica antes do... Sport Lisboa e Benfica.

O mais célebre ciclista do Benfica veio a ser, a partir de 1929, José Maria Nicolau, que se tornaria um símbolo do próprio clube. Com ele, o Benfica obteve vitórias colectivas nas edições de 1931, 1932 e 1934 da Volta a Portugal – e ele ganharia a primeira e a última dessas edições, a título individual. Nessa época, o ciclismo era a modalidade que mais troféus rendera ao clube: 136 contra 77 do futebol e 27 do hóquei em patins.

José Maria Nicolau, ferreiro, natural do Cartaxo, é justamente considerado um nome histórico do clube. Venceu a segunda edição da Volta disputada em 1931, culminando um período de grande afirmação com vitórias indiscutíveis em vários critérios e circuitos disputados de norte a sul do país. O ciclista do Benfica correu as 19 etapas do percurso, na extensão de 2074 km, à média horária de 25,087 km/h. A popularidade de que o Benfica gozava, ampliou-se de forma extraordinária com esta vitória.

Segundo relatos do acontecimento, a aglomeração de público depois da chegada de Nicolau foi de tal ordem, que só no balneário lhe pode ser entregue o ramos de cravos, referente à vitória.

Nicolau saiu do Rossio, de comboio, acompanhado dos restantes colegas de equipa, dos dirigentes do clube e dos jornalistas. Conta a edição do jornal Os Sports de 2 de Outubro de 1931: "Até à Azambuja não houve nada de anormal, mas aí ouviram-se os primeiros foguetes em honra de José Maria Nicolau. Duas estações adiante, no Setil, foi o corredor arrancado da carruagem, por entre vivas, palmas, foguetes e música. (...) O primeiro encontro entre os manifestantes, e Nicolau teve cunho de afectividade e teve uma grandeza que subjugaram por completo o forte ânimo do corredor. Conduzido Nicolau aos ombros dos seus admiradores, tomou depois lugar num automóvel, organizando-se o cortejo. À frente 300 ciclistas, muitos deles equipados, levando quase todos, nos guiadores, pequeninas bandeiras com as cores do Benfica".




Em 1932, a Volta foi ganha por Alfredo Trindade, seu grande rival, da União Ciclista do Rio de Janeiro, Nicolau ficou em segundo. Das 19 etapas venceu doze, ficou em 2º em quatro e em 3º em duas. Venceu a 17 de Julho a clássica Porto-Lisboa, após interregno de cinco anos, batendo o recorde da prova em 2h 35m e 11s. O ciclista do Cartaxo realizou o tempo de 12h 7m e 10s, rolando a uma velocidade média de 27,601 km/h. Em 7 de Agosto, na disputa da Taça União, Nicolau bateu o recorde dos 100 km, fixando-o no tempo de 3h e 7m.

Na volta de 1933, Trindade, agora no Sporting, voltou a vencer, aproveitando a desistência do seu rival. José Maria Nicolau abandonou logo na segunda etapa, invocando problemas renais e musculares.

Após a recuperação, Nicolau regressou à estrada para conquistar o Campeonato Nacional de Fundo. E em 1934 venceu a Volta, desta feita após desistência de Alfredo Trindade, vítima de grave acidente na etapa que ligava Faro a Évora.

Há muitos episódios pitorescos envolvendo Nicolau e Trindade, que, apesar de adversários, eram conterrâneos e amigos. "Pôs-se a correr que Trindade era meu compadre, por ser padrinho do meu Eduardo e isso não é verdade. (...) Entre mim e o meu valoroso rival há apenas ligações de amizade. O padrinho do meu garoto é realmente um antigo corredor, mas o Eduardo Santos", explicou Nicolau em Os Sports (22.07.1938).

 

Nicolau ainda venceu, em 1935, a clássica Porto-Lisboa, averbando a terceira vitória.

Na Volta, contudo, tinha terminado o empolgante duelo que manteve com Trindade e que tanto contribuiu para o prestigio da modalidade e a popularidade dos respectivos clubes. Foram muitos os admiradores que Nicolau, pela alquimia da sedução, transformou em indefectíveis benfiquistas.

Joga Bonito

O responsável pelo Benfiquismo do grande senhor do jornalismo, Alfredo Farinha.

Um ícone do Benfica!

Manel dos Anzois

#7


Nicolau (ao centro) ladeado por Leal (esquerda) e Gil (direita)...três brilhantes corredores da equipa de Ciclismo do Benfica em 1934.

Corrosivo

Isto é que era Benfica!!!

Riera

Quando o Benfica era Benfica! Quando o Clube era Grande em todos os sentidos! Saudades...

Eagle Fly Free

Citação de: Riera em 10 de Junho de 2009, 09:26
Quando o Benfica era Benfica! Quando o Clube era Grande em todos os sentidos! Saudades...

Em todos, na altura, não diria.  ;D

O ciclismo era o que nos dava as maiores alegrias.  O0

whiplash

Grande Nicolau. Imortal  :bow2:

diabo maiato

Grande nome do Benfica!!!!!!!O meu tributo!!!Este sim é um imortal do Benfica!!!!!!!Viva o José Maria Nicolau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :slb2: :slb2: :flagglorioso: :flagglorioso: :bandeiraslb2: :flagglorioso: :slb2: :slb2:

O_Glorioso

Enorme ciclista! Benfiquista imortal!  :bow2:

Bola7

o "publicitário" mais importante da história do Benfica....