CN Fase Reg. 2ª J: SL Benfica 104 - 71 Algés, 01Nov. Sáb. 19h00

Messi87

RONDA COM DOIS MVP'S
João Soares e Derek Elston foram os melhores

Dois jogadores destacaram-se entre todos os outros na 2ª jornada da LPB, razão pela qual foram distinguidos com a nomeação de MVP da ronda. O norte-americano do Illiabum, Derek Elston, e o internacional português João Soares, atleta que este ano se transferiu para o Benfica, foram os mais valiosos do fim de semana com uma valorização de 28.5. Logicamente que o atleta português acumula o prémio de MVP Nacional desta jornada. Fique ainda a conhecer nos detalhes desta notícia quem integra o cinco ideal da ronda do passado fim de semana.

MVP Global: João Soares, Sport Lisboa e Benfica e Derek Elston, Illiabum Clube – 28.5 de valorização

Chegou esta temporada ao Benfica com a difícil tarefa de tentar fazer esquecer a saída de Betinho Gomes, uma referencia da equipa encarnada nos últimos anos. Já por diversas vezes o internacional português rejeitou essa responsabilidade, contrapondo que apenas é mais um jogador que trabalha para ajudar a equipa. Embora vá dizendo que se sente honrado com as comparações que são feitas, e a verdade é que em poucas semanas conquistou um lugar no 5 inicial de Carlos Lisboa. Começou a temporada saltar do banco sempre com contributos muito positivos, até que mereceu a confiança do treinador para integrar a equipa que habitualmente começa os jogos. No regresso às vitórias do Benfica frente ao Algés, João Soares foi o melhor marcador da equipa (21 pontos), mas destacou-se em outras áreas do jogo, nomeadamente no ressalto (5) tendo conquistado 4 na tabela ofensiva. Somou ainda 2 assistências e 2 roubos de bola à sua prestação individual.

Já o norte-americano recrutado por Ricardo Vasconcelos está a merecer a aposta que nele foi feita, sendo, até ao momento, um dos principais responsáveis pelo sucesso inicial do conjunto de Ílhavo. Elston já demonstrou que pode ser útil em vários capítulos do jogo, mas no triunfo frente ao Galitos esteve particularmente inspirado na marcação de pontos, não pelos que conseguiu (27), mas também pela eficácia revelada durante o jogo (6/8 – 75% de 2 pontos e 2/4 – 50% de 3 pontos). Registou ainda 4 ressaltos, 2 roubos de bola e 1 assistência, números que fizeram dele um dos MVP´s da ronda.

Posição 1: Diogo Ventura, Sampaense Basket – 24 de valorização.

A mudança para S. Paio de Gramaços não fez regredir a evolução deste jovem base português, internacional por todas as seleções de formação. Nesta jornada deu continuidade ao bom trabalhado que já tinha apresentado na ronda inaugural, com uma única diferença, não foi recompensado com uma vitória da equipa. Os 19 pontos, 4 assistências, 3 ressaltos e 2 roubos de bola que conseguiu frente ao Maia Basket não foram suficientes para que o Sampaense garantisse na parte final do jogo a sua segunda vitória nesta fase regular.

Posição 2: Sérgio Correia, Illiabum Clube – 28 de valorização

O novo reforço da equipa de Ílhavo está a corresponder às expectativas que o novo treinador da equipa, Ricardo Vasconcelos, depositou nele para esta temporada. O inicio positivo dos ilhavenses, que continuam invictos, deve-se, em parte, à boa prestação deste extremo no jogo de estreia do Illiabum perante o seu público frente ao Galitos do Barreiro. Sérgio somou um duplo-duplo (19 pontos e 10 ressaltos) e esteve muito agressivo ofensivamente já que conquistou 14 idas para a linha de lance-livre, das quais converteu 12 (84%).

Posição 3: João Soares, Sport Lisboa e Benfica – 28.5 de valorização

É um dos MVP´s da jornada do passado fim de semana e em que acumula a distinção de MVP Nacional da ronda.

Posição 4: Derek Elston, Illiabum Clube – 28.5 de valorização

O norte-americano do Illiabum é um dos eleitos para MVP Global da 2ª jornada da LPB

Posição 5: Blake Poole, Sport Clube Lusitânia – 27.5 de valorização

Já durante a final-four do Troféu António Pratas, ainda que desse sinais de não estar na sua melhor forma desportiva, este norte-americano impressionou pelo seu aspeto físico. Um jogador pesado, que sabe tirar partido disso mesmo nas áreas próximas do cesto, seja para fazer pontos no ataque ou dominar as tabelas. Foi isso mesmo que fez no encontro diante do Barcelos, já que para além dos 15 pontos que anotou, Poole dominou nas duas tabelas. Os 18 ressaltos conquistados, dos quais 8 são ofensivos, revelam bem a utilidade deste norte-americano numa área do jogo tão importante como é o ressalto. O Lusitânia ainda não feliz nesta fase regular, mas começa a ter uma referencia interior no seu jogo ofensivo, bem como uma presença na luta das tabelas sempre uma bola é lançada ao cesto.

http://www.fpb.pt/fpb2014/!site.go?s=1&show=not&id=100648