Jorge Jesus iguala Otto Glória na Liga: os números de ambos

Fonte
zz

O jogo entre o Belenenses e o Benfica será o 179.º de Jorge Jesus ao serviço dos encarnados no campeonato, número que permitir-lhe-á igualar Otto Glória no topo dos treinadores com mais jogos pelas águias na Liga. O clássico com o FC Porto, na próxima semana, servirá para o técnico natural da Amadora se isolar neste capítulo.

Benfica na Liga na era Jorge Jesus ©João Figueiredo

Comparando os 179 jogos de Otto Glória com os 178 de Jorge Jesus, o atual treinador do Benfica ganha em quase todos os capítulos, perdendo apenas nos golos marcados (411 contra 456) e consequentemente na média de golos apontados por partida.

No resto, Jorge Jesus leva vantagem sobre Otto Glória. Tem um maior número de vitórias (135 contra 118) e um menor número de empates (25 contra 35), de derrotas (18 contra 26) e também de golos sofridos (131 contra 147).

A estreia de Jorge Jesus como treinador do Benfica na Liga aconteceu a 16 de agosto de 2009, com um empate a uma bola frente ao Marítimo. Weldon, avançado contratado no verão desse ano por indicação do técnico, foi o autor do primeiro golo das águias na era Jorge Jesus.

55 anos antes, Otto Glória estreava-se como treinador do Benfica no Estádio da Luz, com uma goleada de 5x0 sobre o Vitória de Setúbal. Arsénio, avançado nascido no Barreiro e que foi duas vezes internacional português, foi o primeiro jogador a marcar pelos encarnados sob o comando técnico de Otto Glória. Salvador Martins, José Águas e Mário Coluna, com um bis, também inscreveram o nome na lista de marcadores na receção aos sadinos.

No que diz respeito à conquista do campeonato, Otto Glória leva vantagem sobre Jorge Jesus. O técnico já falecido conquistou quatro e é ainda hoje o treinador com mais Ligas ganhas ao serviço do Benfica. Por sua vez, Jorge Jesus soma dois, tantos como Bela Guttman, John Mortimore e Toni, e procura neste momento o terceiro. A acontecer juntar-se-á a Janos Biri, Lipo Herczka, Fernando Riera, Jimmy Hagan e Sven-Goran Eriksson, com três campeonatos no currículo.