Red Pass e bilhética: Todas as novidades para a época 2018/19

Submetida por original em
Fonte

Miguel Bento, diretor Comercial e Marketing do Benfica, revelou, numa extensa conversa com a BTV, novidades de bilhética, RED Pass e merchandising para a temporada 2018/19.

Pioneiro e inovador, o Clube nunca se esgota e apresenta novas e boas soluções. O objetivo? Ter cada vez mais Benfiquistas no Estádio da Luz e imbuídos no espírito de apoio constante à equipa.

 

MUDANÇAS PARA A NOVA ÉPOCA

Há boas novidades. Tentamos acrescentar valor ao que temos vindo a fazer. O que interessa aos Sócios e adeptos do Benfica dividia em três componentes: novidades para Sócios, novidades para RED Pass e novidades para a rede lojas.

Em relação aos Sócios, vamos criar um conceito – que não é uma categoria de Sócio – que resulta num benefício quer para os jovens, quer para as famílias como um todo. Fizemos um longo estudo de mercado e percebemos que havia três fragilidades no nosso universo de Sócio, duas delas relacionadas com jovens, e a terceira, um handicap do mercado, que é uma lacuna em relação às senhoras.

Começando pelos jovens… Temos uma quebra, cerca de um terço dos miúdos que saem dos 13 para os 14 anos deixam de ser isentos e começam a ter de pagar aos 14 anos e, de facto, um terço deles deixa de ser Sócio do Benfica. Essa quebra é ainda mais evidente quando fazem 18 anos. Porque, quando fazem 18 anos, os jovens e as jovens passam a estar no pricing que temos para os adultos, e passam, se forem correspondentes, a pagar 100 euros por ano, e, se forem efetivos, a pagar 156 euros por ano. Aqui a quebra é ligeiramente superior a 50%. Isto seriam duas lacunas muito grandes.

Adeptos do Benfica

AUMENTAR O NÚMERO DE JOVENS SÓCIOS…

O que é que remodelámos? Vamos fazer com que os jovens continuem a pagar aos 14 anos, mas essepreço vai-se manter até à idade do fim da escolaridade, partindo do princípio que vão para a universidade. Portanto, até aos 23 anos, inclusive. Aos 24 anos é que vão começar a pagar o valor que os adultos pagam.

Ou seja, estudam até ao fim e quando entram no emprego começam a ter rendimento e podem gastar o dinheiro no que entenderem, e, se forem verdadeiros Benfiquistas, contamos com eles para manterem a atividade como Sócio; se não levarem os estudos até ao fim, têm condições mais cedo para poderem fazer o pagamento. Esta medida vai fazer perdurar os jovens dentro do Benfica e isso é uma vitalidade para todos.

… E SENHORAS TAMBÉM

Em relação às senhoras, os números também são evidentes. Temos um bom número de senhoras como Sócias isentas na nossa base de dados, não há aí uma diferença muito grande na predominância de género, mas as quebras são maiores quando começam a pagar.

Quando chegamos à idade adulta, isto é, aos 18 anos – números aos dias de hoje – as senhoras são só 18% da totalidade dos nossos Sócios. E, de facto, não faz sentido porque o CENSOS diz que 52% da população portuguesa é feminina. O que queremos é criar condições… quando inquirimos as famílias Benfiquistas percebemos que há uma parte das senhoras que são adeptas do Clube, mas não são Sócias, e a primeira razão que apresentam é o peso do custo.

Benfiquistas na FanZone

CRIAÇÃO DO CONCEITO FAMÍLIA

O que é que vamos fazer? O cônjuge passa a pagar 36 euros. Ou seja, se hoje o cônjuge paga 156 euros anuais, terá uma poupança de 120 euros por ano, o que é muito significativo. Se integrarmos isto no benefício que os nossos Sócios têm com os nossos parceiros, a quota fica mais do que paga e ainda sobra dinheiro. Há rendimento que entra nas famílias.

Para que tudo isto seja verdade, terá de haver o pagamento por débito direto no ‘Sócio-âncora’. E também há benefícios para os filhos. Um segundo e um terceiro filho têm grandes benefícios. Se imaginarmos uma família que tem três filhos entre os 18 e os 23 anos: o primeiro paga 6 euros, o segundo paga 3 euros e o terceiro paga zero.

Com isto há uma redução. Numa primeira fase, o Benfica vai regredir as suas receitas, mas estamos a criar condições – a dar um passo atrás para dar dois em frente – para todos os novos Sócios da família terem condições mais vantajosas. Este conceito de família é válido, ainda, para ascendentes [avós] epara afilhados.

Tudo isto vai ser comunicado a partir do dia 1 de julho. Vamos comunicar com todos os Sócios existentes, vamos ter um simulador no nosso Site Oficial para que as pessoas possam perceber qual o enquadramento da sua família e perceber que, ao colocarem mais membros da família como Sócio, pagarão menos no futuro. É uma medida vantajosa.

Adeptos

EXPECTATIVAS NA TAXA DE OCUPAÇÃO E RED PASS

As expectativas são as melhores, apesar de termos um enquadramento diferente do que tínhamos na época passada. No ano passado tivemos um recorde de lugares anuais vendidos. Não foi o recorde de assistências, porque esse foi há dois anos, onde tivemos um pouco mais de 56 mil pessoas.

Na temporada passada pouco passámos dos 53 mil, mas foi o recorde de vendas de lugares anuais. Vínhamos de um Tetra, inédito para o Benfica, e tivemos 38 073 RED Pass vendidos, mais cerca de oito mil lugares de empresa. Ou seja, tínhamos cerca de 46 mil lugares. No primeiro jogo de campeonato, antes de vendido o primeiro bilhete, o Estádio tinha 46 mil lugares ocupados. O nosso objetivo é que esses números possam crescer.

Para crescermos, temos de dar mais condições às pessoas para adquirirem. No ano passado criámos três condições. Uma delas é aquelas pessoas que pagam durante o mês de junho e tinham um desconto de 2%; vamos mantê-la.

Criámos outra que foi desburocratizar o pagamento faseado e aumentámos em cerca de seis vezes as pessoas que aderiram ao pagamento fracionado. As condições são: o primeiro terço é pago no ato da compra; o segundo a 5 de agosto; e o terceiro a 5 de setembro.

A terceira novidade aumentou a frequência do primeiro ao último jogo e foi a possibilidade de transmitir o RED Pass digitalmente. Isso ficou facilitado através da App do Benfica. Este ano vamos acrescentar duas.

Miguel Bento

O que vamos acrescentar? Uma das novas condições é integrar o jogo da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Quem comprar RED Pass – que não seja total – e que só tenha acesso aos jogos da Liga NOS, vai ter acesso ao jogo da 3.ª pré-eliminatória da Champions. Esta é uma das novidades.

A segunda só terá efeito no final do ano de 2018, mas vamos criar uma funcionalidade de mercado secundário. O Benfica vai criar, dentro dos seus meios digitais, a possibilidade de o Sócio colocar o seu lugar à venda. Ao fazê-lo, e caso o Benfica consiga vender esse lugar, haverá uma divisão da receita em proporção de igualdade entre o Clube e o Sócio. Convém recordar que, nos dois últimos anos, esgotámos oito jogos em cada época.

O que pretendemos é aumentar a taxa de ocupação do Estádio e esta possibilidade de esgotar será cada vez mais evidente. Este será mais um aliciante para a compra de lugar anual, porque as pessoas, em vez de emprestarem, podem ser ressarcidas do valor investido.

QUOTA MODALIDADES

Os Sócios que assistem aos jogos das modalidades já têm condições especiais de uns anos a esta parte. Todos os que pagam a quota de modalidades assistem, de forma gratuita, aos jogos da fase regular e têm privilégio na aquisição de bilhetes para o play-off. Também damos esse benefício aos Sócios que são detentores de RED Pass.

Benfica Official Store

MERCHANDISING OFICIAL DO BENFICA

De junho a agosto vamos abrir três lojas, uma delas no Centro Comercial Colombo. Vamos, ainda, abrir a primeira loja no Norte do País, em Matosinhos, no Mar Shopping. A terceira loja é uma pop-up storena Rua Jardim do Regedor.

Hoje, nas lojas do Benfica, paga-se quotas, faz-se Sócio, compram-se bilhetes para o futebol, RED Pass e merchandising. Ainda assim, quando chegamos à loja, o que ocupa mais espaço do ponto de vista visual é o merchandising. loja da Baixa, por exemplo, por estar num ponto de alto tráfego turístico, tem sinaléticas viradas para as visitas ao Estádio.