História SLB : 1ª parte

Submetida por K_POBORSKY em
O nascimento do «Gigante» e os seus primeiros triunfos...

Foi precisamente no dia 28 de Fevereiro do ano de 1904, na Rua de Belém, que foi inaugurado aquele, que hoje é o maior clube português e um dos maiores do mundo. A Farmácia Franco, que se localizava nessa mesma rua, foi o ponto de partida de uma longa caminhada. No mesmo edifício da Farmácia, mas uns andares acima, habitavam algumas famílias que adoravam futebol e entre essas famílias encontravam-se os irmãos «Catataus», que decidiram formar um clube com sede na dita Farmácia Franco. Na altura em que foi formado o clube, na gíria do futebol, os termos utilizados eram na maioria em inglês, daí que se atribuiu o nome Sport Lisboa.

Os membros que formavam esse clube eram Abílio Meireles, António Rosa Rodrigues, Cândido Rosa Rodri {mostrarimagem("UNTITL2.jpg","right","")} ues, Carlos França, Eduardo Corga, Francisco Reis, Jorge Sousa, Jorge Afra, José Linhares, Manuel França, Raul Empis e Virgílio Cunha. Daniel Santos Brito era o secretário, Manuel Goularde o tesoureiro e José Rosa Rodrigues o presidente. A cor das camisolas era já vermelha e o símbolo do clube era idêntico ao actual, não tendo a roda e na faixa onde actualmente podemos ler S.L.B., tinha inscrito apenas S.L. .

O primeiro jogo público foi realizado no dia 1 de Janeiro de 1905 em que o Sport Lisboa defrontava o Campo de Ourique, num terreno das Salésias. O Sport Lisboa venceu por 1-0. Contudo, o Sport Lisboa, não se destacava apenas no futebol. O ciclismo era também uma das modalidades com êxito no Sport Lisboa. Já no ano de 1907, sem obter um terreno próprio, o Sport Lisboa mostrava pela primeira vez, alguns sinais de crise, perdend{mostrarimagem("UNTITL3.jpg","left","")}o alguns atletas para o Sporting. Este parecia ser o início do fim de uma grande aventura, mas a solução estava ali perto e foi precisamente em Benfica que tudo se resolveu, de forma a que o Sport Lisboa não acabasse e foi na, ainda, Quinta da Feiteira, local este onde se encontrava um campo que era propriedade do Grupo Sport Benfica, clube este, fundado em 1906. Uma vez que o Grupo Sport Lisboa, tinha jogadores e não possuía campo, ambos os clubes fundiram-se formando o Sport Lisboa e Benfica. A cor do equipamento tinha então como cores, o Vermelho e o Branco, fruto de uma ideia do Major José da Cruz Viegas, depois de consultar um catálogo de uma fábrica inglesa.

Os primeiros acontecimentos e triunfos...


Em 1910, o então Sport Lisboa e Benfica, começava a «colher» resultados positivos e{mostrarimagem("UNTITL4.jpg","right","")} vencia o seu primeiro título regional de Futebol. Cosme Damião e o «matador» da altura, Artur José Pereira eram as «personagens» principais. Mas a partir desse mesmo ano, o Sport Lisboa e Benfica começava a impor-se no ciclismo e no atletismo. Francisco Lázaro, que faleceu durante a realização de uma maratona em Estocolmo, na Suécia em 1912, viria a ser o primeiro atleta olímpico do Benfica. A 12 de Outubro de 1913, o Benfica inaugurava o seu novo campo em Sete Rios, num jogo em que o Benfica venceu o Sporting por 4-0, o que já parecia ser uma marca standartizada. No mesmo ano, saía o jornal do clube, o «Sport Lisboa». Já em 1916, com a Europa em guerra, o Benfica mudou-se para a Avenida Gomes Pereira, em Benfica. O clube tornava-se tão conhecido por todo o Mundo, que decidiu expandir-se, dando origem ao Hóquei e à Patinagem.