A CENTENA DE PONTOS FOI A RECOMPENSA FINAL
A equipa feminina de basquetebol do Benfica recebeu e venceu o CPN Basket, por 101-40, neste domingo, 24 de novembro, no Pavilhão Fidelidade, em jogo da 7.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.
Desde o primeiro minuto do encontro que a superioridade encarnada ficou bem vincada. As águias foram cavando um fosso, que, logo no primeiro quarto, ficou muito difícil de alcançar para o CPN Basket. Assim, ao cabo dos primeiros dez minutos, as encarnadas venciam por 23-14.
No segundo quarto a história não só se repetiu, como ainda ganhou maior dimensão. O Benfica disparou – e de que maneira – na frente do marcador, de tal forma que quando as adversárias somaram os primeiros dois pontos, já as águias tinham amealhado 12, estando a vencer por 35-16, e já estavam decorridos seis minutos do 2.º quarto.
Neste ritmo, quando soou a buzina que indicou a chegada do intervalo, a equipa orientada por Eugénio Rodrigues vencia por 43-22.
Os dois períodos que se seguiram foram a continuação dos dois que haviam terminado. As águias foram sendo eficazes, principalmente pelas mãos de Mariana Silva – apontou 19 pontos – e de Milica Ivanovic – registou 13 – e, ameaçavam chegar aos 100 pontos.
Quando no final do 3.º período, as encarnadas venciam 71-33, os três dígitos estavam a 29 pontos de distância, e, a equipa orientada por Eugénio Rodrigues tinha guardado para o fim o seu melhor desempenho.
É que nos últimos 10 minutos, o Benfica assinou 30 pontos e consentiu apenas sete. Quando o resultado estava em 96-37, Diana Baptista assinou um triplo (99-37), e, pouco depois, a mesma basquetebolista, com um lançamento certeiro, não só fez com que as campeãs nacionais ultrapassassem a barreira dos 100 pontos, como fixou o resultado em 101-40.
Na quarta-feira, 27 de novembro, às 20h30, o Benfica recebe o GEAS Basket no Pavilhão Fidelidade, em partida da 6.ª jornada do Grupo K da EuroCup Women.
DECLARAÇÕES
Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Por um lado, fazer o enquadramento correto, apanhámos, de facto, um adversário debilitado com algumas lesões e isso permitiu-nos estar um pouco mais folgados. Também há que salvaguardar essa questão, nem tudo está mal quando as coisas não correm bem e vice-versa. De qualquer maneira, fizemos, do ponto de vista estratégico, um belíssimo jogo. Estiveram muitíssimo focadas no plano que trouxemos para o jogo e quando as coisas correm bem no plano defensivo, depois é muito mais fácil no momento ofensivo. Tivemos percentagens de 50 por cento nos três pontos, 57 por cento da área dos dois pontos e um reduzido número de turnovers que ajudou a ter um ramalhete completo, quer do ponto de vista ofensivo, quer do ponto de vista defensivo."
Artémis Afonso (extrema/poste do Benfica): "A análise que posso fazer é quase perfeita. Também cometemos alguns erros, mas, realmente, estivemos muito sérias durante todo o jogo. Conseguimos condicionar a outra equipa, seguimos as indicações que o nosso treinador nos deu e o que estivemos a treinar durante a semana. Tivemos um jogo [Besiktas, na Champions] de grau de intensidade e dificuldade alto, mas, também, com bons indicativos. Chegámos aqui, fizemos o nosso trabalho e toda a gente contribuiu. [Regresso à competição] Uma sensação incrível, também já tinha muitas saudades de contribuir e estar com a equipa."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/11/24/basquetebol-feminino-jogo-benfica-cpn-basket-7-jornada-1-fase-liga-betclic-feminina
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 18 Novembro 2024
- Universo Benfica a Domingo, 18 Agosto 2024