Atletismo Internacional

Alen690

#6915
CitaçãoReparou no quadro de medalhas?
Os Estados Unidos dominaram por completo o torneio, conquistando 26 medalhas (16+5+5), mais do dobro do total (de ouro e geral) do Quénia, segundo classificado, com 11 medalhas (7+2+2). O Canadá ficou em terceiro lugar com 5 medalhas (3+1+1), e a principal nação europeia, a Holanda, ficou em quarto lugar com 6 medalhas (2+2+2). Atrás deles, no top 10, ficaram a Espanha, o Botswana, a Suécia e a Nova Zelândia, cada uma com 3 medalhas (2+0+1), Portugal ficou em 9º lugar com 2 medalhas (2+0+0) e a Jamaica ficou em 10º com 10 medalhas (1+6+3).
Três comentários:
Discordo deste sistema de classificação, que dá total primazia ao ouro, relegando as restantes medalhas para segundo plano. Deveria ser baseado em pontos de medalha... Quer dizer... Não percebo nada disto...
Considerando que os atletas jamaicanos treinam nos EUA (e já estou a ignorar os canadianos), o domínio americano (ou pelo menos o seu sistema de recrutamento e treino) torna-se quase escandaloso.
Por isso, é melhor verificar as informações. Tenho a mesma abordagem para apostas e jogos. Por exemplo, encontrei um site como o , um local útil onde se pode ganhar bom dinheiro com desporto e jogos online!
De salientar que países com um certo historial neste desporto, como a Grã-Bretanha, a Etiópia e a China, bem como o país anfitrião, o Japão, não descuraram o ouro.
Também gostaria de uma competição mais consistente, para não ter de prever os líderes com antecedência. Mas o nível de preparação e investimento no desporto varia de país para país.

joaonunes

No campeonato da Europa de corta-mato, os nossos dois chefes de fila nos seniores (masculinos e femininos) abandonaram na segunda volta.

Valeu a medalha de prata na estafeta mista.

TeamRocket37

Se o Nuno Pereira tivesse corrido em vez do Rodrigo Lima tínhamos sacado o ouro.

Salomé recebeu o testemunho do Rodrigo em 12º lugar e recuperou até ao 5º lugar. Issac reparou 8s ao Arese ainda para a medalha de prata.

Parabéns ao Issac e a Salomé pela medalha de prata.

TeamRocket37

Mariana Machado e o José Carlos Pinto com boas perspectivas mas desistiram muita pena.

Lebohang Mokoena

José Carlos Pinto fechou o ano de 2025 da melhor forma, ao pulverizar o recorde nacional dos 5 quilómetros. Em Barcelona, na tradicional Cursa dels Nassos, o atleta português de 28 anos venceu em 13:10 segundos, tirando 41 segundos ao tempo que perdurava desde 1996 na posse de Paulo Guerra (13:51). Para mais, José Carlos Pinto dá um enorme salto na tabela dos melhores europeus, passando a ser o 5.º, a 'apenas' 13 segundos do recorde continental de Jimmy Gressier.

https://www.record.pt/modalidades/atletismo/detalhe/jose-carlos-pinto-pulveriza-recorde-nacional-e-passa-a-ser-o-5-melhor-europeu-dos-5-quilometros