As vertentes da formação

andre_04_SLB

A formação tem sempre 2 vertentes. Há quem veja a formação como um sitio onde as vitórias são imperativas. Há outras pessoas que vêm a formação no bom sentido da palavra. Formar jogadores e deixar os resultados para outras idades são as bases de muitas pessoas ligadas aos desporto. Uma pessoa que tem de escolher entre estes dois jogadores para avançado centro na sua equipa com as seguintes características: - O Carlos é um avançado possante, muito alto e que faz a diferença contra qualquer adversário. Marca golos do meio-campo, remata de todo o lado e a equipa dele goleia sempre os adversários. – O Zé é um míudo excelente ao nível da técnica, nos jogos não se impõe pois não tem estatura física para isso mas consegue colocar a maioria das bolas no ângulo da baliza, faz grandes fintas sobre os adversários, etc ...

Hoje em dia, e na maioria dos clubes, o Carlos é obviamente o escolhido pois com a sua capacidade prematura faz dele um dos jogadores mais desiquilibradores da sua idade. Mas até quando isso vai durar? Até daqui a 2 ou 3 anos quando ficarem todos iguais ao nível físico e o Carlos não volta a fazer a diferença? E no caso do Zé, depois de um clube grande ter feito uma grande aposta nele, trabalhou-o fisicamente e hoje é jogador de destaque nos maiores clubes portugueses? A formação tem estes dois grandes tabus. É raro não haver num grande clube um jogador com mais de 1,75m quando ainda todos os outros têm 1,55m, 1,60m ... Porquê? Porque ele faz a diferença e dá muitos pontos ao clube. Mas será que é isso que faz a diferença? Mais do que ganhar pontos e jogos, a formação deve ser feita no sentido integral da palavra. Os jogadores formam-se, os homens formam-se e certamente no futuro os frutos irão aparecer. E quando isso não acontece? Deita-se fora os Zés, e apostam-se nos Carlos para darem pontos e títulos que façam os adeptos esquecer os erros que acontecem nas camadas jovens. Claro que os Zés um dia mais tarde se alguém apostar neles vão dar pontos e vitórias a sério, já em níveis a sério.

É uma questão pertinente que gostava que me respondessem. O que é preferível? Apostar num jogador que não dê garantias de títulos dentro de 2 ou 3 anos, mas que se veja que está ali um portento de técnica e que no futuro com o trabalho que levará a nível físico poderá ficar um grande jogador? Ou deve-se apostar num jogador fraco a nível técnico, mas que seja muito mais alto do que todos os outros e faça a diferença pela sua capacidade física em todos os jogos?

Cumprimentos

Patrone

Apostar num jogador que não dê garantias de títulos dentro de 2 ou 3 anos, mas que se veja que está ali um portento de técnica e que no futuro com o trabalho que levará a nível físico poderá ficar um grande jogador.

Falo de formaçao no sentido prático da palavra - formar.

Se houver mais que um rapaz desses, os titulos aparecem. E penso que é nisso que o SLB está a apostar agora :)

Goncalo87

Citação de: Piccolo Patrone em 09 de Setembro de 2006, 00:04
Apostar num jogador que não dê garantias de títulos dentro de 2 ou 3 anos, mas que se veja que está ali um portento de técnica e que no futuro com o trabalho que levará a nível físico poderá ficar um grande jogador.

Falo de formaçao no sentido prático da palavra - formar.

Se houver mais que um rapaz desses, os titulos aparecem. E penso que é nisso que o SLB está a apostar agora :)


axo k formar faz td o sentido ne?e neste momento e o k o benfica ta a fazer apostar...
mas andre tens um exemplo de aposta,RUI COSTA...
o Rui Costa ta no benfica a mts anos,ou mehlor teve na formacao mts anos,e nunca jogava devido a sua estrutura,e qd era junior de 2ano,com a sua gd tecnica,sim pk nessa altura tinha uma gd tecnica,formou se o jogador k e hj!!o nosso RUI COSTA e o exemplo.... ;) ;) ;)

acunha



Vou tentar ajuda....

Ao contrário do que referes do meu ponto de vista existem dois tipos de formação: uma formação de atletas de uma modalidade amadora (a natação p.ex.) onde o principal objectivo passa por formar indivíduos com princípios, valores, inseridos na sociedade, competentes no seu trabalho e bons homens de família. Isso não significa no entanto que não se tente retirar o máximo rendimento dos atletas e fazendo com que na sua dimensão sejam atletas de alto rendimento...mas tendo sempre em atenção que têm outras actividades extra e que a natação não será o futuro deles. Por outro lado temos uma formação de um atleta com o objectivo de se tornar um profissional (todos os atletas que estão na escola do Benfica têm o objectivo de se tornar profissionais. Aqui apesar de ser de extrema importância toda a formação do indivíduo e toda a aquisição de valores essenciais para o seu futuro, a grande preocupação é conseguir rentabilizar ao máximo o investimento feito no atleta, pois no futuro poderá ser um activo crucial ao clube.

Passando então ao caso concreto do futebol, a análise feita por ti é muito redutora e baseia-se em aspectos quantitativos (tamanho e capacidade física) e em aspectos técnicos que analisados de forma isolada nada servem...Portanto nesse caso concreto qualquer um pode na mesma atingir grande sucesso em sénior dependendo da sua aprendizagem ao longo de todo o processo de formação...e aí sim é que está um problema, que é o treino da formação estar focalizado para aspectos secundários ou mesmo insignificantes para o futebol. O crucial na aprendizagem, após uma abordagem inicial dos aspectos técnicos isolados, é a aprendizagem que os atletas fazem do jogo desportivo colectivo que é o futebol, da capacidade de quem forma estimular a capacidade de percepção/acção dos atletas através de exercícios diversificados que promovem a interacção entre os colegas e mesmo com os adversários. Isso é que é significativo, as interacções entre os jogadores os mecanismos que se criam e que marcam a diferença...não a qualidade isolada do atleta, só porque é habilidoso ou porque é alto, ou porque é forte....

Do meu ponto de vista um treinador da formação deve dar oportunidades a todos os seus atletas, rodando ao longo das jornadas e estimulando a capacidade de todos, depois as circunstâncias acabarão por seleccionar aqueles que vão continuar e aqueles que infelizmente irão partir.

Espero ter contribuído 

FtRaven

Citação de: acunha em 09 de Setembro de 2006, 01:23


Vou tentar ajuda....

Ao contrário do que referes do meu ponto de vista existem dois tipos de formação: uma formação de atletas de uma modalidade amadora (a natação p.ex.) onde o principal objectivo passa por formar indivíduos com princípios, valores, inseridos na sociedade, competentes no seu trabalho e bons homens de família. Isso não significa no entanto que não se tente retirar o máximo rendimento dos atletas e fazendo com que na sua dimensão sejam atletas de alto rendimento...mas tendo sempre em atenção que têm outras actividades extra e que a natação não será o futuro deles. Por outro lado temos uma formação de um atleta com o objectivo de se tornar um profissional (todos os atletas que estão na escola do Benfica têm o objectivo de se tornar profissionais. Aqui apesar de ser de extrema importância toda a formação do indivíduo e toda a aquisição de valores essenciais para o seu futuro, a grande preocupação é conseguir rentabilizar ao máximo o investimento feito no atleta, pois no futuro poderá ser um activo crucial ao clube.

Passando então ao caso concreto do futebol, a análise feita por ti é muito redutora e baseia-se em aspectos quantitativos (tamanho e capacidade física) e em aspectos técnicos que analisados de forma isolada nada servem...Portanto nesse caso concreto qualquer um pode na mesma atingir grande sucesso em sénior dependendo da sua aprendizagem ao longo de todo o processo de formação...e aí sim é que está um problema, que é o treino da formação estar focalizado para aspectos secundários ou mesmo insignificantes para o futebol. O crucial na aprendizagem, após uma abordagem inicial dos aspectos técnicos isolados, é a aprendizagem que os atletas fazem do jogo desportivo colectivo que é o futebol, da capacidade de quem forma estimular a capacidade de percepção/acção dos atletas através de exercícios diversificados que promovem a interacção entre os colegas e mesmo com os adversários. Isso é que é significativo, as interacções entre os jogadores os mecanismos que se criam e que marcam a diferença...não a qualidade isolada do atleta, só porque é habilidoso ou porque é alto, ou porque é forte....

Do meu ponto de vista um treinador da formação deve dar oportunidades a todos os seus atletas, rodando ao longo das jornadas e estimulando a capacidade de todos, depois as circunstâncias acabarão por seleccionar aqueles que vão continuar e aqueles que infelizmente irão partir.

Espero ter contribuído 


Concordo!e subscrevo

tigerwoodss

muito boa intervenção acunha.

cumprimentos

andre_04_SLB


Goncalo87

Citação de: acunha em 09 de Setembro de 2006, 01:23


Vou tentar ajuda....

Ao contrário do que referes do meu ponto de vista existem dois tipos de formação: uma formação de atletas de uma modalidade amadora (a natação p.ex.) onde o principal objectivo passa por formar indivíduos com princípios, valores, inseridos na sociedade, competentes no seu trabalho e bons homens de família. Isso não significa no entanto que não se tente retirar o máximo rendimento dos atletas e fazendo com que na sua dimensão sejam atletas de alto rendimento...mas tendo sempre em atenção que têm outras actividades extra e que a natação não será o futuro deles. Por outro lado temos uma formação de um atleta com o objectivo de se tornar um profissional (todos os atletas que estão na escola do Benfica têm o objectivo de se tornar profissionais. Aqui apesar de ser de extrema importância toda a formação do indivíduo e toda a aquisição de valores essenciais para o seu futuro, a grande preocupação é conseguir rentabilizar ao máximo o investimento feito no atleta, pois no futuro poderá ser um activo crucial ao clube.

Passando então ao caso concreto do futebol, a análise feita por ti é muito redutora e baseia-se em aspectos quantitativos (tamanho e capacidade física) e em aspectos técnicos que analisados de forma isolada nada servem...Portanto nesse caso concreto qualquer um pode na mesma atingir grande sucesso em sénior dependendo da sua aprendizagem ao longo de todo o processo de formação...e aí sim é que está um problema, que é o treino da formação estar focalizado para aspectos secundários ou mesmo insignificantes para o futebol. O crucial na aprendizagem, após uma abordagem inicial dos aspectos técnicos isolados, é a aprendizagem que os atletas fazem do jogo desportivo colectivo que é o futebol, da capacidade de quem forma estimular a capacidade de percepção/acção dos atletas através de exercícios diversificados que promovem a interacção entre os colegas e mesmo com os adversários. Isso é que é significativo, as interacções entre os jogadores os mecanismos que se criam e que marcam a diferença...não a qualidade isolada do atleta, só porque é habilidoso ou porque é alto, ou porque é forte....

Do meu ponto de vista um treinador da formação deve dar oportunidades a todos os seus atletas, rodando ao longo das jornadas e estimulando a capacidade de todos, depois as circunstâncias acabarão por seleccionar aqueles que vão continuar e aqueles que infelizmente irão partir.

Espero ter contribuído 


concordo ctg totalmente,mas olha axas k um treinador vai rodar todos os atletas em todas as jornadas,devia ser assim mas n e.....
sabes sempre k numa ekipa o objectivo e ganhar,e no benfica e formar mas ganhar,e entao existe sempre uma base k e intocavel,e a jogadores k numa epoca faxem pcs minutos,e o normal no futebol,se um treinador tem dois jogadores pa uma posicao e se ele axa k o A e melhor k o |B,o B poucas opurtonidades vai ter........mas o teu raciocinio ta excelente!!1 ;) ;) ;)

Phil Anselmo

O processo de formação é composto por diferentes etapas sendo que em cada uma delas os objectivos são distintos. Os valores a incutir devem ser os mesmos em todos os escalões e a máxima de formar o homem antes do atleta deve estar sempre presente porque dos milhares de jovens que todos os anos iniciam a prática desportiva apenas uma pequeníssima minoria chega ao alto rendimento mas todos se tornam homens da nossa sociedade.

No plano meramente desportivo existem etapas onde já se devem exigir vitórias ( juvenis e juniores ) especialmente em clubes com os meios que o Benfica tem,são etapas onde se pretende retirar o máximo rendimento dos atletas.

Nas restantes etapas a vitória deve ser o objectivo do jovem praticante como fruto do bom desempenho individual e colectivo, no entanto o que encontras na grande maioria dos clubes é o passar da mensagem de que é necessário ganhar a todo o custo, nem que para isso seja preciso jogar mal, recorrendo até ao desrespeito pelas leis do jogo e pelo adversário.
Ganhar é bom,tentá-lo também pois dota os atletas de ambição mas na iniciação ( escolas, infantis ) é necessário fazer ver que nem sempre a derrota é sinónimo de insucesso, podemos jogar melhor do que o adversário ( objectivo cumprido ) e perder por infelicidade ou devido a factores incontroláveis.

Cada vez menos se valoriza a morfologia em detrimento da capacidade técnica, hoje em dia todos os clubes tentam de uma forma geral seleccionar os jovens talentos pelas suas capacidades técnicas e capacidade cognitiva, dá-se também relevo à explosividade e outras capacidades físicas como a destreza, agilidade, flexibilidade,etc... o caminho é esse, em clubes como o Benfica que têm uma grande capacidade de selecção e detecção já não vês muitos Carlos.