Luisão

Defesa, 43 anos,
Brasil
Equipa Principal: 15 épocas (2003-2018), 538 jogos (47659 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (3), Supertaça (4), Taça da Liga (7)

Surfada

A clássica discussão da minha geração é melhor do que a tua.

Clássico humanos

FTG

Dentes intactos, falhou redondamente

Faroleiro

Citação de: FTG em 16 de Junho de 2024, 22:50Dentes intactos, falhou redondamente
Não tinha acções num dentista ou fabricante de próteses dentárias.

Jotenko

Citação de: Surfada em 16 de Junho de 2024, 22:49A clássica discussão da minha geração é melhor do que a tua.

Clássico humanos

Nos últimos 50 anos são todas gradualmente piores.

Portanto a observação é sempre válida.

NSC

Citação de: Jotenko em 16 de Junho de 2024, 22:52
Citação de: Surfada em 16 de Junho de 2024, 22:49A clássica discussão da minha geração é melhor do que a tua.

Clássico humanos

Nos últimos 50 anos são todas gradualmente piores.

Portanto a observação é sempre válida.
Porquê 50 anos? Não podem ser 51?
E que tal 100? Ou 235? Ou 4?

NSC

Citação de: Surfada em 16 de Junho de 2024, 22:49A clássica discussão da minha geração é melhor do que a tua.

Clássico humanos
Faz parte.
Antigamente é que era e coisoetal.

Roy Kent

Citação de: NSC em 16 de Junho de 2024, 22:59
Citação de: Surfada em 16 de Junho de 2024, 22:49A clássica discussão da minha geração é melhor do que a tua.

Clássico humanos
Faz parte.
Antigamente é que era e coisoetal.

Sim, é mesmo isso que se está a dizer sr historiador.

Jotenko

Citação de: NSC em 16 de Junho de 2024, 22:57
Citação de: Jotenko em 16 de Junho de 2024, 22:52
Citação de: Surfada em 16 de Junho de 2024, 22:49A clássica discussão da minha geração é melhor do que a tua.

Clássico humanos

Nos últimos 50 anos são todas gradualmente piores.

Portanto a observação é sempre válida.
Porquê 50 anos? Não podem ser 51?
E que tal 100? Ou 235? Ou 4?

Estás demasiado empenhado neste assunto.

Surfada

Antigamente é que era bom já dizia o meu avô

Pablito13

Citação de: Surfada em 17 de Junho de 2024, 00:01Antigamente é que era bom já dizia o meu avô

Em termos de valores podes ter a certeza que era.

Surfada

#92980
Citação de: Pablito13 em 17 de Junho de 2024, 00:02
Citação de: Surfada em 17 de Junho de 2024, 00:01Antigamente é que era bom já dizia o meu avô

Em termos de valores podes ter a certeza que era.

Claro, sabe tão bem ouvir estórias de octogenários do Alentejo que assistiam sistematicamente de manhã aos lamentos e lágrimas da suas mães pela bondade dos grandes latifundiários que na bondade e altivez da época nao exploravam o próximo e valorizavam ao maximo o próximo

Ou no desporto nacional de arrear a mulher de pancada, muito pouco típico da época mas que agora de destaca. Assim como todo o respeito que existia quer pela figura feminina ou mesmo maternal.

Saudades de uma época onde o padre não era o mais gordo da aldeia e um povo que era tudo menos pobre, mesquinho e tendencialmente ignorante que elevava as figuras a santos e a ousadia a horrores.

Melhor, melhor foi a época dos nossos pais onde o Casal Ventoso era um frondoso vale rodeado por cavalos selvagens e um cheiro puro e suave de farinha do trigo.

Pablito13

Citação de: Surfada em 17 de Junho de 2024, 00:11
Citação de: Pablito13 em 17 de Junho de 2024, 00:02
Citação de: Surfada em 17 de Junho de 2024, 00:01Antigamente é que era bom já dizia o meu avô

Em termos de valores podes ter a certeza que era.

Claro, sabe tão bem ouvir estórias de octogenários do Alentejo que assistiam sistematicamente de manhã aos lamentos e lágrimas da suas mães pela bondade dos grandes latifundiários que na bondade e altivez da época nao exploravam o próximo e valorizavam ao maximo o próximo

Ou no desporto nacional de arrear a mulher de pancada, muito pouco típico da época mas que agora de destaca. Assim como todo o respeito que existia quer pela figura feminina ou mesmo maternal.

Saudades de uma época onde o padre não era o mais gordo da aldeia e um povo que era tudo menos pobre, mesquinho e tendencialmente ignorante que elevava as figuras a santos e a ousadia a horrores.

Melhor, melhor foi a época dos nossos pais onde o Casal Ventoso era um frondoso vale rodeado por cavalos selvagens e um cheiro puro e suave de farinha do trigo.

Amigo, podes explorar todas as falhas que quiseres para desvalorizares o que bem entenderes.

Para mim uma coisa basta, a palavra desculpa ainda significava alguma coisa. A palavra da pessoa e a honra da mesma ainda tinham algum valor. Coisas que para mim são indispensáveis e que hoje em dia são cada vez mais descartáveis numa sociedade cada vez mais desprovida de valores. Isto é a essência de tudo, pelo menos para mim...

NSC

#92982
Citação de: Jotenko em 16 de Junho de 2024, 23:58
Citação de: NSC em 16 de Junho de 2024, 22:57
Citação de: Jotenko em 16 de Junho de 2024, 22:52
Citação de: Surfada em 16 de Junho de 2024, 22:49A clássica discussão da minha geração é melhor do que a tua.

Clássico humanos

Nos últimos 50 anos são todas gradualmente piores.

Portanto a observação é sempre válida.
Porquê 50 anos? Não podem ser 51?
E que tal 100? Ou 235? Ou 4?

Estás demasiado empenhado neste assunto.
Estou porque é algo repetido sistematicamente ao longo dos séculos.

Exemplo: Platão, A República (tradução livre do inglês)
"Os jovens de hoje amam o luxo; têm modos indisciplinados, desprezam a autoridade, não têm respeito pelos mais velhos e conversam quando deveriam trabalhar."

A mesma coisa é dita hoje, foi dita há  20, 40, 60 anos etc e tal.

O Platão escreveu isso e depois veio um tipo da geração seguinte, Aristóteles, e superou-o em alguns aspectos.

raymanzarek

Citação de: NSC em 16 de Junho de 2024, 21:22
Citação de: Roy Kent em 16 de Junho de 2024, 21:18
Citação de: NSC em 16 de Junho de 2024, 21:17
Citação de: Roy Kent em 16 de Junho de 2024, 18:22
Citação de: Festivus em 16 de Junho de 2024, 13:32Esse tipo de coisas já se diziam quando eu era puto.

A geração actual de jovens é sempre a pior de sempre para as gerações anteriores. Um clássico.

Mas cada vez mais isso é verdade, é uma geração cada vez mais fraca e acomodada.
Isso é mito.
Os miúdos de hoje são tão independentes e capazes como os de antes. E os que vierem.

Não é mito, mas daqui a uns anos vais ver melhor.
Sou historiador e ando a ler isso desde os gregos, como referi.

Todas as gerações acham que quem lhes sucede tem menos mérito, capacidade e competência. In illo tempore, e coisoetal...

Mas é apenas a angústia de ver o tempo a passar.

É angústia é. Isso é mesmo conversa de quem não lida diariamente com essas faixas etárias em contexto de trabalho.

Obviamente que estarei sempre a generalizar,mas o que muitos já sublinharam em posts anteriores,  infelizmente não está muito desfasado da realidade.

Os adolescentes e jovens adultos estão cada vez mais mimados, introvertidos, estupidificados e dependentes.

Basta aliás olhar para o sector político e o crescimento de certos partidos para verificar isso mesmo. Prolifera o egoísmo e o culto do eu.

NSC

Citação de: raymanzarek em 17 de Junho de 2024, 13:02
Citação de: NSC em 16 de Junho de 2024, 21:22
Citação de: Roy Kent em 16 de Junho de 2024, 21:18
Citação de: NSC em 16 de Junho de 2024, 21:17
Citação de: Roy Kent em 16 de Junho de 2024, 18:22
Citação de: Festivus em 16 de Junho de 2024, 13:32Esse tipo de coisas já se diziam quando eu era puto.

A geração actual de jovens é sempre a pior de sempre para as gerações anteriores. Um clássico.

Mas cada vez mais isso é verdade, é uma geração cada vez mais fraca e acomodada.
Isso é mito.
Os miúdos de hoje são tão independentes e capazes como os de antes. E os que vierem.

Não é mito, mas daqui a uns anos vais ver melhor.
Sou historiador e ando a ler isso desde os gregos, como referi.

Todas as gerações acham que quem lhes sucede tem menos mérito, capacidade e competência. In illo tempore, e coisoetal...

Mas é apenas a angústia de ver o tempo a passar.

É angústia é. Isso é mesmo conversa de quem não lida diariamente com essas faixas etárias em contexto de trabalho.

Obviamente que estarei sempre a generalizar,mas o que muitos já sublinharam em posts anteriores,  infelizmente não está muito desfasado da realidade.

Os adolescentes e jovens adultos estão cada vez mais mimados, introvertidos, estupidificados e dependentes.

Basta aliás olhar para o sector político e o crescimento de certos partidos para verificar isso mesmo. Prolifera o egoísmo e o culto do eu.
Então explica uma coisa simples.

Já vimos que essa acusação à nova geração não é um fenómeno novo. Dei um exemplo de Platão mas podia dar outros posteriores e existem outros anteriores.

A geração que agora acusa já foi acusada disso. Todas foram. Caramba, a Grande Geração foi acusada dos mesmos defeitos.

O que é que te leva a crer que é a geração que agora acusa que finalmente tem razão?