Rafa

Avançado, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2016-), 326 jogos (21235 minutos), 94 golos
Em 2023/2024: 52 jogos (3560 minutos), 22 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2)

Kasim

Come to Besiktas


E foi mesmo

marcosantos


Obrigado Rafa.

marcosantos


ajnogueira

Citação de: VemMONSTRO em 25 de Junho de 2024, 21:24Vai ser uma comédia.

Na Turquia não há mansos das selfies e pipoqueiros

O pior para alguns daqui é se por acaso ele até faz umas boas exibições pelo Besiktas e os adeptos gostam do jogador...

Baron_Davis

foi atrás do $ e é perfeitamente legítimo

mas nao deixa de ser curioso que o tal "craque" vai para um campeonato ainda mais periférico que o tugao e para uma equipa que acaba de fazer sexto no kebabao

Pleasure_+_Pain

Citação de: ajnogueira em 25 de Junho de 2024, 23:37
Citação de: VemMONSTRO em 25 de Junho de 2024, 21:24Vai ser uma comédia.

Na Turquia não há mansos das selfies e pipoqueiros

O pior para alguns daqui é se por acaso ele até faz umas boas exibições pelo Besiktas e os adeptos gostam do jogador...

Que assim seja. Eu não lhe desejo mal algum. Pelo contrário. Mas a verdade é que o percurso dele no Benfica já tinha esgotado. Boa sorte para o Rafa.

ajnogueira

Citação de: Thorondor em 25 de Junho de 2024, 17:35
Citação de: Cosme2001 em 25 de Junho de 2024, 17:07Tal como o Vlachopato, é outro que saindo do Benfica no seu auge se vê exposto ao seu verdadeiro nível

Certo. Mas ainda é mais profundo que isso. Mesmo aqueles que por aqui são destacados como grandes jogadores são notas de rodapé nas big 5 com o Gyokoiso à cabeça. O nível do tugão é miserável, muito pior do que há dez anos atrás. Estamos em clara regressão mas ninguém (LIga, FPF e clubes quer ver). Não há no tugão inteiro 5 jogadores com nível (ou potencial no caso de jovens) para chegarem ao ponto de Bernardo, Dias, Vitinha, Leão ou mesmo ao do félix e Cancelo. Assim de repente apenas o Neves, o António (tenho dúvidas) o Diogo Costa e o Inácio. E dos estrangeiros que cá jogam talvez apenas o Hjulmand.

De resto repito só temos notas de rodapé do futebol europeu.

Temos só notas de rodapé e mesmo assim somos o único fora dos big 5 que mete equipas quase todos os anos nos oitavos da liga dos campeões...

E alimentamos uma das melhores sessões da Europa...

GTtdi_SLB

Citação de: AtumComMel em 25 de Junho de 2024, 18:315mM de ordenado, 8M de premio de assinatura
5 mil milhões de salário? Fdx o sexto classificado lá tem dinheiro infinito! A liga turca vai em breve ser a mais assediada internacionalmente

MP21

Ao que o futebol chegou. Trocar o Benfica por um clube turco. Hoje o futebol move-se por dinheiro, é quem dá mais. Se a qualidade fosse tanta, estaria em Inglaterra.

Atenção, que com isto não estou a condenar o Rafa, está a fazer pela vida.


Pablito13


ItsY2Inferno

Citação de: arodrigues84 em 25 de Junho de 2024, 15:29Nem sabia que o Besiktas tinha ficado em 6º.

Ganda queda teve o clube, ainda há pouco lembro-me de os ver na Champions.

Ficando em 6º nem às competições europeias vão, certo?

Ganharam a taça, vão à liga europa

Zarathustra

Citação de: Soundwave em 25 de Junho de 2024, 21:49
Citação de: Zarathustra em 25 de Junho de 2024, 21:31
Citação de: Soundwave em 25 de Junho de 2024, 19:56
Citação de: Zarathustra em 25 de Junho de 2024, 19:45
Citação de: Soundwave em 25 de Junho de 2024, 19:36
Citação de: Zarathustra em 25 de Junho de 2024, 19:28
Citação de: Soundwave em 25 de Junho de 2024, 19:11
Citação de: Zarathustra em 25 de Junho de 2024, 16:23
Citação de: Androico em 25 de Junho de 2024, 16:11
Citação de: groingsid em 25 de Junho de 2024, 16:06
Citação de: Androico em 25 de Junho de 2024, 16:05
Citação de: groingsid em 25 de Junho de 2024, 15:56
Citação de: franciscoafonso em 25 de Junho de 2024, 15:46
Citação de: groingsid em 25 de Junho de 2024, 15:41
Citação de: Androico em 25 de Junho de 2024, 15:34
Citação de: groingsid em 25 de Junho de 2024, 15:31
Citação de: Androico em 25 de Junho de 2024, 15:27
Citação de: groingsid em 25 de Junho de 2024, 15:23
Citação de: Androico em 25 de Junho de 2024, 15:23
Citação de: groingsid em 25 de Junho de 2024, 15:21
Citação de: Androico em 25 de Junho de 2024, 15:20
Citação de: N1c0 em 25 de Junho de 2024, 15:16Por algum motivo a Turquia sempre conseguiu angariar tanto craque em final de carreira.  Alguns até com propostas portuguesas. Acham que gajos como o Icardi, o Zyech ou o Fred não arranjavam campeonatos mais apelativos? Claro que sim.

Não é a Arábia Saudita em termos de salários mas para além de pagarem bem, os atletas pagam pouco de impostos logo o salário liquído é incomparável com a realidade portuguesa (em que a tributação é quase metade).

Só no prémio de assinatura o Rafa vai buscar 3 épocas de Benfica.
Em três anos, vai ganhar um salário (salário + premio de assinatura) próximo do que ganha o Depay no Atlético de Madrid. E em termos líquidos, ganhará mais. Ou seja, terá um salário equivalente ao 5º jogador mais bem pago do Atlético de Madrid.

Só para dar um exemplo do que estamos a falar.

Essa informação está explanada onde?

https://www.capology.com/club/atletico-madrid/salaries/

Ora, o Rafa vai ganhar 6M por ano + 10 milhões de euros a dividir por três anos. É fazer as contas.

Não era essa informação. Era a relativa ao Rafa.

"Conforme já demos contas esta terça-feira, o futebolista de 31 anos irá receber um salário anual de seis milhões de euros, mais 10 milhões de prémio de assinatura, diluídos pelos três anos de contrato."

https://www.ojogo.pt/3953481599/oficial-rafa-prossegue-a-carreira-ao-servico-do-besiktas/

Os outros jornais também tem a mesma informação.

Bem, uma notícia num jornal desportivo nunca terá uma caracter definitivo.

Aí nesse bocado de texto que referes, nem sequer há a indicação de que os valores são líquidos ou não.
Então espera pelo relatório e contas do Besiktas. Todos os jornais indicam que será esse o salário, pelo que é com base nessa informação que opino.

Trata-se de saber os valores, e se os valores são líquidos ou brutos. Porque isso, para a conversa, faz toda a diferença.

Havia aqui users que concerteza achava que na Turquia nem se pagavam impostos, e isso é completamente falso.

Afinal, em que é que ficamos? Vai ganhar o dobro? O triplo? 17 vezes mais?

Ou vai ganhar 20 ou 30% mais?

Isso é relevante.

Como eu, há muita gente que por 20 ou 30% mais provavelmente não se mudaria para a Turquia, onde, quer se queira quer não, existe uma ditadura militar, uma religião diferente e muito pouco aberta, culturas, tradições e valores diferentes, muito pouco condizentes com os da Europa Ocidental.


Sem valores reais, estar-se a dizer que é uma proposta do crl a do Besiktas parece-me arriscado.

O que dizes tem bases, se não estivéssemos a falar de duas circunstâncias específicas:

1) O Rafa não vai "para a Turquia", vai para Istambul, que é uma cidade perfeitamente europeia, integrada e multicultural - ao contrário do Dubai, por exemplo, que tu achas preferível;

2) O Rafa vai ter uma vida de milionário, não vai ter vida de um gajo com um emprego banal que tem de se preocupar com o trânsito de 1h30 no metro de Istambul.

Se tu não te mudavas para a Turquia para ir ganhar mais 30 mil euros por mês estás no teu direito. Eu também não sei se o faria.

Quereres criar uma narrativa de que o Rafa é um idiota que vai para viver para a faixa de Gaza pelo mesmo salário que ganhava cá é estúpido e não corresponde à verdade.

Quero criar tanto a narrativa que a Turquia é a faixa de Gaza como tu queres criar a narrativa de que a Turquia não está há 20 anos a tentar aderir à União Europeia sem sucesso, precisamente porque não tem valores europeus, pelo contrário, rejeita-os. Facto.

Se para ti e para o Rafa não faz diferença, porque tu foste a Instambul como turista e passados 5 dias vieste embora, e só viste o que estava pintadinho e a cheirar a novo, e o Rafa porque é milionário e vai estar fechado numa mansão com chef particular e só se movimenta de helicóptero, óptimo. Bom para ti, ainda melhor para ele.

E depois falas de letra sobre o Dubai, que é, neste momento, o lugar para se estar para a juventude Europeia e norte-americana endinheirada, empreendedora, moderna, hipster.

Não é Instambul, de certeza.


Caso me oferecessem o salário do Rafa, preferia de longe viver em Istambul do que no Dubai. E uma das razões, prende-se exatamente pelo facto do Dubai ser uma cidade construída para os europeus e norte-americanos "endinheirados, empreendedores, hipsters"

Não percebo. Isso é mau?
Bolhas de privilégio em formato de cidade, entrincheiradas por zonas de segregação para os trabalhadores migrantes (da Índia, Bangladesh, Paquistão, etc), que mais parece uma sociedade de apartheid... É coisa que não me atrai.
O Dubai é horrível, o pináculo da superficialidade e do modo de vida que se rege exclusivamente pelas aparências. É a consagração do materialismo, da extravagância e da decadência, ninguém com o mínimo de substância dentro do crânio tem interesse em lá ir, a não ser para fazer stories e tik-toks.

Diz-me que não conheces o Dubai sem dizeres que não conheces o Dubai.

Stories e tiktoks há literalmente em todo o lado, essa é capaz de ser das últimas razões para ir ao Dubai. Já facilidade em abrir negócio e estar a meio caminho de África, Europa, Ásia e Pacífico...
Sim, sim, já sei, "as pessoas não conhecem o Dubai", "são as más línguas" e "é o paraíso na Terra", "oportunidades únicas" e etc. O0

Vem cá, estabelece-te aqui, abre negócios,
conhece pessoas e faz amigos e depois conclui o que te apetecer. Podes depois comparar com a facilidade que seria fazer o mesmo em Portugal, se quiseres.

Dizer que é só stories e tiktoks pode ser aplicado em qualquer cidade do mundo, literalmente, desde NYC a Tóquio.

Apesar de ter referido o Dubai numa perspectiva de turismo, conheço muita malta que já trabalhou aí, inclusivé cheguei a receber uma proposta de trabalho, que recusei, por motivos alheios a esta conversa.

Quanto ao "ser só stories e tik toks", presumo que tenhas convenientemente ignorado os posts que se seguiram?

Exploração de migrantes? Abuso de direitos humanos? Censura e supressão da liberdade de imprensa? Intolerância de crítica estatal? Empreendimentos de fachada? Desigualdade de sexos? Obras embargadas e fiscalização débil? Tudo mitos e falácias, certo?

É uma ditadura? É.

Não ignorando o resto que disseste, que pode ser discutido, essencialmente passa por aqui, para mim pelo menos, com toda a injustiça e brutalidade que isso trás.

Pode-se lavar o cão preto mil vezes, mas ele nunca vai ficar branco.

As condições dos migrantes em Portugal como são? Boas? Vejo-te a falar essencialmente da escravatura moderna e a passar um pano na apanha das framboesas porque se calhar a conversa tinha mais de ser sobre sistemas económicos e não políticos.

Há ditaduras e há autoritarismos. Veja-se uma Singapura, comparar com uma China. Não é bem a mesma coisa.


Tu trabalhas aí, estás a fazer o papel que te compete, até porque é inconveniente para ti dizeres certas coisas, não te censuro.

Mas não podes por isso esperar que os outros vão em lengalengas. Um abraco e boa sorte.

Fernando_SLB

Citação de: AndréRib em 26 de Junho de 2024, 02:25https://twitter.com/PsoccerCOM/status/1805686456918458455

noto algum desconforto pela cara dele

A mesma cara de enjoado de sempre... No Benfica sempre foi assim.
Desconfio que o homem até a dar uma queca deve ter aquele ar de enjoado😅😂

Zarathustra

Citação de: Realix em 25 de Junho de 2024, 22:18
Citação de: Zarathustra em 25 de Junho de 2024, 21:25
Citação de: Realix em 25 de Junho de 2024, 19:58
Citação de: Zarathustra em 25 de Junho de 2024, 19:05
Citação de: Realix em 25 de Junho de 2024, 18:20
Citação de: Zarathustra em 25 de Junho de 2024, 18:13
Citação de: Realix em 25 de Junho de 2024, 17:35
Citação de: Zarathustra em 25 de Junho de 2024, 16:23
Citação de: Androico em 25 de Junho de 2024, 16:11
Citação de: groingsid em 25 de Junho de 2024, 16:06
Citação de: Androico em 25 de Junho de 2024, 16:05
Citação de: groingsid em 25 de Junho de 2024, 15:56
Citação de: franciscoafonso em 25 de Junho de 2024, 15:46
Citação de: groingsid em 25 de Junho de 2024, 15:41
Citação de: Androico em 25 de Junho de 2024, 15:34
Citação de: groingsid em 25 de Junho de 2024, 15:31
Citação de: Androico em 25 de Junho de 2024, 15:27
Citação de: groingsid em 25 de Junho de 2024, 15:23
Citação de: Androico em 25 de Junho de 2024, 15:23
Citação de: groingsid em 25 de Junho de 2024, 15:21
Citação de: Androico em 25 de Junho de 2024, 15:20
Citação de: N1c0 em 25 de Junho de 2024, 15:16Por algum motivo a Turquia sempre conseguiu angariar tanto craque em final de carreira.  Alguns até com propostas portuguesas. Acham que gajos como o Icardi, o Zyech ou o Fred não arranjavam campeonatos mais apelativos? Claro que sim.

Não é a Arábia Saudita em termos de salários mas para além de pagarem bem, os atletas pagam pouco de impostos logo o salário liquído é incomparável com a realidade portuguesa (em que a tributação é quase metade).

Só no prémio de assinatura o Rafa vai buscar 3 épocas de Benfica.
Em três anos, vai ganhar um salário (salário + premio de assinatura) próximo do que ganha o Depay no Atlético de Madrid. E em termos líquidos, ganhará mais. Ou seja, terá um salário equivalente ao 5º jogador mais bem pago do Atlético de Madrid.

Só para dar um exemplo do que estamos a falar.

Essa informação está explanada onde?

https://www.capology.com/club/atletico-madrid/salaries/

Ora, o Rafa vai ganhar 6M por ano + 10 milhões de euros a dividir por três anos. É fazer as contas.

Não era essa informação. Era a relativa ao Rafa.

"Conforme já demos contas esta terça-feira, o futebolista de 31 anos irá receber um salário anual de seis milhões de euros, mais 10 milhões de prémio de assinatura, diluídos pelos três anos de contrato."

https://www.ojogo.pt/3953481599/oficial-rafa-prossegue-a-carreira-ao-servico-do-besiktas/

Os outros jornais também tem a mesma informação.

Bem, uma notícia num jornal desportivo nunca terá uma caracter definitivo.

Aí nesse bocado de texto que referes, nem sequer há a indicação de que os valores são líquidos ou não.
Então espera pelo relatório e contas do Besiktas. Todos os jornais indicam que será esse o salário, pelo que é com base nessa informação que opino.

Trata-se de saber os valores, e se os valores são líquidos ou brutos. Porque isso, para a conversa, faz toda a diferença.

Havia aqui users que concerteza achava que na Turquia nem se pagavam impostos, e isso é completamente falso.

Afinal, em que é que ficamos? Vai ganhar o dobro? O triplo? 17 vezes mais?

Ou vai ganhar 20 ou 30% mais?

Isso é relevante.

Como eu, há muita gente que por 20 ou 30% mais provavelmente não se mudaria para a Turquia, onde, quer se queira quer não, existe uma ditadura militar, uma religião diferente e muito pouco aberta, culturas, tradições e valores diferentes, muito pouco condizentes com os da Europa Ocidental.


Sem valores reais, estar-se a dizer que é uma proposta do crl a do Besiktas parece-me arriscado.

O que dizes tem bases, se não estivéssemos a falar de duas circunstâncias específicas:

1) O Rafa não vai "para a Turquia", vai para Istambul, que é uma cidade perfeitamente europeia, integrada e multicultural - ao contrário do Dubai, por exemplo, que tu achas preferível;

2) O Rafa vai ter uma vida de milionário, não vai ter vida de um gajo com um emprego banal que tem de se preocupar com o trânsito de 1h30 no metro de Istambul.

Se tu não te mudavas para a Turquia para ir ganhar mais 30 mil euros por mês estás no teu direito. Eu também não sei se o faria.

Quereres criar uma narrativa de que o Rafa é um idiota que vai para viver para a faixa de Gaza pelo mesmo salário que ganhava cá é estúpido e não corresponde à verdade.

Quero criar tanto a narrativa que a Turquia é a faixa de Gaza como tu queres criar a narrativa de que a Turquia não está há 20 anos a tentar aderir à União Europeia sem sucesso, precisamente porque não tem valores europeus, pelo contrário, rejeita-os. Facto.

Se para ti e para o Rafa não faz diferença, porque tu foste a Instambul como turista e passados 5 dias vieste embora, e só viste o que estava pintadinho e a cheirar a novo, e o Rafa porque é milionário e vai estar fechado numa mansão com chef particular e só se movimenta de helicóptero, óptimo. Bom para ti, ainda melhor para ele.

E depois falas de letra sobre o Dubai, que é, neste momento, o lugar para se estar para a juventude Europeia e norte-americana endinheirada, empreendedora, moderna, hipster.

Não é Instambul, de certeza.


Caso me oferecessem o salário do Rafa, preferia de longe viver em Istambul do que no Dubai. E uma das razões, prende-se exatamente pelo facto do Dubai ser uma cidade construída para os europeus e norte-americanos "endinheirados, empreendedores, hipsters"

Não percebo. Isso é mau?
Bolhas de privilégio em formato de cidade, entrincheiradas por zonas de segregação para os trabalhadores migrantes (da Índia, Bangladesh, Paquistão, etc), que mais parece uma sociedade de apartheid... É coisa que não me atrai.
O Dubai é horrível, o pináculo da superficialidade e do modo de vida que se rege exclusivamente pelas aparências. É a consagração do materialismo, da extravagância e da decadência, ninguém com o mínimo de substância dentro do crânio tem interesse em lá ir, a não ser para fazer stories e tik-toks.

Já lá foste?
A uma urbanização sintética megalómana, exorbitante e sobrevalorizada, sem história de relevo ou oferta cultural nativa significativa, onde os direitos humanos são violados sistematicamente e que é elevada aos píncaros apenas por indivíduos fúteis, materialistas e auto-obcecados para quem o valor de uma pessoa se reflecte no número de zeros que se tem na conta bancário ou na quantidade de seguidores nas redes sociais? Não, não fui, nem tenho interesse nenhum em ir.

Mas conheço pessoalmente várias pessoas de confiança que foram e relataram a pobreza da experiência e o quão insípido e desprovido de apelo é todo o conjunto quando ultrapassas a surpresa inicial de ver os Lamborghinis na estrada e os arranha-céus. Certamente terão mentido. ^-^

Se tu e os teus amigos valorizam beber minis e comer tremoços na praia como qualidade de vida talvez não seja o ideal.

As pessoas que olham principalmente a características como níveis de salário e segurança de certeza que irão gostar bastante do Dubai.

Cada um vive na sua câmera de eco..
O termo é realmente bem empregue. As redes sociais são o veículo dominante para perpetuar uma dessas ideias, criando uma redoma de opiniões idênticas à prova de dissensão que são repetidas ad nauseam, muitas vezes em resultado de patrocínios ou "incentivos financeiros", criando uma espécia de polinização cultural (e mimetização comportamental) totalmente artificial.

Já a outra, quem quer que a reconheça, creio que o fará de forma independente e não para validação de terceiros ou por influência externa, dado que não sofre do mesmo tipo de propaganda. Mas no final do dia, cada um é livre de escolher os seus valores, naturalmente.

Aquilo que tu valorizas é subjectivo e ao desvalorizares quem escolhe ir para lá estás a generalizar as suas intenções baseado nas tuas ideologias.

A realidade é que Dubai está no topo em muitas características já faladas, segurança, saúde, carga fiscal.
Relativizas isso tudo e focas-te nos argumentos que te propagandam como sendo os únicos relevantes.
Que ideologia falas? Tu fizeste a comparação das minis na praia e os dalários principescos, eu respondi a isso, somente.

Mas concedo que a minha generalização pode ser reformulada, foi um desabafo em resposta à enjoativa propaganda pro-Dubai:
Tenho dificuldade em levar a sério pessoas que vão ao Dubai e dão relatos como se aquilo fosse a última Coca-Cola do deserto e ignoram ou tentam branquear os seus problemas justificando-os por motivos financeiros.

Agora, quanto à tentativa de "relativizar", o que valorizas é subjectivo, sim, mas isso define aquilo que és, quer tu queiras, quer não. Há que saber lidar, nada mais.

Que o Dubai é um bom sítio para fazer dinheiro e viver uma temporada para um estrangeiro especializado é inegável, mas tu aqui prestas-te ao serviço de exaltar exclusivamente os aspectos positivos, fazendo-te de cego a toda a outra face que suporta ou subjaz todo esse espectáculo e demonstração de grandeza, no cerne do qual se encontram os críticos do país que foram silenciados, censurados ou aprisionados, assim como os milhares de migrantes escravizados, sujeitos a condições abjectas e sofrimento indiscritível sem perspectiva de resgate, vários acabando debaixo da terra.

Se ficas de consciência tranquila ao omitir isso e a escolher olhar apenas para índices de seguranças e valores salariais, é contigo.

Eu não tenho de ficar de consciência tranquila, quem está a querer impor a sua ideia aos outros és tu.

Quem tem que por comida na mesa não tem de pensar nos problemas da humanidade antes de tomar decisão. É legitimo. E se tomam essa decisão é porque há muitas vantagens em ir para lá.
Tu focas-te apenas nas desvantagens e/ou as diferenças às tuas crenças.
Claro, desculpabilizar e relativizar são as formas mais simples de branquear. Para quê falar dos podres de uma ditadura, se se ganha tão bem por lá? Até porque não há outros sítios no planeta para fazer dinheiro, não senhor.

Já se percebeu, se a Coreia do Norte decidisse agora distribuir visas, baixar os impostos e a empregar estrangeiros especializados tu também irias tecer loas à vida em Pyongyang e à abnegação do povo Norte Coreano à sua supremacia tecnológica.

Agora chega de off-topic, foi bom enquanto durou e já todos entenderam onde cada um se coloca. Obrigado e até à próxima.