ESPETÁCULO DENTRO E FORA DA QUADRA
Contagiado pela energia dos 1371 espectadores que estiveram nas bancadas do Pavilhão Fidelidade, o Benfica conquistou nesta terça-feira, 30 de dezembro, a 14.ª vitória em outras tantas jornadas da 1.ª fase da Liga Placard de futsal, após bater o Ferreira do Zêzere por 4-0.
Sem poder contar com Lúcio Rocha (cumpriu um jogo de castigo por acumulação de 5 amarelos) nem com Higor (por questões físicas), os encarnados enfrentaram uma forte réplica do 4.º classificado do Campeonato e, aos 7', Rui Fortes chegou a introduzir a bola na baliza encarnada: no entanto, o golo foi invalidado por mão do jogador do Ferreira do Zêzere na bola.
Denotando algumas dificuldades face à pressão alta do adversário, o Benfica tentou fazer a diferença com remates de longe, mas dois disparos seguidos de André Coelho, aos 8', esbarraram em cortes providenciais de Rodrigo Monteiro.
As águias conseguiram quebrar a muralha defensiva dos ribatejanos com uma boa jogada de envolvimento. Raúl Moreira recebeu a bola, temporizou e isolou Jacaré, que atirou rasteiro e colocado para o 1-0, aos 12'.
Aos 14', os mesmos protagonistas construíram nova jogada de perigo, mas, desta feita, o pivô brasileiro disparou por cima. Segundos depois, o Ferreira do Zêzere cometeu a 5.ª falta e afrouxou a pressão à saída de bola do Benfica, que passou a ter o controlo total do jogo.
E o 2-0 chegou, precisamente, através de uma maior paciência e lucidez na construção. Desde a sua baliza, o Benfica circulou o esférico até abrir uma brecha aproveitada por Pany Varela, que fez a diagonal do lado esquerdo para o corredor central e rematou colocado para o fundo das redes, aos 15'. Golaço do internacional português!
Antes de soar a buzina para o intervalo, destaque para um disparo de Léo Gugiel de área a área que foi devolvido pela trave.
Mais confiante e assertivo, o Benfica entrou a toda a brida na 2.ª parte e, aos 26', já depois de um par de oportunidades desperdiçadas, Léo Gugiel apontou o 3-0. O guarda-redes subiu no terreno sem oposição, puxou a culatra atrás e atirou a contar de longe, colocando as bancadas ao rubro
Aos 35', Djaelson foi expulso por acumulação de amarelos e, em superioridade numérica, as águias cercaram a baliza do Ferreira do Zêzere. A insistência deu frutos aos 37', quando Arthur, num disparo à meia-volta, sentenciou o 4-0.
No tudo por tudo para chegar ao golo, os forasteiros ainda enviaram uma bola ao poste por Chico, no momento em que apostaram no 5 para 4.
Cimentada a invencibilidade na Liga Placard na despedida de 2025, a equipa de Cassiano Klein abre o novo ano civil com a visita ao Quinta dos Lombos, da 15.ª jornada da 1.ª fase, aprazada para as 20h00 de segunda-feira, 5 de janeiro de 2026.
DECLARAÇÕES
Cassiano Klein (treinador do Benfica): "Há equipas com quem temos prazer em competir e o Ferreira do Zêzere é uma delas. É uma equipa que tem coragem do início ao fim, e o jogo foi muito competitivo. Depois de marcarmos os golos, conseguimos administrar melhor. A entrega foi boa desde o começo, mas a verdade é que o Ferreira teve oportunidades interessantes no início. Sabíamos que ia ser um jogo duro e conseguimos dar este passo. Agora, é recuperar porque temos outro jogo duro no dia 5. [24 passes na jogada do 2-0] Creio que uma grande equipa é a que procura vantagens. Se há uma pequena vantagem, o jogador tem de saber atacar. Agora, se apanhas uma defesa que está a marcar bem, tens de ter gatilhos para a incomodar. E, às vezes, fazemos isso com passes, com fintas. O golo mostra um pouco isso. Tivemos muita paciência e, ao mesmo tempo, uma grande dinâmica. O jogo coletivo procura o protagonismo individual e, nessa jogada, conseguimos fazer tudo isso."
Pany Varela (ala do Benfica): "Antes de mais, agradecer às pessoas que se deslocaram ao nosso pavilhão. Tivemos uma moldura humana que nos ajudou nos momentos mais difíceis no jogo. Acho que fizemos uma exibição muito competente contra um adversário que sabíamos que ia disputar a partida no limite e que nunca se dá por vencido. Temos de valorizar o que fizemos bem. Inaugurámos o marcador e, nas fases mais difíceis, não sofremos golos, o que é muito importante. Isso deu-nos mais confiança para crescer no jogo. Estamos contentes com o que temos feito, mas ainda não estamos satisfeitos. Ainda não ganhámos nada, mas, obviamente, trabalhar em cima de vitórias acaba por ser muito mais fácil e motivador. Temos de continuar a trabalhar no dia a dia e a apresentar a qualidade que temos apresentado. Há margem para crescimento, e quem representa uma instituição como o Benfica só pode almejar vitórias. Mas muito mais do que vitórias, são boas exibições, que é isso que traz o público e que nos satisfaz como atletas."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Léo Gugiel, Silvestre Ferreira, Afonso Jesus, Arthur e Pany Varela
Suplentes: Diogo Carrera (NJ), Raúl Moreira (J), André Coelho (J), Eduardo Tchuda (J), Edmilson Sá (J), Carlos Monteiro (J), Diego Nunes (J), Peléh (J) e Jacaré (J)
Marcadores do Benfica: Jacaré (11'), Pany Varela (15'), Léo Gugiel (25') e Arthur (36')
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/12/30/futsal-benfica-ferreira-do-zezere-jogo-14-jornada-1-fase-liga-placard
Coming soon
- Andris a Terça, 30 Dezembro 2025
- Andris a Sexta, 19 Dezembro 2025
- Universo Benfica a Quinta, 7 Agosto 2025


