Moinhos de vento (razão para atitude mental do Porto)

J_Pinto_8

A razão pela qual o Porto enfrenta os jogos com o Benfica com uma atitude mental superior:

O Benfica tem mais adeptos.

Há mais capas de jornais com Benfica, há mais reportagens, há mais comentários na TV ... Porque a maioria das pessoas quer ouvir e falar do Benfica.

O que o Porto faz é transformar essa relevância.
Os jornalistas não escrevem que o Porto é inferior. Mas a relevância que dão ao Benfica é transformada em ataque ao Porto.
São os moinhos de vento do Sérgio Conceição.

Não vejo o Benfica ou os seus jogadores a inferiorizar o Porto. Mas isso não interessa... A opinião pública prefere o Benfica.
"Ah é?? Então agora vão ver como elas mordem".

Vimos a força que proporcionou o comentário de Jesus em relação ao Rui Vitória. Um inimigo contra quem lutar!

E para o Porto é fácil criar a imagem do inimigo todos os anos. É esfregar na cara dos jogadores vezes sem conta os jornais, as contratações, as opiniões de adeptos... Tudo serve para dizer que querem o mal deles, onde na realidade apenas se vê interesse no Benfica.

Na Champions não jogamos também um pouco com isso?! Que os outros clubes são mais poderosos, que lá fora se diz que o Benfica não é favorito... Isso dá-nos força.

Eu não acho que se consiga dar a volta a isto. Enquanto formos um clube maior será sempre assim.

O problema é que a atitude mental ganha muitos jogos. E eles entram nestes jogos para "derrotar o inimigo que lhes quer mal", que é mais que "dar tudo para ganhar o jogo".

É uma guerra psicológica.

É triste dizer isto, mas alguém lá dentro tem que inventar também uma história. Criar um monstro fictício. Atiçar os jogadores.

Ergam moinhos de vento no nosso balneário.

Rodas1

Percebo o que queres dizer mas não me parece que seja esse o caminho escolhido pelo Benfica.
A ideia é ganhar, ganhar, ganhar e fazê-los chafurdar na lama do insucesso.
Eles que ladrem à vontade.