Arbitragens 2024/2025

Hiper Benfica

Citação de: RGouveia.SLB em Hoje às 12:51O Duarte Gomes sempre foi um lagarto fdp, mas recentemente anda mesmo a dar tudo nas verborreias que debita para a Bola.

P.S. e não é que esse monte de merda está na lista do Proença para o sector da arbitragem?
Isso explica muito daquilo que se tem lido dele ultimamente.

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/duarte-gomes-surpreendeu-jovens-arbitros-ao-assumir-se-adepto-do-benfica

Mais um "benfiquista" como o Proença.

steixeira

Citação de: Hiper Benfica em Hoje às 16:46
Citação de: RGouveia.SLB em Hoje às 12:51O Duarte Gomes sempre foi um lagarto fdp, mas recentemente anda mesmo a dar tudo nas verborreias que debita para a Bola.

P.S. e não é que esse monte de merda está na lista do Proença para o sector da arbitragem?
Isso explica muito daquilo que se tem lido dele ultimamente.

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/duarte-gomes-surpreendeu-jovens-arbitros-ao-assumir-se-adepto-do-benfica

Mais um "benfiquista" como o Proença.
A seguir vem o Pinto da Costa...

xeriff

Citação de: EagleVision em Hoje às 15:01
Citação de: komytis em Hoje às 14:27Ó criatura de Deus, este topico existe porquê?
Porque os árbitros erram ou porque o mesmo erro tem visões distintas consoante a maré?!
No primeiro jogo do campeonato passado o musa é expulso, caguei se certo ou errado, é expulso, e depois passam-se jornadas atrás de jornadas com casos semelhantes em qualquer estádio e é ver o festival de critério atribuído, porque arranjou-se esta narrativa do aceita-se que nao tem contraditorio.
Os analistas refugiam-se em suposicoes e narrativas de motricidade humana, e porque não, para dizer que um lance é penalty e o outro nao é, e a partir desse momento, nao se pode censurar o adepto em achar que existe algo por detrás.

Um comentário, se me permites. Ou melhor, um exercício, para ser mais concreto.

Dizes que, <<Os analistas refugiam-se em suposicoes e narrativas de motricidade humana>>, para as quais estudam e trabalham diariamente - é a profissão deles. Mas, depois, mencionas que <<não se pode censurar o adepto em achar que existe algo por detrás>> - nós adeptos, os leigos.

Um doente vai ao médico. O médico diz-lhe que não tem nada. Ele, na dúvida, vai a outra consulta, e outro médico diz-lhe o mesmo. Mesmo assim decide ir a outro e a outro, assim sucessivamente... Como não se pode censurar um hipocondríaco de supor que tem uma dada maleita, ele tem o direito de duvidar da palavra de dez médicos diferentes, que lhe disseram o mesmo.

Não existem dois hipocondríacos com sintomas iguais, assim como não nunca haverão dois lances de arbitragem iguais. Mas vamos continuar a duvidar da palavra da maioria dos médicos?

Ainda vou mais longe, não fechando, obviamente, os olhos à vergonha que foi o apito dourado. Foquemo-nos nos últimos tempos.

Os lagartos é que são conhecidos por serem das teorias da conspiração. Mas sendo o Benfica o maior clube de Portugal, não acham um pouco estranho os argumentos de que "todos os árbitros são anti-benfiquistas", e "escolhidos a dedo" para "prejudicarem o Benfica"?

Acho que não faz muito sentido. Será que quando todos os árbitros aposentados, ditos analistas, dizem a mesma coisa sobre um dado lance, não estarão certos, dada a sua experiência? Ou será que a melhor posição a tomar é aquela do "hipocondríaco", de que ele é que tem razão, mesmo depois de ouvir a mesma opinião, de dez médicos diferentes?

Não será o ajuizamento uma tarefa humanamente difícil? Especialmente quando tem de ser feito no momento, podendo ou não ser auxiliado por vídeo?
epa...menos eu já vi o mesmo árbitro no mesmo tipo de lance ter critério diferentes, como explicas isto ? Não tem explicação se quer , o mesmo lance tem que ser igual em todos os jogos para o mesmo árbitro e não ser consoante a cor da camisola

EagleVision

Citação de: komytis em Hoje às 15:39Duarte gomes é licenciado em direito, nao me lembro da cadeira de motricidade humana!

Certo, mas já é árbitro desde 1991... Ora vejamos:

Duarte Gomes
1973-01-16 (51 anos)
Formação: Direito (1996, Faculdade Direito da Universidade de Lisboa)
Árbitro FPF: 1991/03 - 2016/01 (24 anos 11 meses)
| Primeira Categoria (desde 1997)
Árbitro FIFA: 2002/01 - 2015/12 (14 anos)

Primeiros jogos que apitou:
- 1997-10-25 Amora FC 0-1 Feirense 4E, Portugal, Taça de Portugal 1997/1998
- 1998-01-04 Vitória FC 4-1 Farense J15, Portugal, Liga Portuguesa 1997/1998

De há pouco mais de 10 anos para cá, os arbitros têm uma carga horária de 350h de treino por temporada, o que prefaz cerca de 39h por mês, para além do tempo dispendido nos jogos, própriamente ditos - anteriormente dispendiam de 176h por época (19.5h/mês). Só a partir dessa data é que se tornaram "profissionais" auferindo uma remoneração de 2,500€, a recibos verdes.

O que me deixa mais inquiéto é a falta de humildade em não se aceitar que alguém com mais de 20 anos de experiência, numa dada área ou ofício, seja mais competente que outrém que gosta de ver a bola no sófa.

Mais chocante, é pôr em causa dada formação superior de alguém, que de sua livre e espontânea vontade decidiu enveredar pelo caminho da arbitragem no futebol - deve ser mesmo por gosto pessoal, caso contrário não sei.

Pior ainda, é puxar da carta da formação superior quando, por exemplo, se tem menos habilitações que a pessoa em causa, só com o intuito de tentar rebaixar.

Mas pronto. Cada um é como cada qual, e cada qual é como é. E eu sou só mais um leigo.

EagleVision

Citação de: xeriff em Hoje às 17:01epa...menos eu já vi o mesmo árbitro no mesmo tipo de lance ter critério diferentes, como explicas isto ? Não tem explicação se quer , o mesmo lance tem que ser igual em todos os jogos para o mesmo árbitro e não ser consoante a cor da camisola

Nunca existiram dois lances iguais na história do futebol, nem nunca existirão. Existem, sim, lances semelhantes. Nem os mesmos dois jogadores envolvidos numa dada falta se conseguiriam envolver, do exacto mesmo modo, nessa mesma falta, porque sistemas biológicos são tudo menos determinísticos (ou por outras palavras, não são se comportam como "robots").

O que faz falta na arbitragem é uma série de regras fixas, ou melhor, mensuráveis, como, por exemplo, a do fora-de-jogo e a de golo/não-golo. Isto para tentar agrupar esses lances parecidos de forma objectiva, e poder avaliá-los de forma equiparável.

komytis

Citação de: EagleVision em Hoje às 17:13
Citação de: komytis em Hoje às 15:39Duarte gomes é licenciado em direito, nao me lembro da cadeira de motricidade humana!

Duarte Gomes
1973-01-16 (51 anos)

De há pouco mais de 10 anos para cá, os arbitros têm uma carga horária de 350h de treino por temporada, o que prefaz cerca de 39h por mês, para além do tempo dispendido nos jogos, própriamente ditos - anteriormente dispendiam de 176h por época (19.5h/mês). Só a partir dessa data é que se tornaram "profissionais" auferindo uma remoneração de 2,500€, a recibos verdes.

O que me deixa mais inquiéto é a falta de humildade em não se aceitar que alguém com mais de 20 anos de experiência, numa dada área ou ofício, seja mais competente que outrém que gosta de ver a bola no sófa.

Mais chocante, é pôr em causa dada formação superior de alguém, que de sua livre e espontânea vontade decidiu enveredar pelo caminho da arbitragem no futebol - deve ser mesmo por gosto pessoal, caso contrário não sei.

Pior ainda, é puxar da carta da formação superior quando, por exemplo, se tem menos habilitações que a pessoa em causa, só com o intuito de tentar rebaixar.

Mas pronto. Cada um é como cada qual, e cada qual é como é. E eu sou só mais um leigo.
Continuamos a discutir cenas diferentes, e é exactamente isso que queres!

LendaAimar

Citação de: komytis em Hoje às 17:43

Duarte Gomes
1973-01-16 (51 anos)

dá-lhe corda e depois queixa-te

xeriff

Citação de: EagleVision em Hoje às 17:18
Citação de: xeriff em Hoje às 17:01epa...menos eu já vi o mesmo árbitro no mesmo tipo de lance ter critério diferentes, como explicas isto ? Não tem explicação se quer , o mesmo lance tem que ser igual em todos os jogos para o mesmo árbitro e não ser consoante a cor da camisola

Nunca existiram dois lances iguais na história do futebol, nem nunca existirão. Existem, sim, lances semelhantes. Nem os mesmos dois jogadores envolvidos numa dada falta se conseguiriam envolver, do exacto mesmo modo, nessa mesma falta, porque sistemas biológicos são tudo menos determinísticos (ou por outras palavras, não são se comportam como "robots").

O que faz falta na arbitragem é uma série de regras fixas, ou melhor, mensuráveis, como, por exemplo, a do fora-de-jogo e a de golo/não-golo. Isto para tentar agrupar esses lances parecidos de forma objectiva, e poder avaliá-los de forma equiparável.
a lances iguais que o mesmo árbitro marcou de forma diferente e isto é um facto. E mais lembras te do golo anulado ao Di Maria contra o Sporting ? Já vi muitos iguais e nenhum foi anulado , so mesmo o nosso e agora pergunto eu ? Foram os mais de 10 árbitros que não anularam os golos que erram ou foi o único que anulou que errou ? Não defendas os árbitros que não tem defesa possível ao ponto de falsearem a linha do fora de jogo para beneficiar determinada equipa

EagleVision

Citação de: komytis em Hoje às 17:43Continuamos a discutir cenas diferentes, e é exactamente isso que queres!

Não, tu falaste em "motricidade humana", quando o termo apropriado seria "biomecânica". Pelo que um árbitro experiente não precisa de saber as equações do movimento (para isso ia estudar engenharia), para ler o movimento corporal de um jogador. O treino dos árbitros passa por ver e rever filmagens de lances e de estudar como os avaliar. Mas leva lá a bicicleta. Abraço.

xeriff

Citação de: komytis em Hoje às 17:43

Duarte Gomes
1973-01-16 (51 anos)

um tipo que vem para aqui defender os árbitros devia ser corrido daqui na hora e sim o que ele quer e confusão

xeriff

Citação de: EagleVision em Hoje às 17:52
Citação de: komytis em Hoje às 17:43Continuamos a discutir cenas diferentes, e é exactamente isso que queres!

Não, tu falaste em "motricidade humana", quando o termo apropriado seria "biomecânica". Pelo que um árbitro experiente não precisa de saber as equações do movimento (para isso ia estudar engenharia), para ler o movimento corporal de um jogador. O treino dos árbitros passa por ver e rever filmagens de lances e de estudar como os avaliar. Mas leva lá a bicicleta. Abraço.
um árbitro experiente não marca penalties como o que foi marcado sobre o Jardel , mas se calhar ainda não eras nascido nessa altura para veres a vergonha que foi

EagleVision

Citação de: xeriff em Hoje às 17:50
Citação de: EagleVision em Hoje às 17:18

a lances iguais que o mesmo árbitro marcou de forma diferente e isto é um facto. E mais lembras te do golo anulado ao Di Maria contra o Sporting ? Já vi muitos iguais e nenhum foi anulado , so mesmo o nosso e agora pergunto eu ? Foram os mais de 10 árbitros que não anularam os golos que erram ou foi o único que anulou que errou ? Não defendas os árbitros que não tem defesa possível ao ponto de falsearem a linha do fora de jogo para beneficiar determinada equipa

Há bastantes casos semelhantes noutras ligas, e em competições internacionais, basta procurares. Aqui ficam dois lances semelhantes:

https://x.com/DaleJohnsonESPN/status/1394296198392172544
https://www.youtube.com/watch?v=nlpReqcF6SU

EagleVision

Citação de: xeriff em Hoje às 17:54
Citação de: EagleVision em Hoje às 17:52

um árbitro experiente não marca penalties como o que foi marcado sobre o Jardel , mas se calhar ainda não eras nascido nessa altura para veres a vergonha que foi

Isto não serve para desculpar coisa nenhuma, mas a seu tempo, posso te tentar mostrar que a posição a que ele estava do lance pode levantar algumas dúvidas, se não terá sido ludibriado pelo piscineiro do Jardel, de um eventual empurrão nas costas. Não havia VAR na altura, mas o gajo estava a largos metros de distância do lance (assim a olho, a uns 25-30 metros, como podes ver nas imagens em spoiler). Isto, mais o facto de ser verdinho na Primeira Liga (no pun intended) - com três anos de primeiro escalão. Vale o que vale, isto é só estármos a falar.

Spoiler
Momento da falta:

Mais de dois segundos depois, a imagem onde ele vem a correr:

EDIT:

Imagens noutro video (https://www.youtube.com/watch?v=V7BW40twDKI), vê bem a localização dele momentos antes do passe para a área, onde depois o Jardel se atira:

[fechar]

EagleVision

Já agora, só para vos abrir o apetite, tenho fortes evidências que a bola que o Vitor Baía foi buscar dentro da baliza, naquele remate do Petit, entrou entre 3-5 cm para lá da linha de golo. Estou a terminar de verificar os cálculos de triangulação e as margens de erro da medição. Novidades muito em breve.

Gravesinho

Citação de: gizmo em 20 de Dezembro de 2024, 14:01
Citação de: j.j. em 19 de Dezembro de 2024, 23:0763` Di María lesionou-se após ter sido pisado de forma involuntária pelo adversário a quem tentou tirar a bola. Fortuito e sem infração. Bem o árbitro."
Análise do palhaço do D. Gomes.

Ou seja, sempre que um jogador pisar o outro de forma "involuntária" não se marca falta nem se mostra cartão. Com uma excepção : Se for jogador do Benfica marcasse tudo e é logo cartão e se possível vermelho...

Nem mais.
O Musa, coitado, que no Bessa, até toca na bola e depois é que o pé resvala para a perna do adversário, pumba, vermelho que é para aprender. Num jogo que nos poderá ter custado logo ali o campeonato.

Vermelho por um pisão era claramente exagerado. Mas vou recordar para sempre esse jogo como positivo pois despachamos o Vlachopato logo a seguir. Que azia que o homem deu, logo depois de conseguirmos a reviravolta.