Rafa

Avançado, 31 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2016-), 326 jogos (21235 minutos), 94 golos
Em 2023/2024: 52 jogos (3560 minutos), 22 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2)

Jelita

Boa sorte na Arábia, Rafael!!

red_jmn00

Vão ouvir o que ele disse sobre os adeptos. É essa a mensagem que queres deixar depois de oito anos? Que camabada de meninos mimados temos neste plantel.

Ru10

Acho que nós adeptos por vezes também temos dificuldades em separar algumas coisas.

É o 8 ou o 80.

Uns fizeram-lhe vénias e homenagens a mais. Nem o homem queria isso.

Outros tratam-no abaixo de cão.

Ele é o primeiro a dizer que deu pouco ao Benfica. Não é uma lenda, mas foi claramente muito influente nos 8 anos que aqui esteve e merece o nosso respeito e alguma gratidão sim.
Só isso, sem histerismos. Mas por vezes tenho noção de que nos temos tornado algo ingratos e injustos com alguns atletas, muito pelas facas que alguns nos espetaram nas costas. Não sabemos separar o que falamos em grupos de amigos e como nos comportamos depois em redes sociais ou nos estádios.

Zero ídolos sim, mas gratidão e respeito temos de tentar ter por quem dedica anos da sua vida profissional ao clube.

MuadDib

Um conas será sempre um conas.

Até sempre. Vai pela sombra.

Vá para onde for, em menos de nada vai parar ao Braga, tipo Pizzi.


Ricardol

Obrigado rafa

Darkboy

"Sou benfiquista. Amo o Benfica. Hoje em dia faz-me muita confusão como o que interessa é fotos nas redes sociais, beijar o símbolo ou a forma como se festeja um golo. Quando o que se deveria olhar para o que a pessoa é e faz, e o que sente pelo clube. Não é por não mostrar sentimentos, porque é como sou como pessoa, que eu não sinto o Benfica ou «estou-me a cagar» para o Benfica. A maneira como estive no Benfica é a minha maneira de ser, a minha maneira de estar. Não vou mudar porque as pessoas acham que tenho de meter coisas nas redes sociais ou festejar efusivamente. Eu amo o Benfica à minha maneira e vai ser sempre assim."

Cosme2001

Gratidão xD
Vai pela sombra Rafinha
Jogador mediano e profissional medíocre

brunoai


bmuc79

N surpreende a postura.
É o gajo mais "i don t give a fuck" que já passou no nosso clube.
Acho que td a gente já deveria ter percebido isso qd abdicou sem pestanejar da selecção.
Um dia esta postura iria magoar-nos.
Foi agora.

Futebol é negócio, é um profissão, na perpectiva de quem o pratica.
Mas tb é paixão é envolvência com o clube, com os adeptos...É mt mais do que um desporto.

Faltou ao Rafa perceber esta última parte.

fdpdc666

Rafa: «Rui Costa é e será sempre um amigo»
Avançado está de saída da Luz mas na hora da despedida não poupa nos elogios ao presidente.




Rafa deixou rasgados elogios a Rui Costa na entrevista que deu à plataforma 'BPlay', em jeito de balanço da sua passagem pelo Benfica. O avançado está de saída da Luz e na presidência do clube deixa "um amigo".

"O Rui para mim... É difícil dizer 'Presidente Rui', porque para mim ele é um amigo. Foi uma das pessoas que me trouxeram para cá, é o que é. Acolhe muito bem, foi jogador, sabe bem o que sentimos, o que nós passámos, foi um grande jogador", começou por explicar.

"Há a amizade que acabei por criar com ele, que foi muito importante para mim. É e será sempre um amigo, devido a tudo o que criámos aqui, devido a todos estes anos, que já são muitos juntos. É isso que gosto no futebol. Não interessa muito o que nós somos, interessa sim a maneira como nós nos tratamos", acrescentou Rafa.

Rafa e as propostas recusadas: «Fui eu que sempre decidi, tivesse mais ou menos dinheiro»
Jogador diz adeus ao Benfica ao fim de oito épocas.




No balanço dos seus oito anos no Benfica, Rafa garantiu que as propostas que recebeu para sair dos encarnados nos últimos dois anos foram sempre recusadas pela mesma razão.

"Privilegiei sempre estar cá, não porque fui obrigado, não porque alguém queria que eu cá ficasse. Fui eu sempre que decidi, tivesse mais dinheiro, menos dinheiro, foi sempre uma decisão minha ficar cá porque a minha família estava cá, sentia-me feliz. Acho que isso é o mais importante: sentir-me bem num sítio e, se assim é, vou ficar, porque, para mim, isso vai ser sempre o mais importante. Não interessa muito 'Ah, aqui vais ganhar mais, aqui vais ganhar mais...'. Não foi isso, nunca, que eu quis na minha vida", afirmou ao BPlay.

Por Record

Tamarindus

Obrigado por tudo e boa sorte para o resto da carreira Rafa.

Até podias ter mensagens de despedida mais bonitas, mas nunca fizeste realmente por isso.

CreedBratton

Gajo diferente.

Não é com malta com aquela mentalidade, ainda para mais com tantos anos de casa, que vamos ganhar frequentemente como queremos.

Não o vejo a aguentar muito tempo nas Arábias.

fdpdc666

Rafa explica festejos contidos: «Não é que me esteja a 'cagar' para o Benfica...»
Avançado assume "amar" o clube mas não considera que o que interessa seja publicar mais nas redes sociais.




"Sou benfiquista, sim. É verdade. Não tenho problema algum em dizer isso. Amo o Benfica." As palavras são de Rafa Silva que, em entrevista ao BPlay, explicou por que sempre foi contido na hora de festejar os triunfos dos encarnados.

"Hoje em dia, faz-me muita confusão como é que o que interessa são fotos nas redes sociais, beijar o símbolo ou a maneira como se festeja um golo, quando se devia olhar muito para o que a pessoa é, para o que faz e também para o que sente pelo clube. Não é por eu não demonstrar sentimentos - porque é a maneira como sou como pessoa -, que não sinta o Benfica ou que me esteja a 'cagar' para o Benfica, ou seja o que for. Acho que a maneira como eu estive no clube foi a certa. É a minha maneira de ser e de estar. Não vou mudar porque as pessoas acham que eu devo meter coisas nas redes sociais ou tenha de festejar mais efusivamente: não é isso que me faz amar mais o Benfica ou o que me faz odiar o Benfica. Gosto do Benfica e amo o Benfica, à minha maneira, e vai ser sempre assim", afirmou.

Rafa sobre Schmidt: «Espero que o apreciem, porque não têm noção da pessoa que está aqui»
Avançado elogia Jorge Jesus e admite que não se "conectou" com Rui Vitória.




Rafa analisou na entrevista que concedeu à plataforma 'BPlay' os treinadores com quem trabalhou na Luz e não deixou de mostrar a sua admiração por Roger Schmidt. O avançado, que está de saída do Benfica, contou também que aprendeu muito com Jorge Jesus e que não conseguiu conectar-se com Rui Vitória.

Rui Vitória
"O míster Rui Vitória marcou a minha chegada aqui. Acho que não nos conectámos muito bem, é a verdade, não há como fugir. Não tenho nada de mal a dizer. Acabámos por não nos conectar com toda a gente na vida... Eu não o entendi bem e ele se calhar não me entendeu bem a mim, mas fez um trabalho muito bom no Benfica, foi o treinador que me trouxe para cá."

Bruno Lage
"O míster Bruno [Lage] foi uma pessoa que, quando estava tudo um bocadinho escuro, trouxe-nos um bocadinho de vida. E quando digo 'um bocadinho', não é a relativizar, porque foi mesmo uma pessoa muito importante no Benfica. Mas não foi devidamente apreciado, por assim dizer. Devia ter sido muito mais apreciado, para mim foi um treinador muito importante. Aprendi muito com ele, trouxe boa vida aqui ao Benfica e ao nosso balneário."

Nélson Veríssimo
"O míster Nélson Veríssimo acabou por ficar connosco na altura em que o míster Bruno saiu. Não é fácil. As duas vezes em que ele esteve connosco, foram complicadas porque as coisas não foram programadas por ele, foi acabar temporadas e isso nunca é fácil. Nós sabemos disso. Foi uma pessoa sempre muito honesta comigo, com quem eu ainda tenho relação e de quem gosto muito."

Jorge Jesus
"O míster Jorge [Jesus] é uma das pessoas de quem gosto mais. Ele pode não saber disto, mas é a verdade. Acho que a honestidade é uma coisa muito importante na nossa vida e ele é muito frontal. Como não tem filtros, acaba por ser uma pessoa com quem me identifico muito, porque gosto disso. Acho que lhe sai tudo o que tem para sair e isso para mim, como pessoa... Foi um treinador com quem aprendi, que nos ensinou muito e que eu gostava que tivesse saído daqui [numa época] em que tivéssemos ganho um título."

Roger Schmidt
"O míster Roger [Schmidt] acaba por ser o mais fácil de falar porque é o nosso treinador. Espero que continue cá por muitos anos. Espero que o apreciem como treinador, porque não têm a noção da pessoa que está aqui. Foi uma das fortes razões para eu ter continuado no Benfica, numa altura em que as coisas estavam muito... Para mim, na minha cabeça, as coisas não estavam a fazer o sentido que deviam e então foi o míster Roger que... Tivemos uma conversa quando cheguei depois das férias. Sou muito agradecido por tudo o que fez por mim, por ter percebido a pessoa que eu era, por ter sabido lidar comigo e gerir o que sou. É muito importante um treinador saber lidar com as pessoas, saber estar e o míster Roger foi importante no meu percurso no Benfica nestes dois últimos anos. E conseguiu trazer-nos títulos outra vez, depois de três anos."

Por Record

GiiB_10

Citação de: Darkboy em 18 de Maio de 2024, 12:34"Sou benfiquista. Amo o Benfica. Hoje em dia faz-me muita confusão como o que interessa é fotos nas redes sociais, beijar o símbolo ou a forma como se festeja um golo. Quando o que se deveria olhar para o que a pessoa é e faz, e o que sente pelo clube. Não é por não mostrar sentimentos, porque é como sou como pessoa, que eu não sinto o Benfica ou «estou-me a cagar» para o Benfica. A maneira como estive no Benfica é a minha maneira de ser, a minha maneira de estar. Não vou mudar porque as pessoas acham que tenho de meter coisas nas redes sociais ou festejar efusivamente. Eu amo o Benfica à minha maneira e vai ser sempre assim."
É isto.

O importante é o show off, aqueles que criticam os pipoqueiros que vão para o Estádio tirar só fotos, depois são os mesmos a criticar o Rafa por não o fazer.

Não tenho quaisquer duvidas de que seja mesmo Benfiquista, e que teve muitas oportunidades para sair a ganhar bem mais.

Da minha parte, só tenho a agradecer por todas as épocas que cá passou, e foi constantemente top 3 do plantel.

A maior das sortes Rafael!

Shoky

Um tratado na hora da despedida. Não é falso. Diz o que pensa e não anda a tentar agradar ninguém. Ainda teve a humildade de dizer que deu pouco ao Benfica, quando é mentira.

Repito, o tempo vai coloca-lo no seu devido lugar. Grande Rafa! Vai deixar muitas saudades.