Futebol - Os melhores da história do S. L. Benfica (Top 15)

diabo maiato

TOP 25 da história

- Valadas
- Espírito Santo
- Julinho
- Rogério Pipi
- Arsénio
- Costa Pereira
- Germano
- Ângelo
- José Águas
- Coluna
- José Augusto
- Eusébio
- Simões
- Toni
- Néné
- Bento
- Humberto Coelho
- Shéu
- Chalana
- Diamantino
- Carlos Manuel
- João Vieira Pinto
- Simão Sabrosa
- Cardozo
- Jonas
destes  escolher apenas os que vimos jogar ok mas por exemplo falta o Vítor Martins e vou incluir e vi-o jogar!! Desculpa Red2802 mas Jaime Graça também mereceria estar aí!! Aqui vai a minha lista dos 15 melhores que vi jogar (a partir de março de 1977)
Bento
Humberto Coelho
Mozer
Ricardo Gomes
Shéu
Toni
Vítor Martins
Pietra
João Alves
Nené
Chalana
Carlos Manuel
Filipovic
Valdo
João Vieira Pinto

Cardozo, Alhinho, Jonas e Simão Sabrosa estavam escolhidos mas tinham que ser 15 ok!!! Quero salientar que JVP entra na lista porque das 8 épocas fez 3 muitíssimo boas porque se fosse pelas últimas 4 ou 3 principalmente nunca teria lugar nem nos meus primeiros 30 que vi jogar!! Todos os que apontei primaram por uma grande regularidade, lamento não meter o Simão penso que merecia mas escolho JVP porque no auge era na verdade melhor que ele. Rui Costa também não entra porque foram poucas épocas. João Alves não fez assim muitas também mas era um jogador de um nível superior, esse está na minha opinião nos melhores 20 de sempre do Benfica, e era da formação também!!!

diabo maiato

Na minha opinião escolher os que vimos jogar sim senhor tem lógica mas seria de maior interesse histórico e para memória futura todos nós fazermos um esforço e irmos buscar os 15 melhores de sempre da história do Benfica, sei que é muito mas muito difícil mas vou dar uma opinião, vou deixar mais 5 de reserva.

Francisco Ferreira
Arsénio
Coluna
Germano
José Águas
José Augusto
Simões
Eusébio
Humberto Coelho
Jaime Graça
Bento
Nené
Chalana
Shéu
Toni

Reserva de ouro: Filipovic, João Alves, Rogério Pipi, Carlos Manuel, Vítor Martins

PS: atenção que  a escolha para mim é baseada não só na classe do jogador mas a importância que o jogador teve no clube!! Se fosse só pela classe futebolística lógicamente que Valdo, João Vieira Pinto, Rui Costa, Aimar, Simão entrariam nestes 20!!

Pequeno_Genial

1- Michel Preud'Homme
2- Vítor Paneira (tive de encaixá-lo na lateral direita, como muitas vezes fez o Eriksson)
3- Carlos Mozer
4- Ricardo Gomes
5- António Veloso
6- Paulo Sousa
7- Valdo
8- João Vieira Pinto
9- Jonas
10- Rui Costa
11- Fernando Chalana

12- Bento
13- Gamarra
14- Carlos Manuel
15- Diamantino

nightcrowler

muito complicado.

vou tentar definir por lotes

lote 1:
João Pinto Jonas Vitor Paneira Michel Preud'Homme Poborsky

lote 2:
Gamarra Coentrão Van Hooijdonk Gaitan Mozer

lote 3:
Luisão Pizzi Amaral Miccoli Aimar

imediatamente a seguir, há miudos que me deram imenso prazer ver no Benfica mas ficaram pouco tempo. Felix à cabeça.

isto nao está assim muito pensado, mas gostaria de dar algumas luzes:

- Gamarra só esteve 6 meses, mas nunca vi um central assim. talvez por ser miudo, ou porque o enquadramento era horrível, mas parecia-me uma mistura de Nesta com Cannavara, com o plus de não fazer faltas
- Amaral era qualquer coisa. fez-se uma campanha com o "fica Amaral". nunca mais vi nada assim
- Preud'Homme era qualquer coisa. não existia
- Pizzi está ligado a 2 dos campeonatos mais saborosos que me lembro (contra o JJ e com o Felix)
- Miccoli esteve pouco tempo, mas caraças, não me lembro de ver uma ligação tão forte com os adeptos
- Coentrão: talvez dos mais polémicos, mas quando sai, o Coentrão era um herói. o Miguel era um craque também, mas o Coentrão era outra loiça. ele a chorar no final do jogo com o Porto. ele ir para a seleção, e nos treinos não havia pessoal a pedir camisolas aoRonaldo. eram benfiquistas a dizer ao Coentrão para não ir para o Real
- Gaitan está ligado a 3 ou 4 campeonatos. sai a chorar. sem palavras. um verdadeiro craque.

há depois jogadores como David Luiz, Di Maria, Oblack, que eram foras de série, mas que vimos o máximo deles noutros clubes. por isso não coloco aqui

nightcrowler

Citação de: nightcrowler em 03 de Abril de 2021, 09:24
muito complicado.

vou tentar definir por lotes

lote 1:
João Pinto Jonas Vitor Paneira Michel Preud'Homme Poborsky

lote 2:
Gamarra Coentrão Van Hooijdonk Gaitan Mozer

lote 3:
Luisão Pizzi Amaral Miccoli Aimar

imediatamente a seguir, há miudos que me deram imenso prazer ver no Benfica mas ficaram pouco tempo. Felix à cabeça.

isto nao está assim muito pensado, mas gostaria de dar algumas luzes:

- Gamarra só esteve 6 meses, mas nunca vi um central assim. talvez por ser miudo, ou porque o enquadramento era horrível, mas parecia-me uma mistura de Nesta com Cannavara, com o plus de não fazer faltas
- Amaral era qualquer coisa. fez-se uma campanha com o "fica Amaral". nunca mais vi nada assim
- Preud'Homme era qualquer coisa. não existia
- Pizzi está ligado a 2 dos campeonatos mais saborosos que me lembro (contra o JJ e com o Felix)
- Miccoli esteve pouco tempo, mas caraças, não me lembro de ver uma ligação tão forte com os adeptos
- Coentrão: talvez dos mais polémicos, mas quando sai, o Coentrão era um herói. o Miguel era um craque também, mas o Coentrão era outra loiça. ele a chorar no final do jogo com o Porto. ele ir para a seleção, e nos treinos não havia pessoal a pedir camisolas aoRonaldo. eram benfiquistas a dizer ao Coentrão para não ir para o Real
- Gaitan está ligado a 3 ou 4 campeonatos. sai a chorar. sem palavras. um verdadeiro craque.

há depois jogadores como David Luiz, Di Maria, Oblack, que eram foras de série, mas que vimos o máximo deles noutros clubes. por isso não coloco aqui

esqueci-me do Nuno Gomes!!!!
sairia provavelmente o Pizzi.

ps: da equipa do Trap, quase todos ficam aqui à porta. Petit, Ricardo Rocha, Miguel, Tiago menos que os outros porque saiu mais cedo. e Nuno Gomes claro, o regresso dele no pós Fiorentina foi uma emoção do catano.

lPhoenix

O meu TOP15 dos que vi jogar ao vivo e a cores:

Preudhomme
Oblak
Ederson
Ricardo
Gamarra
Paneira
Ramires
Valdo
Aimar
João Pinto
Di Maria
João Félix
Jonas
Cardozo
Magnusson

Festivus

Porquê top 15 e não top 20 por exemplo?

Adiante, comecei a acompanhar o futebol lá para 1998 quando tinha 7 anos, mas a primeira época de que me relamente recordo é a de 1999/2000. Por isso o meu top não incluirá o Preud'Homme, por exemplo.

Eu diria que os 15 melhores jogadores que vi a jogar pelo Benfica foram:

Oblak
Ederson
Lindelof
Coentrão
Matic
Enzo Perez
Ramires
Simão Sabrosa
Di Maria
Salvio
Gaitan
João Félix
van Hooijdonk
Oscar Cardozo
Jonas

1 ou 2 serão discutíveis. Mas penso que é isto.

RedVC

Chalana
Nené
Bento
Humberto Coelho
João Alves
Carlos Manuel
Diamantino Miranda
Valdo
Ricardo Gomes
João Vieira Pinto
Preud'Homme
Simão Sabrosa
Pablo Aimar
Nico Gaitán
Jonas

Lamentavelmente a lista não pode incluir Bernardo Silva e João Félix porque alguém que não é Benfiquista decidiu vende-los para pagar dívida a um banco no qual tem um calote gigantesco. Alguém que ainda não foi preso e de quem andamos todos a pagar as dívidas.