Equipa de Ciclismo

HPereira

Boas.

Antes de tudo faço já uma declaração de interesse: adoro ciclismo e a minha opinião pode estar enviesada devido a esse facto. Por isso, escrevo isto aqui, para perceber melhor a vossa visão.

A história do SL Benfica sempre teve intimamente ligada ao ciclismo. Fomos uma potência do ciclismo nacional (como de todos os outros desportos :winner: ), ao ponto de o nosso símbolo ter como elemento gráfico uma roda de bicicleta.

A verdade é que os tempos mudaram. Para o bem e para o mal, se antigamente os clubes lutavam para conseguir o maior número de títulos possíveis, actualmente existe uma visão empresarial dos clubes, onde, apesar de os títulos interessarem, o que é realmente importante é a valorização de activos e a obtenção de mais valias. E isto não acontece só no Benfica, também acontece nos nossos rivais, no Real Madrid, no Arsenal, no Bayern, etc (as excepções são os clubes dos sheiks).

Devido à isso, num clube eclético é muitas vezes exigido que as modalidades sejam financeiramente autónomas, ou seja, produzam os fundos que gastam. Já chega o futebol para dar prejuízo. Foi aqui que o ciclismo morreu nos grandes clubes. No ciclismo não há receitas de bilheteira, tudo o que se consegue de receitas é atráves, apenas e só, de patrocínios. A questão é que a marca Benfica é enorme e qualquer marca que se junte à nós é menosprezada, porque fosse qual fosse o patrocinador, a equipa seria sempre a equipa do Benfica. As marcas que patrocinam o ciclismo querem ver o seu nome na designação da equipa, não apenas na camisola.

É então impossível uma equipa de ciclismo do Benfica? Bem.....não.

A questão que me parece premente é que o Benfica tem uma oportunidade única de fazer regressar o ciclismo às suas fileira. Como? Atráves da Benfica TV.

A Benfica TV é uma empresa como qualquer outra, com necessidade de marketing e publicidade, não só em Portugal, mas também e principalmente, além fronteiras. No caso de um patrocínio de uma equipa de ciclismo por parte da Benfica TV, a questão da marca Benfica secar as marcas ao seu redor não se colocava, visto que o Benfica e a BenficaTV estão ligados. A participação da equipa em corridas em certos países nos quais a BenficaTV tem interesse como Espanha, França, Suiça ao até mesmo o Brasil, iria publicitar o canal junto do público-alvo (benfiquistas e apreciadores de desporto, em geral) e capitalizar o investimento dispendido. Para além disso, a possível transmissão no canal das provas nas quais a equipa estaria presente seria um incremento na variedade da oferta da programação e um outro motivo de interesse para a adesão ao canal. Para quem está familiarizado com ciclismo, um esquema de negócio muito semelhante ao da Sky, com as devidas proporções, claro está!

Um orçamento entre 500k e 1M€ é actualmente suficiente para ter uma boa equipa à nível nacional e competitiva no estrangeiro, desde que haja critério em quem se contrata e nas condições dessas contratações. Não daria, claro, para estar na Volta a França ou numa grande prova internacional (bem, talvez na Vuelta), mas esse também não seria o objectivo principal. Quanto ao investimento, não é, na minha visão, de todo, um valor proibitivo e é realista, visto que a Tavira ganhou uma Volta a Portugal à bem pouco tempo com um orçamento de "apenas" 300K €.

Qual é a vossa opinião?