Voleibol Feminino 2024/2025

L1968

Hipóteses de sermos campeões mas não vai ser nada fácil.

MeteGelo

Citação de: RigidMan em 05 de Janeiro de 2025, 22:09
Citação de: MeteGelo em 05 de Janeiro de 2025, 18:55
Citação de: RigidMan em 05 de Janeiro de 2025, 18:31
Citação de: MeteGelo em 05 de Janeiro de 2025, 18:05
Citação de: RigidMan em 05 de Janeiro de 2025, 18:03
Citação de: MeteGelo em 05 de Janeiro de 2025, 17:59
Citação de: RigidMan em 05 de Janeiro de 2025, 17:58Acho que o Benfica tem um grave problema em serenar a cabeça e demonstrar espírito competitivo sempre que encontra um adversário que defende muito e bem e sobretudo que se agiganta emocionalmente (seja esse adversário mais ou menos competente). E isto não é uma crítica exclusiva ao vólei feminino, parece-me que isto é transversal a todas as modalidades, sejam elas masculinas ou femininas.

Nestes momentos, falta sempre capacidade de ser "operário", arregaçar as mangas, ir à luta e resgatar o ascendente emocional do outro lado... Ficam sempre bloqueadas, surpresas, sem capacidade de reacção imediata...

De toda a forma, a negra parece estar mais bem encaminhada, a ver vamos. 🙂
Basket à parte s.f.f.

Sim, sempre com as devidas excepções (embora não acompanhe o basket com tanta regularidade). 🙂
Mesmo no volei masculino temos tido boas equipas com boa atitude. Não dá é para ganhar sempre, por muito que queiramos...

Concordo, não penso de todo que se tenha de ganhar sempre, é uma impossibilidade lógica em qualquer desporto; creio é que, independentemente do resultado final, o que se pede é sempre atitude, entrega máxima e cabeça fria - coisas que muitas vezes faltam no Benfica.

E claro que entendo que a generalização que fiz é "perigosa" (como todas, de resto), até porque mesmo dentro das equipas do Benfica onde isto acontece mais regularmente, há também exemplos de bons jogos, com luta e entrega. Aliás, é também uma questão de perspectiva: hoje podemos olhar para o detalhe e criticar a equipa pela ausência de entrega e de cabeça nos dois sets, mas também podemos ver a globalidade e elogiar uma equipa que soube sair de uma situação emocional delicada e acabar vitoriosa... :)

Mas confesso que de facto continuo a ter a sensação de que estas quebras e ausências acontecem com bastante mais frequência do que deviam, daí o meu comentário inicial. 😉

Mas temos a vitória, portanto tudo está bem quando acaba bem 😅

Aparentemente as nossas jogadoras têm peso a mais. Saltam pouco. Não sei se, ao aproximarem-se da fase decisiva de atribuição do título, vão forçar os seus índices físicos treinando mais a força na impulsão ou se vão fazer um regime de alimentação mais adequado ou mais indicado para quem tem que estar numa condição física de excelência. No vólei peso a mais é um handicap destruidor...
A Malinverno + a Dapic têm tudo para serem um muro para as adeversárias face à altura que têm, sendo que a Dapic deve ter boa capacidade de salto porque é magra. Com 1,93 e a sua estrutura morfológica tem características para ser uma boa blocadora. No ataque há outras variáveis que determinam se é boa atacante ou não. Não conta apenas ter boa impulsão. Aguardo com expectativa, confesso.

Ok, faz todo o sentido o que mencionas sobre a questão do peso na questão da impulsão.

Creio já uns tempos largos ter lido ou ouvido qualquer coisa sobre o Benfica providenciar acompanhamento e aconselhamento nutricional aos seus atletas, portanto será de esperar que eles e elas saibam as rotinas alimentares que devem cumprir.

Mas pergunto (porque não percebo as dinâmicas do desporto) se, por exemplo (e sobretudo para as jogadoras/jogadores atacantes), menos peso corporal poderá influenciar negativamente a capacidade de dar peso e velocidade à bola no gesto de ataque - ou se essa capacidade provém exclusivamente do gesto técnico ser melhor ou pior? Obrigado!

RigidMan o que vou dizer a seguir decorre do senso comum e não deves tomar como um facto...
Todos nós pelo conhecimento que vamos adquirindo ao longo das nossas vidas, sabemos o nosso peso médio, em condições saudáveis.
A título de exemplo, o meu peso normal é entre os 69 e os 71 kg. Esta margem deve-se a maior ou menor actividade física, alterações alimentares mesmo que transitórias, factores emocionais, e outros factores externos que podem condicionar o peso dentro desta janela de aprox. 2 kg.
As atletas tal como nós sabem perfeitamente quando estão com peso a mais ou não...
Depois é manter o peso ideal para o desempenho da sua função.
Se tiverem que reduzir o peso e mantiverem o exercício específico do ginásio que os técnicos do Benfica proporcionam, facilmente atingem um bom compromisso entre peso ideal e força física necessária para ataques explosivos impulsões constantes sem comprometerem a necessária agilidade que mudanças de direcção bruscas requerem.
Agora, há aqui um vector que é essencial existir: profissionalismo...

Sem esta premissa, nada se faz.

Quero acreditar que são 100% profissionais para acautelarem todos os condicionalismos que presidem a um desempenho físico necessário (e mandatório no caso da sua profissão...).

RedStardust

Olá a todos os Benfiquistas e, sobretudo, aos amantes de Voleibol. É a minha primeira mensagem, apenas de apresentação, mas conto vir a contribuir para este Forum de forma regular, especialmente nesta secção de Voleibol Feminino.

Miguel1111

Citação de: RedStardust em 06 de Janeiro de 2025, 18:24Olá a todos os Benfiquistas e, sobretudo, aos amantes de Voleibol. É a minha primeira mensagem, apenas de apresentação, mas conto vir a contribuir para este Forum de forma regular, especialmente nesta secção de Voleibol Feminino.
bem vindo..nunca somos demais..

MeteGelo

Citação de: RedStardust em 06 de Janeiro de 2025, 18:24Olá a todos os Benfiquistas e, sobretudo, aos amantes de Voleibol. É a minha primeira mensagem, apenas de apresentação, mas conto vir a contribuir para este Forum de forma regular, especialmente nesta secção de Voleibol Feminino.

MeteGelo

A Dapic pode jogar amanhã contra a equipa da 'Chieri '76 Volleyball'?

katso

Citação de: MeteGelo em 06 de Janeiro de 2025, 19:46A Dapic pode jogar amanhã contra a equipa da 'Chieri '76 Volleyball'?
rodar amanhã,  domingo sim é que nos importa.

Se calhar até já pode jogar, não sei como funciona.....

RSG

Citação de: katso em 06 de Janeiro de 2025, 20:19
Citação de: MeteGelo em 06 de Janeiro de 2025, 19:46A Dapic pode jogar amanhã contra a equipa da 'Chieri '76 Volleyball'?

Atenção, malta!

C/ o CHIERI'76 o jogo é 4afa , às 18.00h,
não amanhã!

MeteGelo

Obrigado

MeteGelo

Citação de: RSG em 06 de Janeiro de 2025, 20:20

Citação de: RSG em 06 de Janeiro de 2025, 20:20

Atenção, malta!

C/ o CHIERI'76 o jogo é 4afa , às 18.00h,
não amanhã!

Ok obrigado pela correcção.

Andris

joao12soares

Mais uma sequência de jogos para testar bem esta equipa, Chieri, Clube K fora ainda por cima a eliminar e depois sporting em casa que nos poderá colocar em 1º.

Mikelito

É seguro meter 0-3 po Vero Volley contra o porto amanha?

MeteGelo

Citação de: Mikelito em 07 de Janeiro de 2025, 10:58É seguro meter 0-3 po Vero Volley contra o porto amanha?

Acho que sim mesmo sabendo que algumas jogadoras do Vero Volley vão jogar com os filhos ao colo e uma delas vai mudar as fraldas aos gémeos num side-out...

Mikelito

Citação de: MeteGelo em 07 de Janeiro de 2025, 11:02
Citação de: Mikelito em 07 de Janeiro de 2025, 10:58É seguro meter 0-3 po Vero Volley contra o porto amanha?

Acho que sim mesmo sabendo que algumas jogadoras do Vero Volley vão jogar com os filhos ao colo e uma delas vai mudar as fraldas aos gémeos num side-out...
Como assim?