Apitos Dourado e Final

alex_diabólico

Apito: Liga recebeu certidões sobre os processos e já pode agir disciplinarmente
[ 2007/03/28 | 12:05 ] Redacção MaisFutebol  Cláudia Rosenbusch
Artigos relacionados:
Apito: processo contra Pinto da Costa relativo à final da Taça arquivado
Apito Dourado: Ministério Público e arguidos recorrem para a Relação
Apito Dourado: houve seis acusações novas, restam 20 inquéritos
«Apito»: árbitros da Federação nomeados por dirigente que vai a julgamento
Apito Dourado: Valentim ilibado em apenas um caso de prevaricação
Apito Dourado: Valentim e mais 23 vão a julgamento A equipa de coordenação do processo «Apito Dourado» está a enviar a informação sobre todos os despachos de acusação e de arquivamento para a Liga Portuguesa de Futebol com vista à possível instauração de processos disciplinares aos visados.

De acordo com uma fonte ligada ao processo, as exigências de prova para efeitos disciplinares são diferentes das impostas no processo penal, pelo que até mesmo os despachos de arquivamento poderão ter interesse para a Liga, na medida em que podem atestar as «ligações perigosas» envolvendo dirigentes desportivos, árbitros e responsáveis da Federação.

As certidões já chegaram à Liga, que tem agora em mãos os instrumentos para poder agir disciplinarmente em relação aos vários processos. Caberá à Liga, após analisar as informações recolhidas, decidir se avança com processos disciplinares.

Entre as informações enviadas consta o arquivamento relativo ao jogo F.C. do Porto/União de Leiria, que envolvia Pinto da Costa, o ex-presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Pinto de Sousa, bem como o despacho de acusação referente ao jogo Boavista/ Estrela da Amadora, em que são acusados, entre outros, Valentim e João Loureiro.

Vamos ver o que vão fazer... ou seja, como se espera nada.

diogo32

ainda acreditam na justiça?

1entremilhoes

Eu acredito, isto visto de fora parece confuso mas aqui do lado de dentro nem tanto.
Não se esqueçam que os juizes e magistrados só aplicam as leis que foram aprovadas pela Assembleia da Republica, se estas são boas ou más não são os juizes e magistrados os culpados.

Amsterdam

Citação de: diabinho_in_love em 28 de Março de 2007, 11:09
Citação de: Amsterdam em 28 de Março de 2007, 11:05

és mesmo sensivél.... :'(

Todos os dias agora vens cá declarar-te a mim?  :coolsmiley: escolhe outro, pois já sou comprometido  :knuppel2:

Abraço  :)

é o que eu digo.....andas com a mania.... :coolsmiley: :coolsmiley: :coolsmiley:

;D ;D ;D

;)

mikedoom

O carece é que sejam aplicadas as leis... pinto da costa está livrar-se de um após o outro pela mesma maneira que à 30 anos tem vindo a construir a eqpuipa dos porcos, comprando tudo e todos com os "dinheiros da Colômbia"...Coagindo, ameaçando estorquindo e pelo andar da coisa não há nada nem ninguém que vá parar esta corja! Têm andado calado apenas porque tem estado a mexer cordelinhos e não tarda vem pavonear-se para os média!

diabinho_in_love

Citação de: Amsterdam em 28 de Março de 2007, 13:36

é o que eu digo.....andas com a mania.... :coolsmiley: :coolsmiley: :coolsmiley:

;D ;D ;D

;)

Como já tive oportunidade de falar contigo sobre certos assuntos, mas neste momento não sei se brincas, como imagino, ou se falas a serio faço-te estas perguntas:

1- Que achas que consegues com estas picardias: enervares-te, chateares-te com outros users ou simplesmente chatear os outros?

2- Porque não deixas os outros serem felizes como são? Será por não conseguires ser feliz como és?

3- Que conclusões vais chegar ou que assunto consegues debater com esta postura?»

Pensa nisto...e depois questiona-te se estás a agir em conformidade de um forum de benfiquistas que devem remar no mesmo sentido  ;)

Amsterdam

Citação de: diabinho_in_love em 28 de Março de 2007, 13:43
Citação de: Amsterdam em 28 de Março de 2007, 13:36

;D ;D ;D

;)

Como já tive oportunidade de falar contigo sobre certos assuntos, mas neste momento não sei se brincas, como imagino, ou se falas a serio faço-te estas perguntas:

1- Que achas que consegues com estas picardias: enervares-te, chateares-te com outros users ou simplesmente chatear os outros?

2- Porque não deixas os outros serem felizes como são? Será por não conseguires ser feliz como és?

3- Que conclusões vais chegar ou que assunto consegues debater com esta postura?»

Pensa nisto...e depois questiona-te se estás a agir em conformidade de um forum de benfiquistas que devem remar no mesmo sentido  ;)

definitivamente andas com a mania....

eu da minha parte nao vejo problemas na minha postura...

aliás além de ti e do teu amigo velocirabo nao me lembro de ter problemas com quem quer que seja....

...quanto `postura posso dizer-te o mesmo...já que andas sempre metido em discussoes..eu a mim nao me ves faze-lo....

Portanto nao me tentes dar o sermao ou vender a banha da cobra tentando inverter as coisas, porque quem te conhece sabe como és...

aliás nunca estive a brincar....sempre que tinha alguma coisa séria para te dizer enviava-te pm, porque acho que certas coisas devem ser ditas pessoalmente...

Tu escolheste vir para aqui armar-te, tentando fazer passar uma mensagem que nao corrsponde à verdade, logo aii posso medir o teu nivél.....

às tuas perguntas nem vou responder por serem fruto da tua imaginacao e serem jogadas baixas....

como te disse...mais vezes stás tu envolvido em picardias do que eu com excepcao dos já referidos....

Nao te esqueças nunca que quando andavam toddos a cair-te em cima falei contigo por pm...pelos vistos naa mereci o mesmo respeito da tua parte....
só sei que te andas a esticar e de alguns tempos para cá tens um bocado a mania....

e fico-me por aqui para nao me chatear.... :)

diabinho_in_love

Enfim...Meu Deus perdoa-lhes que eles não sabem o que dizem, muito menos o que fazem...Dí-me paciencia

user AMESTERDAM: agradeço que páres de enviar PMs provocatorias e insolentes, onde apesar do desrespeito contante, não as vou utilizar como trunfo...aprende que a vida não é um forum...tem algo mais

Amsterdam

Citação de: diabinho_in_love em 28 de Março de 2007, 14:16
Enfim...Meu Deus perdoa-lhes que eles não sabem o que dizem, muito menos o que fazem...Dí-me paciencia

sim diabinho...sim miudo...

a mim sempre me ensinaram a nao comecar o que nao se consegue acabar.....

a partir de agora conheco-te como um alguém cinico....

vá lá que nunca apago as pms que me mandam e tenho lá umas boas enviadas por ti....

e da minha parte a discussao publica está encerrada porque eu venho para aqui para passar bons momentos e nao para estar a levar com infantilidades.... :)

diabinho_in_love

Juiz nomeado para o escaldante clássico de domingo, às 20h15, pode ter praticado o crime de corrupção passiva para acto ilícito.

O árbitro Pedro Proença é suspeito no 'Apito Dourado' de ter praticado o crime de corrupção passiva para acto ilícito e de falsificação de documento, agravado pela circunstância de ser cometido por funcionário. Estes crimes têm umamoldura penal superior ao do crime de corrupção para acto desportivo, que é de quatro anos, sendo o mais grave punível com oito anos.

O inquérito que envolve Proença na condição de suspeito é uma das certidões extraídas da investigação inicial e que foram enviadas pelo procurador de Gondomar Carlos Teixeira para o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP). Agora, porém, encontra-se nas mãos de Maria José Morgado que, soube o CM, tenciona terminar a investigação até Junho próximo, tal como a de todos os casos de corrupção para acto desportivo.

Pedro Proença é suspeito num inquérito que, tal como dezenas de outros envolvendo árbitros, visa a investigação de eventuais manipulações nas classificações destes.

Os elementos de prova recolhidos pelo Ministério Público durante a investigação inicial do 'Apito Dourado' indiciaram que as classificações eram viciadas e que Pinto de Sousa, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, era o pivô do esquema. Falava com os presidentes dos conselhos de arbitragem de diversos distritos antes de tomar qualquer decisão sobre quem subia ou descia de categoria cabando por prevalecer os interesses das associações distritais e regionais em vez da qualidade individual de cada árbitro.

Para lá do caso das classificações, Pedro Proença é também investigado pela final da Supertaça de 2002/2003, que opôs o FC Porto à União de Leiria. Os dragões venceram a partida por 1-0. Pinto da Costa foi inquirido por este jogo em que terá indicado o nome de Proença a Pinto de Sousa para o jogo em causa. A sua 'sugestão' foi aceite, mas Pinto da Costa viria a declarar ao Ministério Público não gostar deste árbitro que, aliás, acusou de ter prejudicado a sua equipa nesse jogo.

O CM tentou contactar Pedro Proença, mas não foi possível por este se encontrar emMalta, onde dirige hoje o embate comos gregos.

"TODOS ESTÃO APTOS A ARBITRAR"

Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, está em Dublin como observador do jogo que se realiza hoje entre a República da Irlanda e as Eslováquia, a contar para a fase de qualificação para o Euro'2008 relativo ao Grupo D.

O ex-árbitro internacional não comenta os critérios que presidem às nomeações para os jogos da Liga mas sempre foi avisando que para a actual comissão todos os árbitros podem apitar todos os jogos: "Para a comissão de arbitragem não há árbitros de Lisboa, do Porto, de Setúbal ou seja de onde for. Para esta comissão de arbitragem há árbitros de Portugal e todos estão aptos a arbitrar. Por isso, todos os árbitros podem fazer todos os jogos."

Nome: Pedro Proença Oliveira Alves Garcia

Naturalidade: Lisboa

Data de Nascimento: 3/11/1970 (36 anos).

Profissão: Director Financeiro

- Pedro Proença pertence à Associação de Futebol de Lisboa, tendo-se estreado como árbitro na temporada de 1988/1989. É árbitro internacional desde a época de 2002/2003.

- Já este ano dirigiu o clássico Sporting-FC Porto (7.ª jornada) que terminou com o empate a uma bola.

Corrosivo

Neste país não há limites para a falta de vergonha

diabinho_in_love

Citação de: Corrosivo em 28 de Março de 2007, 14:52

não vês o major, corrupto dos maiores, e vem dar entrevistas em directo com uma cara de pau medonha

Strata

Citação de: diabinho_in_love em 28 de Março de 2007, 14:54

não vês o major, corrupto dos maiores, e vem dar entrevistas em directo com uma cara de pau medonha

Ai foi o major que foi entrevistado na última semana na RTP?!?!  ???

É que pareceu-me ao contrário, que ele é que era o entrevistador.  :angel:

diabinho_in_love

Citação de: Strata em 28 de Março de 2007, 14:56

isso tb é verdade...mas aquilo começou-me a meter tanto nojo que a meio mudei de canal e foi-me embora, pois acho vergonha demais um canal ter audiencias com um corrupto

Corrosivo

Citação de: Strata em 28 de Março de 2007, 14:56

é como no tribunal, ele parece mais o juiz que o acusado