Cargo de Treinador

Redady

QUESTÃO DO TREINADOR DO BENFICA PASSA POR REORGANIZAÇÃO TOTAL DO FUTEBOL ENCARNADO
Com perfil já traçado dúvida permanece apenas entre Queirós ou italiano
Por José Manuel Delgado

Aépoca de 2008/09 vai ser trabalhada em termos muito diferentes do que tem sido a prática, até agora, na Luz. Luís Filipe Vieira tem vindo a juntar as peças de um puzzle que está estudado para dar um tipo de estabilidade que vá para além de conquistas pontuais. Rui Costa é peça-chave de todo o processo e o treinador a contratar já se encaixará na nova filosofia...

Carlos Queirós tem fortes possibilidades de vir a ser o próximo treinador do Benfica. Porém, a pista italiana não pode ser descurada, atendendo ao conhecimento profundo que Rui Costa tem dos méritos e deméritos da generalidade dos técnicos transalpinos. Mas a questão do perfil do treinador insere-se numa lógica de mudança que deverá, sobretudo, dotar os encarnados de maior segurança na política de aquisições. Estas, embora a opinião de cada técnico seja levada em conta, passarão a depender de uma estrutura de análise e prospecção, com know-how e meios para filtrar quem deve vestir a camisola do Benfica.

É esse o caminho que os encarnados vão trilhar, para evitar dois tipos de males: o primeiro tem a ver com o escasso conhecimento sobre alguns dos jogadores que chegam; o segundo com o poder exagerado atribuído a cada treinador na política de contratações.

Nova fórmula

Segundo o plano que vai ser posto em prática na próxima época, cada treinador que chegar ao Benfica não trará os «seus» jogadores — e quem não se recorda de vários exemplos que deram mau resultado... — da mesma forma que não se fará acompanhar de equipas técnicas completas: um adjunto ou um preparador físico ainda serão admissíveis; os restantes postos da equipa técnica serão ocupados por gente da «casa», capaz de dotar o futebol benfiquista da coerência que lhe tem faltado.

A entrada em jogo, desta feita fora do campo, de Rui Costa, vai ser decisiva, já que o maestro acumulou uma experiência ao mais alto nível de que o Benfica deverá beneficiar. Do ponto de vista de organização, estruturação e aplicação de novas tecnologias, Rui Costa é um dos ases do baralho encarnado.

Quando Luís Filipe Vieira decidiu não preencher, após a saída de José Veiga, o lugar de director desportivo, já estava a pensar em Rui Costa para esse posto, numa perspectiva até mais abrangente de o 10 poder vir a ser, mais ano, menos ano, presidente do Benfica. Essa foi a razão profunda que levou Vieira a arcar com a responsabilidade do futebol, chamando para o auxiliar — na sequência de um injusto e inexplicável sentimento anti-Fernando Santos que se apossou dos adeptos encarnados e teve manifestações públicas nos jogos que o Benfica disputou com o FC Copenhaga e o Leixões e esteve na base da sua saída — um técnico em quem confiava sem restrições, José Antonio Camacho. Porém, o técnico de Cieza não conseguiu produzir aquilo que dele era esperado, batendo com a porta numa altura crítica da época. Pode dizer-se que a aposta, de médio prazo, feita por Luís Filipe Vieira em Rui Costa acabou por trazer prejuízos à imagem do presidente do Benfica, que está, entretanto, a preparar caminho para que na próxima época possa delegar, sem sobressaltos, a gestão do futebol.

Carlos Queirós

Carlos Queirós é o português mais bem cotado na «casa encarnada» para assumir o lugar de treinador na próxima época. Várias circunstâncias concorrem em favor do actuar lugar-tenente de Sir Alex Ferguson: Queirós está há vários anos num «clube de ponta» do Mundo, dominando matérias multidisciplinares que podem ser de enorme utilidade para a renovação benfiquista; tem a experiência acumulada de treinar um colosso europeu, o Real Madrid, onde o tempo acabou por dar-lhe razão; conhece o futebol português e percebe bem as dificuldades por que tem passado o Benfica nos últimos anos. A todas estas valências acresce uma mais, já que Carlos Queirós tem uma óptima relação com Rui Costa, que treinou nas várias selecções nacionais e com quem foi campeão do Mundo de sub-20 em Lisboa/91.

São, pois, muitas e fortes as razões que podem fazer com que Carlos Queirós troque Old Trafford pela Luz, sabendo-se até que sir Alex Ferguson não tem quaisquer planos para uma reforma a curto prazo que pudesse colocar Carlos Queirós no driving seat dos red devils. Haverá sempre a questão de uma possível indemnização a pagar por Queirós ao Manchester United. Porém, atendendo às excelentes relações que o professor mantém com o clube inglês essa questão tem condições de não vir a constituir obstáculo intransponível.

Por outro lado, fora de Portugal desde que deixou o Sporting há 12 anos, Queirós verá com bons olhos o regresso a casa, desde que possa contar com um projecto ambicioso e credível para levar por diante.

Bella Italia

Mas falar do senhor que se segue na Luz sem ponderar devidamente a possibilidade de este vir de Itália é só estar a ver uma parte do filme. Rui Costa passou mais de uma década entre Florença e Milão, conhece muitíssimo bem a forma de trabalhar dos clubes italianos, sabe da importância do rigor táctico no futebol moderno de que os transalpinos, actuais campeões do Mundo, são expoente máximo e tem contacto directo com alguns técnicos que podem servir ao Benfica, clube que, aliás, conheceu as delícias do título em 2005 sob o comando de Giovanni Trapatoni.

Alberto Malesani, actual treinador do Empoli, com quem Rui Costa trabalhou na Fiorentina há dez anos, tem sido um dos nomes mais citados. Malesani, que levou o Parma à conquista da Taça UEFA, faz parte de um grupo de técnicos onde também se encontram Alberto Zacheroni e Fatih Terim (seleccionador turco que treinou Rui Costa na Fiorentina e depois esteve na base da transferência do maestro para o AC Milan). Outro dos treinadores que Rui Costa conhece bem de Florença é Cláudio Ranieri, mas com o excelente trabalho que está a desenvolver na Juve, o homem que José Mourinho foi substituir no Chelsea deverá estar inacessível ao Benfica.

O novo Benfica

Por enquanto, embora não se imiscua nas decisões da época em curso, Rui Costa vai dando contributos decisivos na planificação de 2008/09, corporizando o desejo de mudança de estruturas que Luís Filipe Vieira quer para o futebol encarnado. Vieira pretende, de agora em diante, aplicar ao futebol a mesma fórmula de rigor e método que lhe permitiu sanear as finanças encarnadas e colocar o Benfica entre os clubes com mais receitas no Mundo, isto apesar de em Portugal os proventos televisivos serem absolutamente desprezíveis quando comparados com os de Espanha, França, Itália, Alemanha ou Inglaterra.

Mais do que verdadeiramente mandar no futebol — algo a que só a vontade de dar tempo a Rui Costa o levou a fazer — Luís Filipe Vieira está a dar passos para que o clube passe a ter estruturas estáveis e constantes, que vão para lá da felicidade na escolha do treinador ou da descoberta de um diamante por lapidar em qualquer parte do Mundo.

O Delgado sabe muito do Benfica, sim senhor! ::)

nandao

Citação de: Redady em 21 de Março de 2008, 10:28

De realçar o ponto D, importantíssimo.

Tem de acabar de vez isso, não tem cabimento nenhum andar a gastar milhões de euros porque treinador X quer este, depois vem o treinador Y e já não quer os jogadores do treinador X, então pede mais à direcção.
Isto dá cabo de um plantel e das finanças de um clube.

Quem contrata os jogadores é a prospecção em consonância com o treinador que estiver no Benfica, quer quer, não quer, vem outro escolhido sempre pela prospecção. Pode existir um caso ou outro pontual que o treinador exija um jogador ou dois, tudo bem, mas acabar de vez com  a quantidade de jogadores medíocres que têm vindo todos os anos.

E qual for que seja o treinador que vier, que seja para apostar nele no mínimo por 5 anos.

Califas

lol redady, no fim da pagina nao tem publicidade para o kit socio ?
uma coisa é certa, esse Delgado fara parte da proxima direcçao a seguir às eleiçoes...

quem me dera acreditar nestas noticias, mas a propaganda é tao evidente que nem deixa esperanças.. pelo menos ficamos a saber que por lenços em 2 jogos pelos adeptos o presidente, desiludido pelos adeptos, despediu Fernando Santos... RIDICULO !!

nandao

Mourinho
Wenger
Ancelotti
Juande Ramos
Louis Van Gaal

As minhas escolhas, se fosse presidente do Benfica.

Mas a não vir nenhum destes, prefiro o Queiróz que um Italiano de 2ª linha como o Alberto Zaccheroni ou Malesani!

Victi

Citação de: nandao em 21 de Março de 2008, 10:55
Mourinho
Wenger
Ancelotti
Juande Ramos
Louis Van Gaal

As minhas escolhas, se fosse presidente do Benfica.

Mas a não vir nenhum destes, prefiro o Queiróz que um Italiano de 2ª linha como o Alberto Zaccheroni ou Malesani!
Um pouco exigente para o Benfica. 3 (Wenger, Ancelotti e Juande Ramos) estao bem empregados. Principalmente os primeiros 2 que estao em grandes equipas mundias, por isso mesmo nao acredito na vinda deles. O Juande Ramos nao ta num grande clube ao nivel mundial, mas ta num bom clube onde ganha bastante dinheiro. Agora os outros penso que seriam possiveis opçoes. Principalmente o van Gaal, agora o Mourinho tenho esperança que venha, mas parece-me quase impossivel.

Diablo

Dentro dos impossíveis, o Wenger é mais impossível que o Mourinho

Preacher

É preciso um treinador que parta a loiça toda. Com paninhos quentes e amizades não vamos a lado nenhum. É preciso competência, trabalho e vontade de trabalhar.

Victi

Citação de: ¹Diablo em 21 de Março de 2008, 11:21
Dentro dos impossíveis, o Wenger é mais impossível que o Mourinho
É obvio. O Wenger esta neste momento a treinar um grande clube e nao estou a ver o Arsenal a demiti-lo ou ele pedir a demissao.

Obvio que o Mourinho tambem esta no lote dos impossiveis, mas mesmo assim mais possivel que o Wenger. Pessoalmente preferia 1000 vezes o Mourinho ao Wenger

Redady

Citação de: Califas em 21 de Março de 2008, 10:44
lol redady, no fim da pagina nao tem publicidade para o kit socio ?
uma coisa é certa, esse Delgado fara parte da proxima direcçao a seguir às eleiçoes...

quem me dera acreditar nestas noticias, mas a propaganda é tao evidente que nem deixa esperanças.. pelo menos ficamos a saber que por lenços em 2 jogos pelos adeptos o presidente, desiludido pelos adeptos, despediu Fernando Santos... RIDICULO !!

Vai ao tópico do Presidente, e vê o parágrafo final da crónica do Silvio Cervain, vou postar aqui

«(...)A época do Benfica decide-se em quatro dias, deslocação ao Bessa para o campeonato e a Alvalade para a Taça. Duas vitórias e salvamos os mínimos.

Irrita-me ver tanta pseudoprogramação, tanta perspectiva de futuro, tanta projecção da próxima época quando este ano tem tantos e tão importantes desafios para vencer. O nosso futuro é agora e no campo a ganhar jogos, não é nos jornais a comprar treinadores

Silvio Cervain

Porrada valente! :2funny:

Red Bullet

Citação de: sempei em 21 de Março de 2008, 02:44
Citação de: Red Bullet em 21 de Março de 2008, 01:36
Citação de: Olho de Aguia em 21 de Março de 2008, 01:05
Isto esta ao rubro e eu so peco que uma luz divina, de serenidade e sanidade mental a quem decide no Benfica para fazer a escolha acertada.

Por mim, confesso que nao tenho varinhas de condao e que nao advinho as coisas.

Porem, penso e analiso as coisas sempre procurando o possivel, para crescer com os pes assentes no chao e paulatinamente.

Ha porem outros que da mesma forma, legitimamente. Prescindem, da fase sempre "chata" de pensar, de estruturar ideias e conceitos, de analisar os pros e os contras e preferem, como eles dizem pensar grande. Por mim acho que partem, dos sonhos para chegar a realidade, sonham muito e antes, para depois proporem craques, Deuses, Homens providenciais. E isso nao existe! Faz-se!

Sonham com o Mourinho. Quando la esteve...

Sonham com o Queiroz, sem perceberem exactamente o seu valor...

Sonham, sonham e continuam a sonhar

A realidade esta dentro de portas. O Benfica esta em ferida. Precisa de um tempo e de alguem que lhe possa lamber as feridas. Para isso e importante que goste do clube.

O Benfica tem um passado, que ninguem esquece, nem quer esquecer, senao nao era Benfiquista. Era dum clube do Norte.

Passo com isto a dar realce ao Sr. Humerto Coelho. Corajoso. Quer dar a cara. Assume que tem "colh***".

Nao vira daqui mal. Certamente!

Amanha ja era treinador. Nao hesitava!

Nao quero profissionais como o J. Ribeiro. Que hoje estao aqui, mas amanha cospem no clube! Chega! Prefiro mil vezes o Leo!

Acima de tudo o Glorioso precisa de quem goste dele. Quem o ame! Quem sofra por ele e com ele! No fundo, que sinta o clube! O HOMEM DO MOMENTO CHAMA-SE HUMBERTO COELHO.

Que a entidade divina ilumine o Sr. LFV.

Terrivel sera perceber que relacao tera com Rui Costa.

O Sr. LFV, ate agora tera feito muitas coisas bem no plano economico-financeiro, porem desportivamente e uma nulidade e pode deixar tudo a perder.

Desta decisao, dependera a sua reeleicao. O voto dos Benfiquistas.

Para outro cargo dentro do clube, SIM, para treinador, nem pensar. Já me cansei do sofredor Santolas, por favor, mais um n!
Um treinador que estava à mais de um ano sem perder e que nos pôs a jogar um dos "futebóis" mais bonitos dos últimos anos. Realmente cansa.....

Humberto Coelho a treinador! O último homem que pôs a selecção a jogar realmente a sério.
Relativamente a Santolas, o q ele conseguiu realmente foi destruir um sistema de jogo q estava implantado no clube à anos, liquidando as nossas alas (maldito merdangulo!!!) q agora são a miséria q está  à vista de todos nós, têm de ser reconstruidas quase do zero. Obrigadinho Santolas!!!!
Relativamente a Humberto, respeito o trabalho q teve na selecção nacional, embora reconheça uma certa "caga" que teve no euro-2004, qdo ele se recusava a jogar com avançados centro (ridículo) e q só avançou para tal, qdo em vésperas do jogo de abertura (inglaterra), teve uma vaga de lesionados q o obrigaram a isso. A partir dai perdeu o medo.

Red Bullet

Citação de: Califas em 21 de Março de 2008, 09:59
Citação de: lonstrup em 21 de Março de 2008, 09:50
Para mim,

Louis Van Gaal é o homem certo, no momento certo!

Bynia, Adu, Di Maria, Bastos, Carvalhas, Sepsi e até Nélson iam aprender e evoluir bastante.

É importante que o treinador que venha não ganhe somente, mas que faça também os nossos jogadores evoluirem, aprender.
também é o meu preferido, seguido por Peseiro, escolha menos consensual...
mas parece-me mesmo que vamos ter um treinador italiano, que é para dormir a sesta durante os jogos do Benfica...
Talvez, mas quando levantares o caneco, vais sorrir com todos os dentes. Pr'a puta q pariu mais as vitorias morais, ou as exibições de luxo com belissimas derrotas no fim do jogo. Futebol Italiano é q é. Se gostas de vitorias morais o estádio das osgas é aqui ao lado!

Califas

Citação de: Red Bullet em 21 de Março de 2008, 11:52
Para mim,

Bynia, Adu, Di Maria, Bastos, Carvalhas, Sepsi e até Nélson iam aprender e evoluir bastante.

É importante que o treinador que venha não ganhe somente, mas que faça também os nossos jogadores evoluirem, aprender.
mas parece-me mesmo que vamos ter um treinador italiano, que é para dormir a sesta durante os jogos do Benfica...
Talvez, mas quando levantares o caneco, vais sorrir com todos os dentes. Pr'a puta q pariu mais as vitorias morais, ou as exibições de luxo com belissimas derrotas no fim do jogo. Futebol Italiano é q é. Se gostas de vitorias morais o estádio das osgas é aqui ao lado!
a nivel de pontos estamos a fazer uma época à Trapattoni, infelizmente os outros nao estao tao mal este ano...

Rendufas

O queiroz parece-me bem. Além de todos os méritos como formador de jogadores, agora também está a aprender a ganhar.

Além disso, o Benfica tem trabalhar para o presente, mas sobretudo para o futuro. Quero dizer que gostei muito de ser campeão com o trappatoni, mas a verdade, é que de trabalho para o futuro, ele deixou zero. Espremeu, espremeu, e os que vieram a seguir...

Miguel Victor, Romeu Ribeiro, Filipe Bastos, André Carvalhas, Adu, Di Maria, precisam de alguém que aposte neles, e que os ajude a evoluir. Claro que isso terá de acontecer a pouco e pouco, e numa mescla com jogadores experientes, de qualidade acima da média....

Tacuary

Para mim,

Gostei do que falaste no fim, e estou de acordo contigo em absoluto...mas Italiano?

Que treinador italiano vês sem ser o Malesani?...O Zaccheroni  :estrelas:...O Lippi  :smitten:...

Red Bullet

Citação de: Califas em 21 de Março de 2008, 11:53
Para mim,

a nivel de pontos estamos a fazer uma época à Trapattoni, infelizmente os outros nao estao tao mal este ano...
A maneira como o dizes, parece q ficaste tristíssimo com o caneco do Trap.