Nuno Gomes

Avançado, 49 anos,
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1997-2000, 2002-2011), 398 jogos (27626 minutos), 166 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (3)

pcnunes

Citação de: FreddyAduFan em 14 de Agosto de 2008, 10:53
nao tenho nada contra o nuno gomes, mas que falha golos incriveis isso toda a gente sabe. Mas tenho pena, foi um simbolo do benfica durante muito tempo, e eu fui dos que ficaram muito contentes quando ele voltou ao glorioso. Nunca mais foi o mesmo, mas pronto. Mas como dizia, tenho pena porque claramente nao tem espaco neste plantel, e vai jogar muito pouco se ficar.
tens toda a razão...e nessas alturas só me apetece cortar-lhe o cabelo à chapada >:(

Elvecchio

Citação de: pcnunes em 14 de Agosto de 2008, 10:46
Citação de: Elvecchio em 14 de Agosto de 2008, 10:43
Citação de: pcnunes em 14 de Agosto de 2008, 10:37
Citação de: Elvecchio em 14 de Agosto de 2008, 10:21
Citação de: Louco por ti em 14 de Agosto de 2008, 09:47
O que eu acho piada é que só olham ao nº de golos marcados!

É importante, sem duvida. Mas também é importante perceber como é que Nuno Gomes contribuiu ao longo destes anos de Benfica para o futebol do Benfica.

Ele contribuiu com os seus golos, com o seu talento para jogar em equipa e produzir em equipa, com a sua garra e capacidade de luta, que reconheço já não ser a mesma de outros anos, mas que pela sua experiencia e carisma poderá ser-nos bastante util.

Eu não me esqueço que vi ao vivo muitos jogos do Benfica, em que Nuno gomes foi o que mais correu, foi o que mais jogou e fez jogar, tendo contribuido para muitas vitórias, ora com golos, ora com movimentações, jogadas e suor.

Eu sei que as últimas duas épocas foram mais fracas em termos de produtividade, mas o ano passado quem é que rendeu, e de que valeu esse rendimento, quando fizemos uma das piores épocas de sempre da nossa história?

Eu não me esqueço das performances do Nuno ao serviço do Benfica e da selecção, não sendo um jogador de excepção, é sem duvida um bom jogador, encarna o benfiquismo e a mistica do clube, é carismático no balneário do Benfica e da selecção, e a sua experiencia ainda nos pode ser muito util.

Logo não percebo o bota abaixo.

A questão dos golos marcados prende-se unica e exclusivamente com 2 coisas.

A primeira é que após anos de discussão, sobre qual seria a posição dele em campo (Discutia-se se era um "9", um 9,5", um "10" ou outro numero qualquer) o próprio jogador afirmou este ano numa entrevista que era um goleador. A partir desse momento penso que a bitola mais importante que existe para se poder fazer uma avaliação séria é o numero de golos que marca ... ou não.
A segunda é que quem o defende, utiliza muito um argumento girissimo: "Está na lista dos 10 melhores marcadores de sempre do clube." Ora bem, eu dei-me ao trabalho de consultar essa lista e constatei duas coisas. Nessa referida lista só constam avançados, (o que se compreende já que são estes os que mais possibilidades têm de marcar) e só nove jogadores nessa posição têm tantas ou mais épocas ao serviço do clube que ele! Isto remete-nos para a conhecida historia do copo que está quase vazio ou que está mal cheio. Ha quem tenha uma visão optimista e afirme que ele está na lista dos 10 melhores marcadores de sempre e há quem olhe para essa mesma lista e afirme que ele aparece em 10º lugar porque só há 10 jogadores nessas condições!!! Por isso ele é o ultimo!!!
Eu não vejo a questão de nenhuma destas formas. Prefiro a média de golos apontados AO SERVIÇO DO BENFICA. É mais justo para Eusébio ou Néné que até estão á frente do Nuno Gomes nessa lista, e ao mesmo tempo mais justo para Filipovic, Magnusson, ou Van Hoijdoonk que não aparecem na tal lista mas que foram maginficos pontas de lança INCOMPARAVELMENTE MUITO SUPERIORES ao Nuno Gomes e dos quais tenho muitas saudades.

Não comento o resto do teu post, porque a argumentação que utilizas assenta apenas e só na tua opinião e gosto pessoal e nalguns casos em factores abstractos e sobrenaturais. Eu respeito mas não concordo.

tenta comparar o n.º de assistências que o Nuno tem com os outros avançados dessa lista. ;)

Como sabes, é praticamente impossivel conseguir uma lista de assistências ou uma comparação de assistências entre o NG e os outros. Não me leves a mal mas para alem de muito insuficiente para contrariar os FACTOS que postei, o teu comentário é "intelectualmente desonesto"  O0
intelectualmente desonesto? :o

mas toda a gente sabe que a valia do Nuno Gomes não se reduz apenas a marcar golos, mas ao que joga e faz jogar. E no faz jogar incluem-se as assistências, em que ele costuma ser bom, tanto na selecção como no Benfica.

desculpa que te diga, mas analisar a mais valia ou não do Nuno Gomes apenas pelo número de golos marcados é que é, intelectualmente desonesto.

Toda a gente não! Não metas toda a gente no mesmo saco. Depois falas na selecção ... Tens que aceitar que ha pessoas como eu que se estão nas tintas para a selecção e para aquilo que ele faz ou não na selecção. Por fim não alteres a ordem cronológica das coisas. Penso que o meu post inicial é muito claro sobre a questão dos golos. Fiz referência aos golos para desmistificar um argumento de quem o defende, que consiste na célebre lista dos 10 melhores marcadores. Não sou eu que constantemente falo nessa lista e se agora o fiz foi apenas para lembrar que ele está em 10º lugar numa lista tem precisamente 10 jogadores (Na mesma posição) com tantas ou mais épocas de Benfica. Está em ultimo lugar!

Eu analiso qualquer jogador num todo. E neste momento até te digo mais: Já nem analiso os golos que marca ou falha ou as assistências que faz ou não faz. Analiso uma coisa que me parece mais grave: O "esconder-se" do jogo e com isto coloca em "xeque" os seus colegas! É uma postura pouco séria para com o clube, para com os seus treinadores, colegas, sócios e adeptos.

pcnunes

Citação de: Elvecchio em 14 de Agosto de 2008, 10:57
Citação de: pcnunes em 14 de Agosto de 2008, 10:46
Citação de: Elvecchio em 14 de Agosto de 2008, 10:43
Citação de: pcnunes em 14 de Agosto de 2008, 10:37
Citação de: Elvecchio em 14 de Agosto de 2008, 10:21

É importante, sem duvida. Mas também é importante perceber como é que Nuno Gomes contribuiu ao longo destes anos de Benfica para o futebol do Benfica.

Ele contribuiu com os seus golos, com o seu talento para jogar em equipa e produzir em equipa, com a sua garra e capacidade de luta, que reconheço já não ser a mesma de outros anos, mas que pela sua experiencia e carisma poderá ser-nos bastante util.

Eu não me esqueço que vi ao vivo muitos jogos do Benfica, em que Nuno gomes foi o que mais correu, foi o que mais jogou e fez jogar, tendo contribuido para muitas vitórias, ora com golos, ora com movimentações, jogadas e suor.

Eu sei que as últimas duas épocas foram mais fracas em termos de produtividade, mas o ano passado quem é que rendeu, e de que valeu esse rendimento, quando fizemos uma das piores épocas de sempre da nossa história?

Eu não me esqueço das performances do Nuno ao serviço do Benfica e da selecção, não sendo um jogador de excepção, é sem duvida um bom jogador, encarna o benfiquismo e a mistica do clube, é carismático no balneário do Benfica e da selecção, e a sua experiencia ainda nos pode ser muito util.

Logo não percebo o bota abaixo.

A questão dos golos marcados prende-se unica e exclusivamente com 2 coisas.

A primeira é que após anos de discussão, sobre qual seria a posição dele em campo (Discutia-se se era um "9", um 9,5", um "10" ou outro numero qualquer) o próprio jogador afirmou este ano numa entrevista que era um goleador. A partir desse momento penso que a bitola mais importante que existe para se poder fazer uma avaliação séria é o numero de golos que marca ... ou não.
A segunda é que quem o defende, utiliza muito um argumento girissimo: "Está na lista dos 10 melhores marcadores de sempre do clube." Ora bem, eu dei-me ao trabalho de consultar essa lista e constatei duas coisas. Nessa referida lista só constam avançados, (o que se compreende já que são estes os que mais possibilidades têm de marcar) e só nove jogadores nessa posição têm tantas ou mais épocas ao serviço do clube que ele! Isto remete-nos para a conhecida historia do copo que está quase vazio ou que está mal cheio. Ha quem tenha uma visão optimista e afirme que ele está na lista dos 10 melhores marcadores de sempre e há quem olhe para essa mesma lista e afirme que ele aparece em 10º lugar porque só há 10 jogadores nessas condições!!! Por isso ele é o ultimo!!!
Eu não vejo a questão de nenhuma destas formas. Prefiro a média de golos apontados AO SERVIÇO DO BENFICA. É mais justo para Eusébio ou Néné que até estão á frente do Nuno Gomes nessa lista, e ao mesmo tempo mais justo para Filipovic, Magnusson, ou Van Hoijdoonk que não aparecem na tal lista mas que foram maginficos pontas de lança INCOMPARAVELMENTE MUITO SUPERIORES ao Nuno Gomes e dos quais tenho muitas saudades.

Não comento o resto do teu post, porque a argumentação que utilizas assenta apenas e só na tua opinião e gosto pessoal e nalguns casos em factores abstractos e sobrenaturais. Eu respeito mas não concordo.

tenta comparar o n.º de assistências que o Nuno tem com os outros avançados dessa lista. ;)

Como sabes, é praticamente impossivel conseguir uma lista de assistências ou uma comparação de assistências entre o NG e os outros. Não me leves a mal mas para alem de muito insuficiente para contrariar os FACTOS que postei, o teu comentário é "intelectualmente desonesto"  O0
intelectualmente desonesto? :o

mas toda a gente sabe que a valia do Nuno Gomes não se reduz apenas a marcar golos, mas ao que joga e faz jogar. E no faz jogar incluem-se as assistências, em que ele costuma ser bom, tanto na selecção como no Benfica.

desculpa que te diga, mas analisar a mais valia ou não do Nuno Gomes apenas pelo número de golos marcados é que é, intelectualmente desonesto.

Toda a gente não! Não metas toda a gente no mesmo saco. Depois falas na selecção ... Tens que aceitar que ha pessoas como eu que se estão nas tintas para a selecção e para aquilo que ele faz ou não na selecção. Por fim não alteres a ordem cronológica das coisas. Penso que o meu post inicial é muito claro sobre a questão dos golos. Fiz referência aos golos para desmistificar um argumento de quem o defende, que consiste na célebre lista dos 10 melhores marcadores. Não sou eu que constantemente falo nessa lista e se agora o fiz foi apenas para lembrar que ele está em 10º lugar numa lista tem precisamente 10 jogadores (Na mesma posição) com tantas ou mais épocas de Benfica. Está em ultimo lugar!

Eu analiso qualquer jogador num todo. E neste momento até te digo mais: Já nem analiso os golos que marca ou falha ou as assistências que faz ou não faz. Analiso uma coisa que me parece mais grave: O "esconder-se" do jogo e com isto coloca em "xeque" os seus colegas! É uma postura pouco séria para com o clube, para com os seus treinadores, colegas, sócios e adeptos.

Pela minha parte e face aos constantes apupos de que é alvo, muito se expõe o Nuno. Acredito que, o modo como cada pessoa olha o modo como o Nuno joga tem a ver com a ideia que tem dele e sobre a utilidade e mais valia que acha que ele constitui para a equipa. Eu vejo a Nuno sempre a lutar a pressionar, ainda que no seu estilo um tanto ou quanto desengonçado, mas sem nunca virar a cara à luta,mesmo quando as coisas não lhe estão a correr bem.

Vejo o Nuno a procurar constantemente o entendimento com os colegas, seja através de desmarcações, seja através de triangulações...

Ele é útil, na minha opinião. Como é óbvio, neste momento deve ficar no banco porque a titular está um Senhor de seu nome Cardozo quye tem um pé esquerdo que é algo de soberbo.

CelsoMedeiros

vai estagiar para OLHEIRO...na proxima epoca arruma as botas e entra em funções...essa é a nova filosofia do LFV...dar cargos a ex jogadores

Notguilty

10 golos esta época!  :cool2:

alex_diabólico

Citação de: not_guilty em 14 de Agosto de 2008, 12:21

Os treinos vão dar para tanto... ;D ;D

Mais a sério, oxalá que sim, é o minimo que se exige de um jogador com a fama que tem...

ricsalva

Citação de: not_guilty em 14 de Agosto de 2008, 12:21

Só se contarem tambem os dos treinos  :whistle2:

Lourenço84

Citação de: CelsoMedeiros em 14 de Agosto de 2008, 11:17
vai estagiar para OLHEIRO...na proxima epoca arruma as botas e entra em funções...essa é a nova filosofia do LFV...dar cargos a ex jogadores

aind bem k o petit foi embora, assim acabou se  lhe a mama!

orlando77

Arhamiis - é só para que fique claro que apesar do 1º post estar lá o meu nome, ele foi editado pelo kobille ... acho que dá para perceber que jamais colocaria um post com a foto dele ou a fazer menção aos seus poucos golos...

aproveito ainda para acrescentar que o único motivo que me leva a colocar aqui comentários em relação ao ng, é apenas e só na esperança de aparecer alguém com responsabilidades do benfica e que sinta aquilo que nós sentimos em relação a este astro...

não vejo a hora de vir mais um jogador do nível do cardozo, aimar, reyes, katsouranis ou léo para o lugar do ng... para que a probabilidade de se sucederem as vitórias aumente...

Elvecchio

Citação de: Louco por ti em 14 de Agosto de 2008, 10:40
Citação de: Dope em 14 de Agosto de 2008, 10:38
Citação de: Louco por ti em 14 de Agosto de 2008, 10:13
Citação de: Dope em 14 de Agosto de 2008, 09:57
Este Benfica tem expectativas demasiado elevadas para ter jogadores como o Nuno... Ele foi bom jogador e ja deu mt ao clube mas agr ja nao é, e nao vai acrescentar qualidade ao plantel.

Se ele realmente tiver vontade de jogar a bola que peça para ser emprestado ao Guimaraes ou Belenenses pois ai pode se sentir util ao clube e ser titular.

Tristeza. Um Benfica que mantém Mantorras ou Makukula no seu plantel tem umas expectativas do caraças para não poder comportar o seu capitão de equipa.

Essa é como dizerem que o Petit já não era útil e termos que gramar com o Binya no plantel.

Pois so por acaso tb sou contra a manutençao do mantorras e axu que o makukula devia ser vendido. O0
Tinha era de vir outros...
Ah bom. Logo antes de sair o Nuno, temos que nos preocupar com quem está lá e produz muito menos que ele.

Eu sei que é uma repetição mas julgo que faz todo o sentido postar aqui o artigo de opinião da Leonor Pinhão. Provavelmente estás atarefado e hoje não tiveste tempo para ler o tópico do Makukula ... Eu como não quero que te falte nada, posto aqui o artigo pois a este tópico tu arranjas sempre uns minutinhos pra consultar ...

Fica, Makukula!
(e será preciso explicar porquê?)
Por

leonor pinhão
Ofutebol é um desporto popular com milhões de adeptos em todos o mundo por uma razão muito simples: toda a gente percebe de futebol. Crianças, mulheres e velhos também percebem.

As regras são poucas — não chegam a 20 — e o acesso à inteligência do jogo está ao alcance de qualquer um que se mostre minimamente interessado em aprender.

Não é preciso ser-se engenheiro da NASA para compreender, analisar e filosofar sobre aqueles 90 minutos. Por isso mesmo se torna despropositado o tom professoral, científico, iluminado, com que alguns reivindicam o estatuto de mestres de coisa nenhuma e insistem em nos explicar tudo aquilo que, por ser tão óbvio, não necessita de explicação.

É evidente que, como em tudo na vida, há um nível superior de conhecimento. E nível esse que, como tudo na vida, carece de provas para ser validado como sério, respeitável, definitivo.

Um exemplo recente desse patamar de excepção com provas dadas: uma semana antes do pontapé de saída do último Europeu o treinador português José Mourinho declarou numa entrevista que, na sua opinião, a grande favorita à vitória no torneio era a selecção da Espanha. E pronto, a Espanha lá ganhou com aquela limpeza que todos vimos mas poucos pressentimos.

Enfim, é a vida. Porque, se é verdade que toda a gente percebe de futebol, também não deixa de ser verdade que há uns, raros, que percebem mais que outros. Muito mais. E ainda bem que assim é.

Com todo este arrazoado esqueci-me do que queria dizer.

Ah, já me lembro! Makukula.

É que se toda a gente percebe de futebol, incluindo crianças, mulheres e velhos, não vejo razão para calar um temor de índole técnico-táctica que me vem afligindo neste alvor da época de 2008/09. E repito: Makukula.

E, por cobardia, recorro ao apoio do senhor Giovanni Trapattoni, que faz parte daqueles sábios de excepção que se situam no patamar acima das conversas de barbearia, que são, precisamente, as conversas do patamar abaixo e onde todos nos encontramos, ao mesmo nível, quando falamos de futebol.

Perguntem, pois, ao senhor Trapattoni se na época de 2004/05, em que só ele seria capaz de fazer — e fez — do Benfica campeão, perguntem-lhe, vá, se não lhe deu jeito, mais de meia dúzia de vezes, ter ao seu dispor, sentadinho no banco, um rapaz muito alto, muito forte e muito louro chamado Azar Karadas.

Lembram-se, por acaso, daquele golão que o norueguês — sim, era norueguês — marcou ao Nacional da Madeira, no Estádio da Luz? O resultado teimava num zero-a-zero que não desemburrava de maneira nenhuma. Vai daí, o velho mestre italiano, que sabe mais de bola a dormir que todos os barbeiros acordados, mandou o tal Karadas resolver a questão. Naturalmente, a questão foi resolvida.

Azar Karadas, a uma distância considerável da baliza, recebeu o esférico que lhe foi displicentemente endossado por um companheiro do tipo intelectual-desconsolado e, sem hesitar, aplicou-lhe uma martelada de tal dimensão e vigor que o guarda-redes madeirense se arriscou a ficar sem cabeça se o referido esférico, na sua trajectória, lhe fosse direito à referida cabeça, o que poderia ter acontecido.

Mas não aconteceu. Foi golo e o Benfica ganhou o jogo.

Ainda que mais de esguelha, o golo marcado por Makukula contra o PSG na jornada inaugural do torneio de Guimarães fez muito lembrar o golo de Karadas contra o Nacional, já lá vão uns anos. A mesma bomba, o mesmo resultado prático.

No jogo com o Feyenoord, na Luz, todos se lembram da primeira vez que Reyes tocou na bola depois de ter entrado em campo com a camisola do Benfica, o que até parece um sonho.

O nosso ciganito Reyes, descaído na esquerda da área, recebeu o esférico e, de primeira, rematou enviando a bola com estrondo ao poste. Sim, é verdade. Mas quem é que lhe passou a bola, uma bola perdida na direita? Makukula.

Agora, muita atenção!

Nas últimas décadas o Benfica tem sido vítima das mais variadas conspirações.

A penúltima ocorreu em Pequim, quando os árbitros prejudicaram sobremaneira a nossa judoca Telma Monteiro, roubando-lhe uma medalha.

A última está em pleno vigor e trata de nos fazer crer que Makukula é um jogador dispensável pelo Benfica. Que não faz falta. Que não dá uma para a caixa. E porque não tem a carga mística de um Mantorras nem a carga estética de um Nuno Gomes é, obviamente, o avançado a descartar.

Obviamente? O tanas!

Revoltemo-nos, benfiquistas, contra esta conspiração em curso!

Lembrem-se do que chamavam a Brian Dean quando o inglês chegou ao Benfica. Os mestres de coisa nenhuma, inimigos do nosso emblema, chamavam-lhe «porteiro de discoteca». E porquê? Porque o queriam ver pelas costas.

Lembrem-se do que chamavam a Van Hooijdonk quando o holandês chegou ao Benfica. Os inimigos do nosso emblema, mestres de coisa nenhuma, chamavam-lhe «gigantone desengonçado». E porquê? Porque pressentiram o perigo.

É por estas e por outras (conspirações) que nos últimos 17 anos nenhum avançado do Benfica conseguiu conquistar A Bola de Prata. O último foi Rui Águas, na época de 1990/91, com 25 golos. E porquê? Porque tinha ao seu lado um calmeirão sueco chamado Mats Magnussonn, apelidado de Tosco II pelos conspiradores do costume.

Poderão pensar os incautos que este é um panfleto em defesa de Makukula. Na verdade até é. Um bocadinho mas é.

Mas o que é mesmo é um panfleto em defesa de Óscar Cardozo, o paraguaio que chegou na época passada a Luz e logo foi catalogado como «trapalhão» e «barrete», como, certamente, estarão recordados.

No momento presente Cardozo está bem e recomenda-se. Sobreviveu à vaga de descrença e de mal-dizer com que foi recebido na época passada e, em 2007/08, marcou número suficiente de golos para os calar a todos. Nesta pré-época o paraguaio fez três jogos e marcou três golos, o que dá uma média muitíssimo aceitável de um golo por jogo.

É público e notório que o treinador Quique Flores procura outro avançado para jogar ao lado de Cardozo ou para substituir Cardozo quando for preciso. É lá com ele, nessas tácticas não me meto. Flores terá as suas certezas e convicções. Eu não tenho a certeza de nada. Mas tenho a convicção de que se Makukula se for embora vai-nos fazer muita falta em determinadas circunstâncias.

Provavelmente nem será esta uma convicção.

Talvez seja uma superstição.

Fica Makukula!

O nosso treinador Quique Flores também é supersticioso, dizem os jornais. Sinto-me acompanhada.

Só de olhar para o calendário do campeonato, jornada a jornada, dando-me conta de que o FC Porto joga sempre a seguir com a equipa que jogou contra o Benfica, logo temi que os nossos adversários comecem a ser fustigados com cartões vermelhos no período de tempo que vai do 94.º minuto do jogo até à entrada no túnel que dá acesso às cabinas. Mais uma vez, pura superstição.

Não tenho a certeza de nada. Mas tenho a convicção de que se Makukula se for embora vai-nos fazer muita falta em determinadas circunstâncias"

Espero que não consideres redutora e limitada a visão da Leonor sobre o futebol. Ela é jornalista ha muitos anos e parecendo que não, ... isso é importante.

FreddyAduFan

esta leonor pinhao por acaso nao e aquela que ha uns anos "representava" o SLB no programa semanal da rtp?

ARREBIMBA

Olha que não. Eu olho (e muito) para os intermináveis falhanços monumentais dele, para as tabelinhas parvas dele que não dão em nada, lembro-me dos toques de calcanhar ridículos que iam praticamente sempre parar aos adversários, entre outras coisas.

Mas isto acaba por ser uma discussão pouco útil, porque o Quique não é parvo e sabe muito bem qual é o lugar do Nuno Gomes -> BANCO
E tenho sérias dúvidas se o Quique não vai preferir o Makukula ao Nuno Gomes...  O0

rkc

A Leonor é a maior.

"carga estética de Nuno Gomes!"  :2funny:

modalidades SLB

Citação de: Nuno Eiras em 14 de Agosto de 2008, 00:29
Citação de: modalidades SLB 4ever em 13 de Agosto de 2008, 23:02
Não percebo porquê que existe tanto ''ódio'' ao Nuno Gomes? :-X

Benfiquista que se preze tem de deitar a baixo os seus jogadores em vez dos adversários...

Pois é isso que eu não percebo?  :)

modalidades SLB

Citação de: S-Line em 14 de Agosto de 2008, 00:47
eu como benfiquista tenho é vergonha da forma como tratam este jogador que é benfiquista de corpo e alma.
pode não ser nenhum best seller em camisolas...um fura redes..mas portugues não temos melhor na sua posição e nem encontram tao cedo um gajo com o simbolismo que ele tem para o clube.

engraçado é quem costuma andar aqui a bater nele são os ciumentos(pois sabe-se lá....), e os obcecados por remodelações de raiz época pós época.

e é á pala desses que este clube não é assiduo em titulos como outrora..pois os adeptos tornaram-se os piores inimigos do clube, os proprios adeptos.os cócós, os velhos resmungoes.

:clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1:
:bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: