José Azevedo (Ciclismo)

joaonunes

Citação de: slbcarlitos em 25 de Julho de 2008, 00:08
Eu também vibrei com o Benfica na Vuelta,... mas pela Maia MSS??? Eu costumo vê-los como os andrades do ciclismo. Não gosto, embora reconheça que têm uma boa equipa, talvez explicada pela suspeita de doping. Dessa equipa só queria o Cabreira.

Quando era miúdo e o Benfica não tinha ciclismo (excepto aqueles dois anos) gostava e apoiava a Maia. Preferia sempre a Maia à LA Pecol/.../Lyberty Seguros (até com a Lyberty eu puxava pelo Maia porque nunca gostei do Candido  :whistle2:).

E a Maia Milaneza MSS tinha uma grande equipa com Fabien Jeker, Claus Moller, Angel Edo, Melchor Mauri, Rui Sousa entre outros. Nessa altura gostava bastante da Maia.

Agora. Força  :slb2:

slbcarlitos

Eu gostava do Melchor Mauri quando estava no Benfica... eh eh eh

Era uma boa equipa, sem dúvida, mas para mim foram sempre o adversário. Também não sou grande simpatizante da La Pecol ou Liberty, mas quando não havia Benfica na Volta era mais pelo Vítor Gamito.

slbcarlitos

Ainda me lembro bem dum contra relogio em que o Gamito foi buscar a amarela ultrapassando o Angel Edo, se não estou em erro... Adorei.

joaonunes

Citação de: slbcarlitos em 25 de Julho de 2008, 00:29
Ainda me lembro bem dum contra relogio em que o Gamito foi buscar a amarela ultrapassando o Angel Edo, se não estou em erro... Adorei.

Eu destestava o Vítor Gamito  ;D ;D ;D Sempre o achei vaidoso e presunçoso. Contudo tive pena da forma como saiu da modalidade.

Rui Quinta

É impossível alguém passar o camisola amarela num contra-relógio, já que este é o último a partir. O Gamito já estava de amarelo e o ciclista dobrado foi o Claus Möller, que viria a ganahr a Volta dois anos depois, ele sim chegando à amarela no último contra-relógio, para o qual o líder à partida era o Joan Horrach. Referir ainda que o Gamito chegou à amarela depois de uma das melhores etapas dos últimos anos de Volta a Portugal, na Torre, onde atacou de muito longe. Curiosamente no ano anterior tinha perdido a Volta também depois de uma prestação espectacular mas do David Plaza, que foi segundo no contra-relógio do penúltimo dia mesmo com dois furos.

Já que este é o tópico do José Azevedo, uma última curiosidade: o Zé e o Vitor estiveram próximos de ser colegas em 2004 mas nunca o foram. O Zé estava de regresso á Maia depois do final da ONCE mas uma proposta da US Postal fez com que a equipa do Manuel Zeferino e do Aires Azevedo o deixassem sair. Por outro motivo bastante diferente, também antes da época começar, saiu o Vitor. Um exame médico afastou-o da competição, acabando um novo exame médico por, meses depois, o dar como apto. Já não regressou como ciclista.

Dark_nc

O Angel Edo? Ele não era ciclista para classificações gerais.

slbcarlitos

Mea culpa

Foi de facto o Claus Moller, mas nao sei porque sempre os confundi...

Eles nem sao parecidos...

E eu expressei-me mal, quando disse que o Gamito foi buscar a amarela ele já a envergava de facto, mas porque fez antes uma etapa fantástica e depois ainda foi passar o Moller num contra-relogio simplesmente inesquecível!!!

Aredeh

Muito trabalhou ele para o sucesso do Amstrong  :bow2:

luigi16

http://www.ojogo.pt/24-170/artigo739042.asp

"Ainda tenho a ambição de ganhar a Volta"
JOÃO ARAÚJO

Definir José Azevedo implica recorrer a palavras como tranquilidade e simplicidade - aos 35 anos tal como aos 20, quando se iniciou como profissional. É dessa forma que aborda o final de uma carreira notável, como mais nenhum português conseguiu no pós-Joaquim Agostinho, com um quinto lugar no Giro e um quinto e um sexto no Tour, ou o tema do doping, em particular o caso da LA/MSS. Diz que se não ganhar a Volta não será um drama mas assume que tem essa ambição

Olhando para a sua carreira, o que lhe falta é ganhar a Volta a Portugal?

É o que me falta, sem dúvida e tenho a ambição de a ganhar.

Porque seria a despedida ideal...

Terminar a carreira com a vitória na Volta seria melhor, mas se não o conseguir não será um drama. Quando regressei a Portugal encarei isso como um desafio pessoal e não como uma lacuna no meu palmarés. Trata-se de ambição pessoal, do desejo de ganhar essa corrida.

Ao longo deste ano de despedida, esse desejo fez com que a Volta fosse encarada como o objectivo número um?

Não. Quando decidi que esta seria a minha última época como ciclista não estabeleci objectivos, ao contrário de outros anos. Procurei desfrutar ao máximo da bicicleta e do ciclismo e ia a todas as provas para tentar fazer o melhor, para ganhar ou ajudar algum ciclista do Benfica a ganhar. A prova que não estabeleci objectivos é que foi das épocas em que mais corri, praticamente desde a Volta ao Algarve até agora.

Vai conseguir chegar à Volta a Portugal como o José Azevedo que ajudou o Lance Armstrong a ganhar Voltas a França?

Espero e gostava, mas tenho 35 anos. Tenho a noção que já passei os melhores anos como ciclista. Existe vontade, uma atitude profissional que sempre tive ao longo da carreira e empenho. Mas é lógico que já não sinto a frescura de anos anteriores.

Quando e porque decidiu que este seria o último ano da sua carreira?

Decidi no ano passado durante o Inverno. Comuniquei a decisão ao Orlando [Rodrigues, director-desportivo do Benfica, n.d.r.] e anunciei-a antes de começar a época para não ferir susceptibilidades. O porquê tem a ver com os meus 35 anos, 15 de carreira, ao longo da qual criei uma imagem positiva e não seria benéfico começar a regredir e andar atrás. Se sentisse que já não tinha lugar no patamar a que me habituei a estar iria perder a motivação. Quero sair por vontade própria, com dignidade e não ser empurrado. Sou eu a decidir esse momento.

Os resultados demonstram-no, mas pensa que será recordado como o melhor ciclista português no pós-Joaquim Agostinho?

Não sei. Quando consegui os resultados no Tour e no Giro nunca pensei se isso me iria dar protagonismo, se iria ser recordado como o melhor português depois do Agostinho. Nunca pensei e não penso nisso. Deu-me um orgulho muito grande conseguir esses resultados, porque trabalhei bastante para isso mas nunca pensando no protagonismo. É uma satisfação pessoal porque me sacrifiquei muito, tal como a Sónia [a mulher, n.d.r.]. Treinei muito, pus muito empenho nisto e sinto-me realizado, mas nunca pensei na fama que isso poderia trazer. Nunca saí de casa para treinar a pensar que passaria a dar mais entrevistas ou a ser mais conhecido.

riki

Citação de: luigi16 em 09 de Agosto de 2008, 09:03
http://www.ojogo.pt/24-170/artigo739042.asp

"Ainda tenho a ambição de ganhar a Volta"
JOÃO ARAÚJO

Definir José Azevedo implica recorrer a palavras como tranquilidade e simplicidade - aos 35 anos tal como aos 20, quando se iniciou como profissional. É dessa forma que aborda o final de uma carreira notável, como mais nenhum português conseguiu no pós-Joaquim Agostinho, com um quinto lugar no Giro e um quinto e um sexto no Tour, ou o tema do doping, em particular o caso da LA/MSS. Diz que se não ganhar a Volta não será um drama mas assume que tem essa ambição

Olhando para a sua carreira, o que lhe falta é ganhar a Volta a Portugal?

É o que me falta, sem dúvida e tenho a ambição de a ganhar.

Porque seria a despedida ideal...

Terminar a carreira com a vitória na Volta seria melhor, mas se não o conseguir não será um drama. Quando regressei a Portugal encarei isso como um desafio pessoal e não como uma lacuna no meu palmarés. Trata-se de ambição pessoal, do desejo de ganhar essa corrida.

Ao longo deste ano de despedida, esse desejo fez com que a Volta fosse encarada como o objectivo número um?

Não. Quando decidi que esta seria a minha última época como ciclista não estabeleci objectivos, ao contrário de outros anos. Procurei desfrutar ao máximo da bicicleta e do ciclismo e ia a todas as provas para tentar fazer o melhor, para ganhar ou ajudar algum ciclista do Benfica a ganhar. A prova que não estabeleci objectivos é que foi das épocas em que mais corri, praticamente desde a Volta ao Algarve até agora.

Vai conseguir chegar à Volta a Portugal como o José Azevedo que ajudou o Lance Armstrong a ganhar Voltas a França?

Espero e gostava, mas tenho 35 anos. Tenho a noção que já passei os melhores anos como ciclista. Existe vontade, uma atitude profissional que sempre tive ao longo da carreira e empenho. Mas é lógico que já não sinto a frescura de anos anteriores.

Quando e porque decidiu que este seria o último ano da sua carreira?

Decidi no ano passado durante o Inverno. Comuniquei a decisão ao Orlando [Rodrigues, director-desportivo do Benfica, n.d.r.] e anunciei-a antes de começar a época para não ferir susceptibilidades. O porquê tem a ver com os meus 35 anos, 15 de carreira, ao longo da qual criei uma imagem positiva e não seria benéfico começar a regredir e andar atrás. Se sentisse que já não tinha lugar no patamar a que me habituei a estar iria perder a motivação. Quero sair por vontade própria, com dignidade e não ser empurrado. Sou eu a decidir esse momento.

Os resultados demonstram-no, mas pensa que será recordado como o melhor ciclista português no pós-Joaquim Agostinho?

Não sei. Quando consegui os resultados no Tour e no Giro nunca pensei se isso me iria dar protagonismo, se iria ser recordado como o melhor português depois do Agostinho. Nunca pensei e não penso nisso. Deu-me um orgulho muito grande conseguir esses resultados, porque trabalhei bastante para isso mas nunca pensando no protagonismo. É uma satisfação pessoal porque me sacrifiquei muito, tal como a Sónia [a mulher, n.d.r.]. Treinei muito, pus muito empenho nisto e sinto-me realizado, mas nunca pensei na fama que isso poderia trazer. Nunca saí de casa para treinar a pensar que passaria a dar mais entrevistas ou a ser mais conhecido.

:bow2:  :bow2:   :bow2:  :bow2:  :bow2:  :bow2:  :bow2:  :bow2:  :bow2:  :bow2:  :bow2:  :bow2:  :

este homem é um SENHOR ........

serás sempre dos grandes mestres do Ciclismo Nacional.....  :cry2:  :cry2:  :cry2:

abraços

JM21

carlosasvs

-----------------------------------------------------------

Esta mensagem foi apagada por um dos moderadores do sl-benfica.com por desrespeito
  das regras .
Foi mostrado um ao utilizador em questão.
 ------------------------------------------------------------

Dark_nc

Quanto tempo de atraso?

slbenfica_croft

umas belas ferias antes de acabar a carreira...ah tão bom