Cadê as 4 águias previstas no projecto da Nova Catedral???

Nereu

Citação de: not_guilty em 07 de Agosto de 2008, 21:44
Citação de: SevenStars em 07 de Agosto de 2008, 21:39
Citação de: sigmund em 07 de Agosto de 2008, 19:52
Citação de: RC10 em 07 de Agosto de 2008, 15:58
Ora muito bem,  enquanto o Reyes chega e não chega, serve o presente para esclarecer um assunto deveras importante e que não sei se já aqui foi debatido.

O projecto inicial do nosso estádio, contempla 4 Águias em bronze em cada um dos 4 pilares!

Onde estão?

Ora se , e ao que parece, estamos a nadar em dinheiro, não será a altura certa para concluir o projecto???

acho que essas águias foram retiradas do projecto final. nao so eram um bocado pimba como eram parecidas com as águias do regime nazi

prefiro o estádio sem as águias

Bom, então algo está mal no gosto pelo Clube! :huh:
olha que não!! , detesto que duvidem do "benfiquismo" das pessoas ..apenas por uma opinião pessoal , que não tem nada a ver com o Benfica concretamente.. o que esse user disse foi que não gostava das águias que inicialmente foram projectadas, pois realmente eram um bocado mal desenhadas.  O0

ficava brutal com esse tipo de aguia

SLBplus

Gostava de ver o estadio com as tais 4 aguias que estavam no projecto inicial mas o mais importante para já era taparem os tubos de ar condicionado/condutas em toda a volta do estadio que se encontram visiveis para quem olha para o estadio menos na area perto da aguia, aí colocaram umas plataformas. É pena não o fazerem em todo o estadio.

De resto o estadio está muito bem, lindo por dentro e funcional e prático por fora sem necessidade de grande manutenção.

patriarca

O Estádio da Luz e os Adeptos do Benfica MERECIAM que colocassem uma ÁGUIA na Porta sita por detrás do Pantera Negra, porque é o local com MAIS VISIBILIDADE PARA TODOS e davam um GRANDE EXPLENDOR  À CATEDRAL. Porque é alí que, mesmo fora dos dias de jogo as pessoas se concentram, para visitar o Estádio, como para irem ver a Catedral e dar uma volta á área comercial.

Red Bullet

Citação de: sigmund em 07 de Agosto de 2008, 19:52
Citação de: RC10 em 07 de Agosto de 2008, 15:58
Ora muito bem,  enquanto o Reyes chega e não chega, serve o presente para esclarecer um assunto deveras importante e que não sei se já aqui foi debatido.

O projecto inicial do nosso estádio, contempla 4 Águias em bronze em cada um dos 4 pilares!

Onde estão?

Ora se , e ao que parece, estamos a nadar em dinheiro, não será a altura certa para concluir o projecto???

acho que essas águias foram retiradas do projecto final. nao so eram um bocado pimba como eram parecidas com as águias do regime nazi

prefiro o estádio sem as águias
Já no tópico sobre a alteração do nosso símbolo, eu sugeri q a relação de dimensões entre a águia e o resto do símbolo, bem como o formato da águia, fossem redesenhados por forma a ficarem parecidas com o simbolo nazi ou ou símbolo de Roma imperial devido ao impacto visual q isso teria. Isto fora qquer conotação com a ideologia dos sistemas, é claro. A nivel estético ficaria fantástico.

lonstrup

Sim, mas sabes que as coisas são feitas a nivel estetico com um propósito.

Essas águias que referes, tinham como objectivo transmitir belicismo. E esse não me parece ser a ideia do Benfica, clube da liberdade e democracia, cujo lema é E Pluribus Unum.

Mas é claro que cada um tem os seus gostos.

unum

Citação de: lonstrup em 19 de Agosto de 2008, 09:32
Sim, mas sabes que as coisas são feitas a nivel estetico com um propósito.

Essas águias que referes, tinham como objectivo transmitir belicismo. E esse não me parece ser a ideia do Benfica, clube da liberdade e democracia, cujo lema é E Pluribus Unum.

Mas é claro que cada um tem os seus gostos.

Nem mais, Ionstrup.

A nossa garbosa águia de asas abertas mostra que este clube está pronto a receber qualquer um na família Benfiquista, ao contrário da águia nazi que claramente é um símbolo de guerra.

Não façam confusão com a Lazio de Roma, que este clube foi fundado por defensores da paz e liberdade e o símbolo reflecte isso mesmo.

algarvio

JustMe

muitos parabens pela ideia.

1 - O estádio quando foi construido, foi no período em que sabemos (Mário Dias "não há dinheiro para os sanitários", "foi um erro não colocar as águias, pois se o tivessemos feito tambem já estavam pagas") e não havia dinheiro (o custo era de >1M€).

2 - Não há soluções perfeitas, o do Arsenal que custou 4-5x o nosso é estrondoso por fora, é melhor por dentro em termos de equipamento, mas perde em beleza interior (forums do Arsenal que o comparam com o nosso).

3 - O verniz incolor é mais durável e mais barato, e concordo que com o acrilico por cima o estádio ficava espectacular, embora os sapinhos voltassem (como fizeram em 1991) a telefonar a dizer que o reflexo encandeia quem circula na 2ª Circular (óbviamente ofuscados pela beleza da Catedral em contraste com o Estádio Chinês).

4 - Neste momento preocupo-me mais com quatro aspectos: voltar a GANHAR, Edificio Sede, Museu, Praça Centenarium, Canal Benfica, Parque Desportivo (Rugby, Atletismo, Futebol Escolinhas e restantes modalidades) e Fundação Benfica.
(o primeiro é primordial, e é "incrivel" como ainda há tanto por fazer, não é?)

Abraço

João

PS: pode ser que ao acabar o naming das bancadas a Direcção nos presenteie com as águias e o embelezamento; comparar as nossas águias à Laziale ou outras similares é no minimo uma atrocidade.

lonstrup

Algarvio,

Existe mesmo a vontade ou plano de construir o tal Parque Desportivo? E onde se localizaria?

Abraço

jorgesse

Ha 1 ano que nao vou ao estadio da Luz porque estive fora do país.
Deu me a sensação ao ver uns videos recentes dos jogos do Benfica na Luz de que os ecrãs gigantes eram maiores ou de melhor definição do que antigamente.
Foram mudados? ou foi somente uma impressao errada que tive ao ver as imagens?

Pedro.SLB.71

Relativamente ao projecto inicial não poderei omitir grandes opiniões dado que não tive a possibilidade de o ver e analisar, no entanto o projecto que veio o público e o qual tive a sorte e o ler já não tinha as referiadas águias.

No entanto creio que se poderia apresentar uma proposta junto dos orgãos sociais do club em assembleia geralm no qual se poderia apresentar um proposta de melhoramento visual das fachadas do estádio da luz, bem como a colocação das referidas águias. Claro que a apresentação de um projecto desta envergadura teria de ter uma memória descritiva precisa e bem eleborada, sem falar da apresentação de um caderno de encargos o mais fiel à realidade.

Claro que é só uma ideia, mas no entanto de houver consórcios que tenham disponibilidade de tempo para se fazer uma apresentação conjunta, terei muito gosto em ajudar no que me for possível apesar das limitações de tempo devido à minha vida profissional.

Saudações Benfiquistas
:slb2:

algarvio

lonstrup

Se existe, não sei.

O Benfica tem que se manter um clube (por ordem alfabética): Ecléctico, Ganhador e Popular.

Para tal, é essencial tambem ter infraestruturas adequadas às modalidades.

Se, após todos os contratempos que houve, o Estádio Prof. Moniz Pereira tiver uma gestão adequada às necessidades do Benfica, perfeito. Caso contrário é mandar a AAL e os Sapinhos passear, e construir uma num Parque Desportivo adicional.

A secção das sedas está desterrada  (o pessoal da margem sul que não leve a mal) e é necessário trazê-la de volta. A formação das modalidades e as escolinhas do futebol necessitam de mais locais, pois a Catedral e os Pupilos são espaços preciosos mas não chegam.

Vejo o Benfica a fazer um acordo com uma Câmara Municipal de um dos concelhos limitrofes: Oeiras, Loures ou Cascais, Sintra, Vila Franca.

Desta forma temos o espaço e eles têm uma infraestrutura no Concelho.

Esta é a minha visão, e estou confiante que quem está na Direcção tambem a terá.

Não obstante tudo isto, sonho com o dia (alem de voltarmos a ser ganhadores) de olhar e ver as quatro águias e o "acrilico" a embelezar a Catedral.

Superga1949

Citação de: ziabloO em 07 de Agosto de 2008, 18:07
Aquando da iniciação de um projecto de arquitectura, pouco mais se sabe, a não ser o local onde se irá localizar o projecto.
O promotor da obra, poderá ter uma ideia daquilo que pretende, mas geralmente, esta noção, ou é muito abstracta ou bastante baseada na obra do tio do cunhado da família da nora!
Desenvolve-se as primeiras pesquisas e começam-se a realizar os primeiros esquissos, com os quais surgirá uma noção de conceito e poética espacial ás quais posso dar o nome de IDEIA.

E foi precisamente o desenvolvimento desta ideia que falhou no nosso querido estádio da luz.
A ideia, deduzo que fosse a criação de um "anel de luz" sobre o qual flutuasse o mítico 3º anel.
A ideia parece-me PERFEITA
a sua execução (ou por questões monetárias, ou por falhanço na projecção do estádio), fez com que este ficasse com aquele aspecto tosco e triste, não pela aparente falha na escolha do material, mas sim pela forma com que ele foi moldado.

Poder-se-ia ( e na minha óptima, dever-se-ia) ter optado por uma modulação recorrendo a volumes, e nunca a planos, que é o que se verifica actualmente.

Os mesmo volumes realçariam essa mesma noção de anel, e não daria este aspecto de inacabado que o estádio tem!

Porém, a construção de um equipamento, ainda por cima com a grandiosidade e custos que este implica, tem sempre um sem número de outras preocupações que ultrapassa em as preocupações estéticas.
E muitas delas foram bem conseguidas pois ninguém repara nelas, ao contrário de outros estádios onde se sente frio, vento, chuva, ilusões de óptica,etc...

Deduzo portanto que uma enorme contenção no orçamento, algum malabarismo por parte dos construtores, prováveis derrapagens  e alguma falta de conhecimento da realidade onde estavam a intervir por parte dos arquitectos, fez com que o actual estádio da luz tenha um exterior que muitos benfiquistas desgostam, mas um interior que será sem dúvida dos mais bonitos do mundo!!!
Por esta mesma questão orçamental é que deduzo que as 4 águias ainda não tenham sido colocadas...

Nunca será um estádio tão mau como muitos dizem e pensam,talvez não tão perfeito como muitos o consideram,mas sem dúvida, um dos melhores conseguidos no mundo inteiro ( relacionado resultado final e orçamento disponível) e daqueles com mais carisma que conheço...

Faculdade Lusiada a Funcionar :>

Manel dos Anzois

As águias embelezariam o nosso Estádio.

Algo que ficou por concretizar a par da "Praça Centenario"...

Lordlothar

Citação de: algarvio em 19 de Agosto de 2008, 10:50
JustMe

muitos parabens pela ideia.

1 - O estádio quando foi construido, foi no período em que sabemos (Mário Dias "não há dinheiro para os sanitários", "foi um erro não colocar as águias, pois se o tivessemos feito tambem já estavam pagas") e não havia dinheiro (o custo era de >1M€).

2 - Não há soluções perfeitas, o do Arsenal que custou 4-5x o nosso é estrondoso por fora, é melhor por dentro em termos de equipamento, mas perde em beleza interior (forums do Arsenal que o comparam com o nosso).

3 - O verniz incolor é mais durável e mais barato, e concordo que com o acrilico por cima o estádio ficava espectacular, embora os sapinhos voltassem (como fizeram em 1991) a telefonar a dizer que o reflexo encandeia quem circula na 2ª Circular (óbviamente ofuscados pela beleza da Catedral em contraste com o Estádio Chinês).

4 - Neste momento preocupo-me mais com quatro aspectos: voltar a GANHAR, Edificio Sede, Museu, Praça Centenarium, Canal Benfica, Parque Desportivo (Rugby, Atletismo, Futebol Escolinhas e restantes modalidades) e Fundação Benfica.(o primeiro é primordial, e é "incrivel" como ainda há tanto por fazer, não é?)

Abraço

João

PS: pode ser que ao acabar o naming das bancadas a Direcção nos presenteie com as águias e o embelezamento; comparar as nossas águias à Laziale ou outras similares é no minimo uma atrocidade.
O0

Pedro Neto

Pode ser apenas um gosto pessoal mas eu não gosto do aspecto exterior do Estádio da Luz. Parece inacabado. Devia investir-se algum em vidraças ou outra coisa qualquer, para dar um ar com mais style. Nesse aspecto, o do Arsenal está soberbo.