A queda da formação - Coordenador Prospecção em part-time? Escolha de Rui Costa

Calvinehobbes

Se fores ao topico indicado no 1º post ves, mas posso adiantar-te que foi o Rui Águas e um colaborador, isso ai não te sei dixer qual é

O_Glorioso

Citação de: andre_DV04_SLB em 05 de Outubro de 2008, 22:44
Citação de: O_Glorioso em 05 de Outubro de 2008, 19:27
Realmente, o Benfica tem sido pródigo a destruir o que bem cria. É incrível.

Não estou por dentro dos assuntos da formação, mas vejo que há muita preocupação por parte das pessoas que conhecem a estrutura mais de perto, o que revela que há muita coisa que está mal, e tem de se fazer alguma coisa, antes que se perca tudo o que se tem feito até agora.

Espero bem que a SAD mercantilista não venha fazer estragos irreparáveis...

Sobretudo é necessário deixar de lado os compadrios e as opiniões dos amigos. Rui Costa tinha responsabilidade de fazer muito mais do que o que fez (ouviu os amigos, naturalmente) e tomou a pior decisão que podia alguma vez ter pensado.

Bem, este alerta vindo de uma pessoa como tu, André, é para levar muito a sério, pelo menos na minha humilde opinião.

E, como é óbvio, aquilo que dizes acima é completamente inadmissível num clube como o Benfica e ainda por cima nos tempos correntes. Gosto muito de Rui Costa, mas, se errou neste capítulo em particular, é uma machadada na minha confiança.

Acima de tudo, Benfica!

fffernas

ainda não percebi qual é a estrutura!!!...parece que rui águas estará há cabeça da estrutura mas depois fala-se no tal homem mistério (quem é?!?!) que supostamente trabalhará em meio tempo e pouco mais se sabe.
secalhar é melhor saber primeiro qual a estrutura e qual o projecto e esperar que as coisas funcionem da melhor maneira para depois se tecerem criticas elogiosas ou não ao trabalho realizado.
ps: não entendo nem percebo nada dos meandros da formação mas não deixa de ser estranho os rótulos com que se adjectivam as pessoas da formação do clube!!!....alves, rui águas e mais uns quantos são uns incompetentes e os maiores são o bruno lage , o joão couto e o famoso bruno maruta assim como o carraça a quem ouvi e li por aqui cobras e lagartos qdo tava no clube e agora que saiu é o maior!...enfim...até pode ser...mas este tipo de apreciação tipo 8 ou 80 sempre me fez alguma confusão.

andre_04_SLB

Para os mais "desconhecedores" a questão é a seguinte. O mesmo Rui Águas que estava com um pé fora do clube, afinal mantém-se e logo como escolha de Rui Costa para Coordenador da Prospecção (manteve-se de um lugar onde se tinha demitido/afastado/retirado - engraçado não?!), mas que devido à sua incapacidade no terreno, desconhecimento dos "meandros" da prospecção e da captação, do centro de formação e treino, dos satélites criados por todo o país, escolheu para o "substituir", um coordenador adjunto, uma pessoa chamada Rafael.

Essa pessoa entrou no Benfica o ano passado por ser "amiga" de Rui Águas. Passou apenas um ano num projecto iniciado a larga escala e que tinha na capacidade dos prospectores Maruta, Sandro, Prospector de Braga, do Porto, etc etc a sua grande força. É escolhido para o lugar uma pessoa sem conhecimento, sem competência para o cargo (já deu provas disso).

E o mais ridículo, a part-time. Têm a noção do que isto representa? Uma rede com mais de 500 pessoas, nem todas activas, obviamente, a dar, transmitir, deslocar-se, numa área de trabalho aberta quase 24 horas por dia, pois Maruta dava a sua vida ao projecto e mesmo assim não chegava, perdiam-se jogadores, mas chegava-se primeiro a muitos deles, é substituído por uma pessoa a part-time. Já temos um nesses moldes, João Alves, que ganha mais do que todos os outros elementos da estrutura juntos e em termos de trabalho é possivelmente o pior de todos. Agora mais um destes casos.

Rui Costa não quis ouvir os prospectores, daí a sua revolta e a sua forma de protesto com o e-mail enviado para aqui. Muitos deles irão sair. Vocês têm noção do que é uma rede de prospecção? O Benfica este ano, com as indefinições todas e com esta escolha inacreditável, vai passar novamente ao ZERO. Pelo menos nesta área, já tinha alcançado o Sporting e estava a recrutar jogadores em todos os cantos do país, e o Sporting a fechar jogadores "chumbados" pelo Benfica.

Hoje anda tudo aos papéis, ninguém vê jogadores, ninguém trabalha, ninguém sabe o que fazer. Excepção feita aos que ainda se mantém do projecto anterior. Um deles é Rodrigo Magalhães, que como já expliquei, se encontra descontente e possivelmente pronto para abandonar, também ele, no final da época.

É isto que querem para o Benfica? Rui Águas e o tal "amigo" Rafael foram ver um jogo ao Restelo de um jogador que possivelmente poderia interessar ao Benfica, saíram de la e nem o número de telefone do atleta, nenhum contacto com os pais, com o próprio jogador, estabeleceram. Sabem o que isto significa? Uma incompetência tremenda de quem lidera. Eu assisti, in loco, Bruno Maruta e outros tantos prospectores, assim como o coordenador da Iniciação Rodrigo Magalhães, chegar aos campos e falar com pais, dirigentes e jogadores de outras equipas que pudessem interessar. Já os conheciam e sabiam perfeitamente com o que contar, sabiam como convencer tanto jogador como família a trazer o miúdo a Lisboa, ao Seixal, onde quer que fosse.

Organizavam eventos de captação em toda a parte do país. Faziam jogadas estratégias. Lembro-me de uma em que o Sporting fez uma Mega Captação de atletas do distrito do Porto, Braga e Aveiro, mas que tinham TODOS de vir até Alcochete. Maruta e Rodrigo Magalhães em temo record fizeram um evento no mesmo dia, MAS NO NORTE, ou seja, todos os meninos pensaram: Vou fazer 500 kilómetros para ir lá abaixo quando tenho uma coisa do mesmo tipo já aqui ao pé?

E agora deparamo-nos com este cenário de uma ridicularidade enorme. Assim vai o Benfica onde, repito, os compadrios, insistem em permanecer. Rui Costa desiludiu-me muito com a sua escolha.

Imperador83SLB

Nâo vou faloar de coisas que desconheço mas...o Rui nâo pode fazer tudo sozinho neste clube!
Outros também devem assumir as suas responsabilidades numa area tâo fundamental para o clube.

O_Glorioso

Citação de: Imperador83SLB em 05 de Outubro de 2008, 23:49
Nâo vou faloar de coisas que desconheço mas...o Rui nâo pode fazer tudo sozinho neste clube!
Outros também devem assumir as suas responsabilidades numa area tâo fundamental para o clube.

Pois, mas se deixam ir embora/empurram para fora quem é indicado para o trabalho, pessoas competentes, para manter "compinchas" que nada de bom trazem à formação e ao clube...

Jone

a mim sempre me meteu confusão como é que o seboso do Rui Aguas entrou para a estrutura do futebol do Benfica no ano passado!!
...e ninguem me tira da cabeça que aquela derrota no WC21 (5-3) teve dedinho da sua in(competencia)!!
chulos para a rua. já!

BennficaSupporter

Andre costumo vir aki ao forum,nem sempre escrevo mas leio as opnioes de mtos..e mtas vezes as tuas.
Tenho é uma duvida: tas ligado de forma profissional ao benfica?

Punk_Hooligan

Citação de: andre_DV04_SLB em 05 de Outubro de 2008, 18:38
http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=31938.0

O problema é as pessoas (adeptos) continuarem a olhar para os nomes - velhas glórias - como os salvadores da pátria. Rui Costa como administrador do futebol, ao tomar as decisões que estão prestes a avançarem para a formação, está a dar um tiro nos pés, por não ter o conhecimento suficiente das situações nem se procurar informar ou pensar de forma coerente sobre o que realmente se passa na nossa formação.

Há 2 anos, final da época 2006/2007, por tudo o que vinha sendo feito, independentemente de não termos conquistado nenhum campeonato nacional, o trabalho de base estava a ser feito de forma assustadora para os rivais. Já tínhamos imensos jogadores contratados, projectos pioneiros a sair, uma ligação de departamentos invejável.

Saiu António Luis, foi a primeira grande machadada. Rapidamente se fez questão de ir afastando António Carraça, que independentemente das críticas que lhe eram apontadas, as pessoas sabiam que era uma voz de comando, um nome de respeito e, acima de tudo, um profissional de qualidade. Tudo o que trouxe para a Área de Formação foi desmembrado. Passou-se Departamentos por si criados e por si desenvolvidos (a par da sua equipa) para a gestão da SAD. Meus amigos, aqui começou o grande problema do Benfica.

O Departamento de Optimização passou a trabalhar directamente com os Seniores e esqueceu-se, de certa forma, a parte da formação. E não só, é apenas um exemplo, pois muitos outros departamentos fizeram o mesmo. António Carraça já estava praticamente de saída, perdeu todos os "poderes", e seria uma questão de tempo. Ninguém tinha um rumo de trabalho. As coisas eram disfarçadas pela manutenção de pessoas que vinham da força e ambição do projecto criado, Bruno Maruta, Rodrigo Magalhães, Prof. Fonte Santa, etc etc etc.

O que assistimos depois? Entrada de Rui Águas na estrutura, que apesar de ter sido um grande jogador, pouco ou nada trouxe a esta área. Felizmente existia Bruno Maruta para disfarçar a incompetência instalada nesse sector ao nível da coordenação. Hoje não há Maruta, os principais coordenadores (os que trabalham por amor à camisola, ambição e amor aos projectos) querem sair com ele, não sentem motivação e muito menos, olhando para o lado, exista quem os acompanha. O Benfica está a perder a sua base, está a entrar no rumo das amizades, dos compadrios, de tudo o que não deve existir num clube grande.

O mais grave será quando as peças caírem todas. Hoje em dia a formação está em decrescendo. Existem nomes que só destroem, em nada ajudam e muito menos lideram. O Coordenador da Iniciação Rodrigo Magalhães é um dos poucos nomes fortes que restam do projecto de António Carraça. Será que tem motivação para continuar? Olhando para o lado, o que pode ele fazer com tamanha incompetência, sem linhas orientadoras, sem ninguém que o auxilie nas suas funções?

Estamos a falar de uma pessoa que em dois anos de trabalho conquistou o seguinte:

aqui fica o balanço competitivo de dois anos de trabalho.

Época 2005/2006

Campeão Distrital de Escolas A
Campeão Distrital de Escolas B
Campeão Distrital de Infantis A
Campeão Distrital de Infantis B

Época 2006/2007

Campeão Distrital de Escolas A
Campeão Distrital de Escolas B
Campeão Distrital de Escolas C
Campeão Distrital de Infantis A
Campeão Distrital de Iniciados C

Muito bem.

Olhando para o actual panorama, quererá esta pessoa manter-se nos quadros de uma área cada vez mais destruída e infestada pela incompetência? Eu tenho as minhas dúvidas e duvido muito que seja do interesse de Rodrigo Magalhães continuar no final do ano. E ou muito me engano, ou irá para os rivais, tal como acontecerá em perspectiva com Bruno Maruta, como aconteceu/acontecerá com António Luis, etc etc etc.

Como adeptos vamos deixar estas situações continuarem? De que interessa enviar e-mails para o Rui Costa, se ele próprio dá mais valor à palavra da incompetência, mas que como é amiga, é mais confiável do que a dos anónimos trabalhadores e que passam 14/15 horas do seu dia a trabalhar em prol do Benfica?

Sinceramente começo a ficar farto desta tamanha inércia de quem de direito (NÓS, SÓCIOS, ADEPTOS) perante a vergonha actual que são as decisões tomadas no seio do nosso clube.

Como amigo do Rodrigo e do irmão dele (andei com ele na escola lá perto de Viseu) não acredito que vá para os rivais. Sinceramente!
Pode ser que me engane e esteja descontente mas como não falo com ele à uns tempos...

fmb

o Rui esteve mal neste caso, ao permitir que os compadrios continuassem e em força na formação do clube!!! esperava outra atitude dele.....
ja era altura de alguem no Benfica falar nisto!!!

baar99

Eu acho que poderemos estar aqui a exagerar apenas por uma razão lógica que vejo.

Falta 1 ano para as eleições assim como para acabarem os contratos de certos e determinados indivíduos da estrutura do Benfica.

Se o Vieira se recandidatar como vai ficar a situação de Rui Costa ? Coordena todo o futebol e tem poder para isso ou vai seguir a linhagem de LFV ?

Se Vieira não se recandidatar e for Rui Costa a avançar ele vai tomar as rédeas de tudo e ser ele o responsável.

Se aparecer outro candidato e ganhar pode ter as suas próprias ideias.

Sei que pode ser um ano perdido mas temos de ver que o timing desta confusão é que era evitável.

Sei que pode custar a muita gente que trabalha em prol disso ( a mim custa-me pois sou defensor de jovens jogadores) mas temos de ver as coisas num âmbito global e de uma situação que pode provocar ruptura entre os 2 homens fortes do SLB : LFV e Rui Costa.

Punk_Hooligan

Amsterdam

Citação de: andre_DV04_SLB em 05 de Outubro de 2008, 23:45

É isto que querem para o Benfica? Rui Águas e o tal "amigo" Rafael foram ver um jogo ao Restelo de um jogador que possivelmente poderia interessar ao Benfica, saíram de la e nem o número de telefone do atleta, nenhum contacto com os pais, com o próprio jogador, estabeleceram. Sabem o que isto significa? Uma incompetência tremenda de quem lidera. Eu assisti, in loco, Bruno Maruta e outros tantos prospectores, assim como o coordenador da Iniciação Rodrigo Magalhães, chegar aos campos e falar com pais, dirigentes e jogadores de outras equipas que pudessem interessar. Já os conheciam e sabiam perfeitamente com o que contar, sabiam como convencer tanto jogador como família a trazer o miúdo a Lisboa, ao Seixal, onde quer que fosse.

Organizavam eventos de captação em toda a parte do país. Faziam jogadas estratégias. Lembro-me de uma em que o Sporting fez uma Mega Captação de atletas do distrito do Porto, Braga e Aveiro, mas que tinham TODOS de vir até Alcochete. Maruta e Rodrigo Magalhães em temo record fizeram um evento no mesmo dia, MAS NO NORTE, ou seja, todos os meninos pensaram: Vou fazer 500 kilómetros para ir lá abaixo quando tenho uma coisa do mesmo tipo já aqui ao pé?

E agora deparamo-nos com este cenário de uma ridicularidade enorme. Assim vai o Benfica onde, repito, os compadrios, insistem em permanecer. Rui Costa desiludiu-me muito com a sua escolha.

André...acredito em ti...habituei-me a ler as tuas crónicas e a respeitar o teu acompanhamento das camadas jovens e vejo-te como alguém credivél e por isso fico triste com as noticias que partilhas aqui ...

D Quixote

O problema é que as pessoas vão sentido a desmotivação a instalar se, e quando
se trabalha sem motivação torna se tudo muito mais complicado. E quando trabalhamos onde
não acreditamos no projecto e se vemos ano após ano as coisas a regredirem em vez de evoluirem,
torna se muito dificil não abandonar o barco. A chave de tudo é planeamento organização e consequentemente estabilidade, coisa que infelizmente no nosso departamento de futebol
juvenil não existe. E para a direcção ou para quem tem poder para decidir as coisas esta só existe
para na altura da eleições agitar essa bandeira porque na verdade pura e simplesmente não querem
saber. Como tal os bons profissionais que temos quando podem abraçam outros projectos. Infelizmente
esta é a verdade, e fala se muito mas como quase sempre só quem está dentro do convento é
que sabe o que lá vai dentro.
Saudações benfiquistas

Sr Aimar

Citação de: hdanyel em 05 de Outubro de 2008, 23:15
Citação de: Hooli_Bay em 05 de Outubro de 2008, 23:13
Citação de: hdanyel em 05 de Outubro de 2008, 23:11
ja acabou o campeonato? e se a estrutura so funcionar em pleno para a proxima epoca, qual é o drama? o Rui saberá melhor dk muitos o que esta a fazer.... Se pode errar? como todos nós, mas eu confio, porque eu sei que ele quer tanto ou mais que eu que o seu benfica seja um dos melhores clubes do mundo...
Só com esta afirmação, explicaste logo qual a tua noção de formação.

Eu explico: é um trabalho continúo e quando se pára... pode-se perder um diamante. Ou mais.
Parar uma época é gravissimo.

Nunca falei em parar... Digo que por vezes é necessario dar - se um passo atras para depois se poder dar 10  bem e rapidamente á frente.

Realmente, o homem (rui costa) passou o tempo todo a contratar jogadores, fazer a grande equipa que temos nos seniores e a fazer sabe-se la mais o que, e agora é q vêm mandar as boquinhas sobre a formacao do benfica?  Pq que nao falaram disto a mais tempo? deixem o homem trabalhar e no final se o resultado nao for positivo ai podem criticar...