A queda da formação - Coordenador Prospecção em part-time? Escolha de Rui Costa

Becken

Citação de: Redbrain82 em 06 de Outubro de 2008, 16:59
Citação de: Arsène em 06 de Outubro de 2008, 16:56
Citação de: Redbrain82 em 06 de Outubro de 2008, 16:54
Citação de: Arsène em 06 de Outubro de 2008, 16:53
Citação de: Redbrain82 em 06 de Outubro de 2008, 16:51
Formação é conversa de osga.

E muito imporante :S

Olhando para a história das osgas, acho que não é lá muito.

Equipas vencedoras, fazem-se com jogadores feitos e experientes, não é com neninos.

Basta ver as grandes equipas do mundo.

E os jogadores feitos e experientes ja foram meninos  :)

Sim e depois crescem e vão para as equipas grandes, um dos grandes exemplos que equipas de putos não dão nada é o teu Arsenal.

"O meu"?? LoL......o Arsenal e um caso diferente porque eu acho que o Wenger esta a tentar recuperar a equipa que tantas glorias lhe deu, mas esse trabalho tem de ser feito de raiz.......eu nao estou a dizer para fazermos como o Arsenal porque para alem de nao termos o Wenger, acho um exagero....mas o que e certo e que practicam grande futebol.........

Agora se conseguissemos fazer crescer jogadores para a nossa equipa A que tenham muita qualidade e que amem o clube....e muito bom, depois se tiverem de ser vendidos, que sejam mas por um bom preço, porque ha sempre fins de ciclos...  :)

lonstrup

A Juventus tem 3 jogadores da sua formação

Giovinco (21) e Marchisio (22) estiveram emprestados a época passada ao Empoli.

O De Ceglie (22) que esteve emprestado na época passada ao Siena.

Isto é um exemplo.

LuigiSLB83

Redbrain82

Recua até à página 8 deste tópico e diz-me se equipas que recentemente conquistaram a Champions e a Liga Espanhola, têm ou não têm jogadores provenientes das camadas jovens nos seus planteis e titulares, e se foi por isso que deixam de ganhar o que ganharam...

fmb

todos os tubarões têm jogadores vindos da sua base.... mesmo o chelsea que é um clube "estranho", tem la o terry!!!

lonstrup

Mas a questão aqui é se as grandes equipas promovem jogadores da sua formação com regularidade. Por exemplo o Man UTD, o ultimo jogador importante (Fletcher) promovido foi há 5 anos.

Wampyro

Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2008, 17:11
Mas a questão aqui é se as grandes equipas promovem jogadores da sua formação com regularidade. Por exemplo o Man UTD, o ultimo jogador importante (Fletcher) promovido foi há 5 anos.

Podem como é normal ter alguns anos de interregno, mas quantos jogadores da formação estão no plantel do MU e quantos no plantel do Benfica?

lonstrup

O Inter, no plantel principal, só tem o Balotelli. Os restantes putos é para encher, não vão fazer jogos esta época.

Americano69

Não se pode comparar a realidade duma "empresa" de milhões e milhões como o Manchester, com um clube como o Benfica. A questão aqui é que o futebol português só poderá ser minimamente competitivo perante so tubarões da Europa se apostar e muito na formação, porque não me parece que apareça um Abramovich ou um Glazer a injectar dezenas de milhões em Portugal. O MU só tem o Fletcher porque sabe que chega a Portugal com 20 milhões e leva o Ronaldo, o Nani, e o Anderson, logo não tem de se preocupar muito em criá-los, já o Benfica não tem capacidade para comprar um jogador assim, logo se quer tê-los só se os detectar muito cedo, e/ou formar.

lonstrup

Citação de: Wampyro em 06 de Outubro de 2008, 17:14

Podem como é normal ter alguns anos de interregno, mas quantos jogadores da formação estão no plantel do MU e quantos no plantel do Benfica?

Tem 12 jogadores originários da formação num plantel de 28. No entanto, desses 12 jogadores, 6 têm até 20 anos e são 3ªs opções no plantel. Dos outros 6 jogadores vindos da formação, 3 têm 33 anos ou mais e 2 têm mais de 27 anos.

Na equipa que foi campeã em Moscovo o ano passado dos 18 convocados, 11 foram adquiridos após a promoção de Fletcher, um indicador que neste renovação de plantel Ferguson tem recorrido ao mercado e não à Formação.

Mas isto são exemplo.

Por exemplo a Roma parece-me um bom exemplo de como o aproveitamento dos valores da Formação podem ajudar uma equipa subir patamares competitivos.

superbenficasempre

por vezes vou ao seixal e vejo 5 campos de futebol, ao sábado de manhã estão a aprender (a formar) centenas de jovens a.p. de 5 anos e alguns até menos, com diversos treinadores de formação.
Mas leio aqui que não existe formação, portanto estou baralhado.
Formação é ir buscar um jogador de 16 ou 17 anos ao Real de Massamá, p.e.?

LuigiSLB83

Importante, é combater essa ideia que alguns ainda têm, que é a de um clube que aposta em jogadores da formação, não é candidato a ganhar competições importantes.

Está mais do que provado que é mentira.

Corrosivo

Citação de: LuigiSLB83 em 06 de Outubro de 2008, 17:29
Importante, é combater essa ideia que alguns ainda têm, que é a de um clube que aposta em jogadores da formação, não é candidato a ganhar competições importantes.

nem mais

Becken

Citação de: Corrosivo em 06 de Outubro de 2008, 17:33

nem mais

O0 :clap1:

Americano69

Totalmente de acordo.

lonstrup

Citação de: Americano69 em 06 de Outubro de 2008, 17:18

Não se pode comparar a realidade duma "empresa" de milhões e milhões como o Manchester, com um clube como o Benfica. A questão aqui é que o futebol português só poderá ser minimamente competitivo perante so tubarões da Europa se apostar e muito na formação, porque não me parece que apareça um Abramovich ou um Glazer a injectar dezenas de milhões em Portugal. O MU só tem o Fletcher porque sabe que chega a Portugal com 20 milhões e leva o Ronaldo, o Nani, e o Anderson, logo não tem de se preocupar muito em criá-los, já o Benfica não tem capacidade para comprar um jogador assim, logo se quer tê-los só se os detectar muito cedo, e/ou formar.

Ou então recruta-los no momento certo (Aimar, Reyes, Yebda). Existem milhares de jogadores. E por cada grande jogador que desponta nos grandes campeonatos, outros grandes jogadores saiem dos holofotes do estrelato. É um equilibrio de todas estas coisas, acompanhado com apostas em atletas dos campeonatos internos e de gajos da formação de quando em vez. Pensar que podemos estar sempre a subir jogadres pros seniores todas as épocas, ou que podemos fazer uma grande equipa competitiva maioritariamente à base de jogadores formados por nós - é tudo uma ilusão que nos vendem.

Como podemos dizer que a formação é o unico caminho, quando vemos que os outros formam melhores que nós?

Não vos faz pensar a evolução que jogadores como Nani, Ronaldo e Manuel Fernandes sofreram num só ano no estrangeiro?

Só faz sentido apostar na formação se a ideia for manter os jogadores durante vários anos, o tempo suficiente para eles atingirem o seu potencial ao serviço do clube.