Quim

Guarda-redes, 50 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (2004-2010), 184 jogos (16370 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça da Liga (2)

TOTO_MANUEL

Citação de: Bola7 em 21 de Novembro de 2008, 12:09
O Quim até está melhor este ano....mas penso que se criou uma geração de gurada redes de galinheiro....não saem perto das gainhas e estas que resolvam os problemas com as rapozas...de quando em vez um voo e bola desviada para canto e td em festa...saidas rápidas com coragem aos pés dos adversários..pois sim...

Bola, quase que falas da jogada que da origem ao canto dos turcos...

VALEBEM

O Quim este ano, e no ano passado, tem estado muito bem ao serviço do Benfica...
Aliás, desde que chegou tem dado muito boa conta do recado... Aliás, lembro-me que o Koeman deu a titularidade ao Moretto quando o Quim e o Benfica vinha de uma série de 4 jogos sem sofrer golos...

Manso28

Citação de: Rui Costa em 21 de Novembro de 2008, 12:02
Citação de: Manso28 em 21 de Novembro de 2008, 11:25
Dão culpas ao Quim do golo sofrido pelo Elano mas esquecem-se dos golos que o Deco marcava ao Moreira... nunca mais vi o Deco a marcar golos daqueles... enfim...

Será que o golo do Elano é assim tão diferente do golo do Deco? Não é preciso vir sempre com a conversa de que o Moreira é pior que o Quim, cada um tem o seu tópico.

Será que o Quim está assim tão isento de responsabilidades nos resultados do Benfica nestes últimos anos? Lembro-vos que falhou sempre nos jogos internacionais. Sempre. Isto para um guarda-redes cujos argumentos para demonstrar a qualidade é a experiência e concentração é bastante preocupante quando olhamos para os golos que tem sofrido.

Eu conheço um guarda-redes que em apenas um ano passou da segunda divisão francesa para um bom clube da primeira divisão, e esta época para a selecção... Não deixa de cometer os seus erros, e no entanto todos têm confiança nele. Sabem que ele está lá para os ajudar, não precisam obrigatoriamente de resolver o lance porque o guarda-redes está lá para eles (a antes deles até).

Uma equipa que tem capacidade para trazer um Aimar tem capacidade para trazer um bom guarda-redes, ninguém pede o Buffon.

Se fores ler os comentários antes, percebes pq é que eu falei do Moreira, acho que estás a agir de má fé em pegar num excerto do meu comentário e esqueceres o resto que foi escrito pq o que lá está escrito tem a ver com o seguimento de um comentário anterior...

Cada um tem a sua opinião e tem de a dar, eu dei a minha, tu dás a tua... ninguem pode garantir que está certo... Tb preferia ter um Buffon ou um Casilhas no Benfica mas não é possivel ter. Dentro das capacidades do Benfica o Quim é em conjunto com outros elementos do plantel dos melhores que o Benfica tem e a generalidade tem esta opinião.

Roy Kent

Elvecchio

Citação de: VALEBEM em 21 de Novembro de 2008, 12:11
O Quim este ano, e no ano passado, tem estado muito bem ao serviço do Benfica...
Aliás, desde que chegou tem dado muito boa conta do recado... Aliás, lembro-me que o Koeman deu a titularidade ao Moretto quando o Quim e o Benfica vinha de uma série de 4 jogos sem sofrer golos...

Até costumo estar de acordo contigo Valebem, mas não posso deixar de lembrar aqui que toda a gente ficou cheia de pena do Quim ter sido afastado da equipa, inclusivamente o próprio foi pedir explicações ao Koeman. O que nunca ninguem tem é a CORAGEM de dizer que no ano do titulo o Quim ganhou a titularidade ao Moreira depois de levarmos 4 em Belem sem culpa nenhuma do rapaz que até foi o melhor em campo nesse jogo. E nessa altura ele não foi pedir explicações nenhumas ao Trapp ...

P.S - Antes que venham com o argumento patético do costume, eu não gosto do Moreira como não gosto do Moretto e como acho que na melhor das hipoteses o Quim é um razoável suplente para o Benfica que se deseja.

CÁFÁ

Citação de: Rui Costa em 21 de Novembro de 2008, 11:51
Citação de: dBs.pt em 21 de Novembro de 2008, 10:52
Bom dia Nação!

Não querendo de forma alguma 'comprar' uma guerra, não achas esta análise das variáveis a que os defesas vs guarda redes estão sujeitos, um pouco rebuscadas?

Que variáveis são essas ou como chegas-te a esta conclusão?

Saudações Benfiquistas

Eu acho que faz algum sentido. Mas não nos mesmos critérios que usam e abusam em Portugal, o de que não se pode comparar o quer que seja. Aposto que em breve teremos alguém a dizer que não se pode comparar um Opel Corsa vermelho com um Opel Corsa preto porque não são da mesma cor. A ponto importante a ter em conta é que existem varias maneiras de resolver um problema (um lance defensivo neste caso). Repito, o Quim deixa praticamente tudo para os colegas de equipa. A força de tanto verem os defesas tentarem resolver tudo esquecem-se que o guarda-redes também é um jogador de futebol e que tem mais direitos do que os outros em zonas restritas. A única maneira de impedir o adversário de marcar após um centro não é de o defesa marcar bem o avançado e desviar a bola antes que este a toque. Um guarda-redes tendo os privilégios que tem dentro da grande área, "basta-lhe" sair e agarrar a bola e fica logo tudo resolvido. Claro que nem todas as situações são assim, mas este é o exemplo perfeito de como deveria ser.

Lembraste-te de um certo jogo contra o porto em que o Pepe cabeceia a 30 centímetros da linha da baliza e que tudo caiu em cima do Anderson porque este ultimo não conseguiu marcar o adversário? Mas sendo o Anderson um jogador bastante lento na reacção, haveria alguma hipótese e impedir mesmo o Pepe de marcar? É por estes o por outros lances que alguns não gostam muito do Quim, outro guarda-redes resolvia sozinho o problema e o lance morria ali. Não havia hipóteses de golo, nem de canto de de mais nada... a posse de bola era do Benfica.

O que me leva a comparar as acções do defesa com as do guarda-redes é precisamente isso, qual a melhor maneira de resolver o lance. Vamos pegar no seguinte exemplo. Há um ataque do adversário pelo lado direito, o jogador cruza e a bola irá certamente ter na zona de grande penalidade... defesa a marcar o adversário à mesma distancia do que o guarda-redes. O que deveríamos nós esperar por parte da equipa para resolver da melhor maneira o lance? Quem tem menos parâmetros a ter em conta em todo o lance, o defesa ou o guarda-redes? O defesa tem que controlar a trajectória da bola, tem que controlar o adversário, tem de controlar o seu tempo de salto, tem de olhar para o guarda-redes a ver se saia, tem de controlar a maneira como cabeceia a bola para essa não ir parar em zona ainda pior e mais um par de coisas... em contrapartida o que faz um guarda-redes? Para quem é mais fácil de resolução o lance? Não deixa de ser complicado, mas também é por isso que tem alguns privilégios. É um exemplo simples, mas mais complicada é a situação para guarda-redes mais ela também o é para os defesas. Não há explicação nenhuma para aceitarem que um guarda-redes não corte eficazmente um lance quando não o toleram num defesa. Quando um defesa faz um corte providencial, não deixam de o culpar por deixar o avançado adversário à vontade. O Edcarlos era assim, no total não cometia mais erros por jogo do que comete o Quim. Pode-se errar numa acção, ou errar a não fazer outra...

Não estou a qui em defesa do Quim.

E mais uma vez, não estou a querer entrar em guerra contigo (cada um tem a sua opinião).

Estou a tentar preceber o teu ponto de vista. Concordo e defendo que um guarda redes deve sair e saber sair da baliza.

Só não estou a entender essa questão das variáveis/parâmetros... No meu ponto de vista o guarda redes tem inerentes todos os parâmetros que enunciaste para os defesas...Acho que não é assim tão linear, dizer que é mais fácil para o guarda redes ou para o defesa cortar o lance.

Eu resumia a questão da seguinte forma: ambos têm que ser bons nas suas funções, ambos têm que ter confiança em si mesmos e tem que haver 'diálogo'/entrosamento entre ambos.

Mas respeito a tua opinião!

O0

Red skin

... parece-me evidente q a selecção portuguesa tem um problema de lateral esquerdo, de ponta de   lança e de GUARDA-REDES! Se estamos no top 10 do ranking mundial, devemos exigir mais do que o  Quim!

Bola7

Citação de: TOTO_MANUEL em 21 de Novembro de 2008, 12:11
O Quim até está melhor este ano....mas penso que se criou uma geração de gurada redes de galinheiro....não saem perto das gainhas e estas que resolvam os problemas com as rapozas...de quando em vez um voo e bola desviada para canto e td em festa...saidas rápidas com coragem aos pés dos adversários..pois sim...

para te ser sincero nem me lembro o que comi ontem... :)

Elvecchio

Citação de: Redbrain82 em 21 de Novembro de 2008, 12:14
Citação de: Elvecchio em 21 de Novembro de 2008, 09:13

O Alzheimer.

E o que tenho eu com isso?

Tens porque no teu post disseste que devido ao mau estado psicológico do Quim depois do jogo com a Dinamarca, podíamos ter perdido pontos. Podíamos não: Perdemos pontos!

Obviamente que a referência ao Alzheimer era brincadeira minha numa alusão á tua memória. Espero que não tenhas levado a mal e que eu possa brincar ...

VALEBEM

Pois, a vida de guarda redes é ingrata...
Na altura lembro-me de ter sido dito que a defesa do Benfica não tinha «confiança» no Moreira... Não sei ao certo o que isto quer dizer...

Manso28

Citação de: Red skin em 21 de Novembro de 2008, 12:20
... parece-me evidente q a selecção portuguesa tem um problema de lateral esquerdo, de ponta de   lança e de GUARDA-REDES! Se estamos no top 10 do ranking mundial, devemos exigir mais do que o  Quim!

A selecção portuguesa só tem esses problemas?

lolol

Nem o melhor jogador do mundo joga futebol na selecção, não percebo o pq de querer mais do Quim...

Bola7

Citação de: VALEBEM em 21 de Novembro de 2008, 12:21
Pois, a vida de guarda redes é ingrata...
Na altura lembro-me de ter sido dito que a defesa do Benfica não tinha «confiança» no Moreira... Não sei ao certo o que isto quer dizer...
por exemplo quando a bola é metida para a entrada da pequena area e os centrias tentam tira-la para onde estão virados pois sentem que o seu grredes esta escondido no galinheiro e não vai lá...

TOTO_MANUEL

Citação de: Bola7 em 21 de Novembro de 2008, 12:20
Citação de: TOTO_MANUEL em 21 de Novembro de 2008, 12:11

para te ser sincero nem me lembro o que comi ontem... :)

Eu tambem não disse que foi por querer...

Red skin

Citação de: Manso28 em 21 de Novembro de 2008, 12:22
Citação de: Red skin em 21 de Novembro de 2008, 12:20

A selecção portuguesa só tem esses problemas?

lolol

Nem o melhor jogador do mundo joga futebol na selecção, não o pq de querer mais do Quim...

Em termos de falta de qualidade em posições de campo são as única q me lembro... quais são as outras?

Se o CR n joga bem... temos como alternativas Nani, Quaresma, Simão, Danny, etc...

Roy Kent

Citação de: Elvecchio em 21 de Novembro de 2008, 12:21
Citação de: Redbrain82 em 21 de Novembro de 2008, 12:14
Citação de: Elvecchio em 21 de Novembro de 2008, 09:13

O Alzheimer.

E o que tenho eu com isso?

Tens porque no teu post disseste que devido ao mau estado psicológico do Quim depois do jogo com a Dinamarca, podíamos ter perdido pontos. Podíamos não: Perdemos pontos!

Obviamente que a referência ao Alzheimer era brincadeira minha numa alusão á tua memória. Espero que não tenhas levado a mal e que eu possa brincar ...

Se calhar até nem tá boa, que jogos é que o Benfica fez depois desse jogo?

Bem um deles em que ele não teve muito bem foi no Nápoles onde levou um golo da linha lateral, pelos visto é perito a levar golos destes.

O Quim é um bom Guarda Redes, mas não é daqueles que faz a diferença, mas quando anda até vai safando a coisa, e depois da Dinamarcaanda a tremer um bocado.

Eu não levei a mal, só não tava a parceber  :drunk: