Kostas Katsouranis

Médio, 46 anos,
Grécia
Equipa Principal: 3 épocas (2006-2009), 122 jogos (9720 minutos), 15 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

Corrosivo

Jogadores como este têm que ser para manter...senão não andamos aqui a fazer nada

XHITA

Katso nas mãos da família

Salário ou títulos contam pouco.
Grego até é feliz na Luz mas mulher e filho estão primeiro.

«Há jogadores que colocam o futebol primeiro e a família depois, mas para mim a família é o mais importante.» Palavras esclarecedoras de Katsouranis, em Novembro de 2008, numa entrevista ao nosso jornal. O médio grego termina contrato em 2010 e terá de tomar uma decisão, em conjunto com o Benfica, até final da temporada. Ou renova e fica no clube, ou será transferido, por forma a evitar-se a saída a custo zero no final da próxima época.

Rui Costa já estabeleceu conversas preliminares com o internacional helénico de 29 anos, na tentativa de o convencer a permanecer ligado ao projecto encarnado, mas o director-desportivo sabe que não basta aumentar o salário do camisola 8 — já é um dos mais bem pagos do plantel — ou prometer-lhe uma equipa cada vez mais forte, capaz de lutar de forma sustentada pela conquista regular de títulos. O que Katsouranis mais quer, Rui Costa não pode dar-lhe: o facto de não existirem ligações directas entre Lisboa e Atenas provoca muito desgaste ao jogador e à sua família — sempre que quer deslocar-se ao seu país natal, seja a nível pessoal ou para representar a selecção, são horas e horas passadas em aeroportos, na companhia da mulher e do filho bebé, que ainda não fez dois anos.

Tudo em aberto

A vontade de deixar o Benfica foi manifestada por Katsouranis no Verão passado, ainda nas férias, antes de se apresentar ao trabalho. Para trás ficava uma temporada (a segunda na Luz) com exibições aquém do esperado e alguns problemas disciplinares, como o desentendimento com Luisão em pleno relvado, que motivaria a suspensão temporária do grego. Factos que já eram reflexo da sua instabilidade emocional. Ainda que sensível aos argumentos do jogador, Rui Costa não recebeu propostas suficientemente sedutoras, pelo que Katso teve de ficar.

A péssima exibição com o FC Porto acabou por ser ponto de viragem. Após conversas com Quique Flores e Rui Costa, o grego começou a recuperar a alegria de jogar e a subir de rendimento. Na já citada entrevista a A BOLA, em Novembro, Katso voltou a sublinhar que o problema da falta de voos directos se mantém, mas também admitiu que a actual estrutura do Benfica, mais forte e organizada, o deixa satisfeito e atenua parte dos obstáculos à sua continuidade. Ou seja, não colocou de parte a hipótese de renovar e continuar. Tal só acontecerá, contudo, se tiver a benção, o apoio da família. «Pela minha mulher e o meu filho até trabalho como empregado de mesa», chegou a dizer, em entrevista.

Em caso de saída, Katso é um jogador com muito mercado: Grécia, Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha. O Benfica não poderia exigir em demasia, mas tentaria não deixar sair o médio por menos de 5 milhões — em 2006 foram pagos 2,5 milhões ao AEK, mais um amigável em Atenas.

5 perguntas a... Fernando Santos: «Sei que está feliz no Benfica»

1— Trabalhou com Katsouranis no AEK e depois levou-o para o Benfica. Ele até diz que o vê quase como um pai. Conhecendo tão bem o jogador, acha possível que renove e fique no Benfica?

– É difícil prever o que vai acontecer. A única coisa que posso dizer, porque sei, é que o Katsouranis neste momento está satisfeito no Benfica, gosta do Benfica.

2— Mas não acha que o problema familiar que ele tem poderá pesar mais na hora de decidir, por mais que se sinta bem no plano profissional?

– São sempre questões complicadas. Os gregos são muito parecidos com os portugueses em alguns aspectos, e um deles é o facto de não lidarem muito bem com a saudade de casa, com a distância da sua terra natal.

3— Parece ser um jogador do qual os treinadores muito gostam. Quique Flores também já o elogiou publicamente. O que tem Katsouranis de tão especial?

– Antes de mais é um grande profissional. Depois, tem uma grande cultura do ponto de vista táctico, sabe o que fazer a cada momento, conforme as necessidades da equipa e as circunstâncias do jogo. É muito evoluído, muito maduro a ler o jogo. É um grande jogador de equipa.

4— Foi então por isso que, quando treinava o AEK, chegou a dizer que preferia ter 20 katsouranis do que 11 Ronaldinhos Gaúchos?

– Nunca disse isso. Sei que me atribuem essa frase, mas não é verdade.

5— Fala-se que, no caso de Katsouranis sair no final deste época, você poderia tentar levá-lo para o PAOK, até porque o Benfica não poderá exigir um preço muito alto...

– Já ouvi esse rumor, mas garanto que é mentira. Uma coisa é apreciar as qualidades de um jogador, outra é contratá-lo. Eu lá tenho dinheiro para o Katsouranis...

Sabia que...

Pai Fernando Santos
Katsouranis e Fernando Santos conheceram-se no AEK. O engenheiro levou depois o médio para o Benfica: uma exigência pessoal. A amizade mantém-se, falam muitas vezes, e Katso já disse que para si o técnico é como um pai.

Ídolo Roberto Baggio
O astro italiano foi a referência futebolística de Katso, na infância, embora o camisola 8 considere Zidane o melhor que viu actuar. O ponto alto da carreira do médio helénico foi a conquista do Euro-2004, no Estádio da Luz.

Discreto e humilde
Dentro do campo tem espírito de gladiador, mas fora dele é extremamente reservado, discreto e humilde. Por exemplo, o carro com que se desloca para os treinos, no Seixal, é um FIAT 500. Todo o tempo livre é para a família.

Centenário e capitão
Só chegou no início de 2006/07, mas conta já com 113 jogos (14 golos), em todas as provas. No jogo 100 até foi capitão (2-2 com V. Setúbal, na Luz).

Raquel13

VodkaBoy

Grande jogador que acarinhado vale muito.
Claramente um dos jogadores do núcleo base da equipa que é para manter por mais anos.

Bekambol

parece-me que com ele o benfica consegue ter mais consistencia a meio campo e jogar melhor.. :slb2:

slbenfica_croft

Como já disse em outras ocasiões, acho k o BENFICA deve de uma vez por todas manter uma estrutura base de epoca para epoca.

esta epoca podemos fazer isso, pois temos vários bons jogadores. Há k segurar os melhores e apenas vender com propostas mto boas.

de resto é manter a base. O Katsouranis é um excelente jogador e se for possivel ficar, melhor. O seu rendimento é inconstante não pela falta de qualidade mas sim por aspectos de foro emocional, mas ninguem pode por em causa a sua qualidade.

O BENFICA tem vários bons jogadores para vários tipos de jogos. Maxi, Luisão, Sidnei, David Luiz, Miguel Victor, Yebda, Katsou, Amorim, Aimar, Suazo, Di Maria, Reyes...e outros.

O BENFICA tem bons valores individuais, precisa apenas de construir um colectivo forte e isso é k realmente me custa, pois vejo materia prima, mas pouco colectivo.

VALEBEM

Os jogadores gregos são um pouco assim, inconstantes...
Seria excelente que o Katsou ficasse, e com o título à mistura, e a festa que se seguirá por todo o país, esse objectivo ficará mais fácil... E isto vale também para o Luisão...

Golden

Citação de: VALEBEM em 05 de Março de 2009, 10:45
Os jogadores gregos são um pouco assim, inconstantes...
Seria excelente que o Katsou ficasse, e com o título à mistura, e a festa que se seguirá por todo o país, esse objectivo ficará mais fácil... E isto vale também para o Luisão...

Vejo-te mais confiante O0

CelsoMedeiros

fica...arranja um mulher portuguesa

TiagO_20

Um Senhor jogador
:slb2:

Andy

fdx..o rui costa q empreste o jacto dele ao katso.

leo maravilha

um jacto directo a grecia

Batistuta

Mais uma vez fica provado que o dinheiro não é tudo o que um jogador precisa