Apitos Dourado e Final

Tulku

Após assistir a excertos do programa " 45 MINUTOS" fiquei bastante intrigado com as escutas telefónicas relativas ao Apito Dourado.

Vinha perguntar se alguem têm  as transcrições das escutas, ou tem conhecimento de como se podem conseguir.

Obrigado

Domnul de Cauciuc

Isso está tudo no famoso Dossier Amarelo que deixaram no jardim do Sr. Vieira...
::)

Golden

As escutas não servem como prova em tribunal.

Logo até podem ouvir que vão matar o papa, que isso não constitui matéria de prova.

É o país que temos.

rohff

Nao e' so nesse pais...

jborges

Citação de: Golden em 27 de Maio de 2009, 22:48

Logo até podem ouvir que vão matar o papa, que isso não constitui matéria de prova.

É o país que temos.

Isso não é bem verdade.

magic_maker

É o país que temos.

As escutas feitas por polícias da judiciária não servem em tribunal, mas a gravação feita por uma aluna na escola já servem...

GreatBenfica

Eu não sou advogado por isso posso estar a cometer um erro, mas aquilo que sempre ouvi
dizer é que as escutas telefónicas relativas a qualquer tipo de caso só podem ser usadas
em tribunal e não em processos administrativos segundo a Constituição Portuguesa.
Logo poderam e foram usados em Tribunal, mas nunca poderiam ser usados pelo CD da
Liga, aliás foi essa a argumentação de todos os clubes colocados sob escuta, que a CD
da Liga não podia usar as escutas pois não era um Tribunal e ia contra a Constituição.
Para além disso as escutas só apanharam um dirigente a falar com um árbitro que foi
o Presidente do Maritimo a prometer um emprego a um familiar de um árbitro se o árbitro
beneficiasse o Maritimo num jo9go contra o Nacional. Não percebo porque o Maritimo não
desceu de divisão por Corrupção activa quando por exemplo não havia nenhumas provas
contra o Boavista e mesmo assim eles desceram. É por isso que eu sempre achei que
o Apito final foi uma farsa pois foi feito apenas para destruir o Boavista e o Valentim
Loureiro e nada mais, até porque se colocou sobre escutas muito poucos clubes, quando
deveriam ter sido todos colocados e investigados até para se ter uma ideia real da situação.
Ninguém me faz pensar que o Sporting não tem sido levado ao colo nos ultimos anos
pelos árbitros, e os seus dirigentes falam dos árbitros apenas para disfarçar, o ano passado
foi um exemplo com constantes beneficios dos árbitros a favor do SCP nos ultimos 5 jogos,
mas isso ninguém tem coragem de investigar, o clube dos diferentes pois claro, provávelmente
os procuradores são Sportinguistas.

Saudações Benfiquistas

Golden

Citação de: magic_maker em 27 de Maio de 2009, 23:19

É o país que temos.

As escutas feitas por polícias da judiciária não servem em tribunal, mas a gravação feita por uma aluna na escola já servem...

Eu estava a falar só do futebol e da consequente justiça desportiva.

diogo32

acho que o problema das escutas não foi o seu conteúdo ou fundamento, mas o facto de estas terem sido obtidas sem o requerimento do tribunal.
portanto antes de se fazer uma coisa destas deve anunciar-se para perder o impacto, como antes de se prender alguém deve haver tempo de fugir para espanha :x

magic_maker

Citação de: Golden em 27 de Maio de 2009, 23:21

É o país que temos.

Eu sei, mas as escutas na justiça desportiva serviram, só não serviram na justiça civil.

joan carles

Las escuchas telefónicas, en Portugal, en España y en cualquier país democrático, tienen valor como prueba en un proceso penal, siempre que hayan sido obtenidas con autorización judicial y en el marco de una investigación de hechos delictivos. Y no valen si han sido obtenidas sin dicha autorización.

Golden

Citação de: magic_maker em 27 de Maio de 2009, 23:24

É o país que temos.

Eu sei, mas as escutas na justiça desportiva serviram, só não serviram na justiça civil.

Estas escutas do apito dourado são consideradas ilegais, pq foram obtidas sem requerimento do tribunal.

Ora moralmente, esta lei, não tem qualquer tipo de ética, pois, não pune a prevaricação, apenas pq uma entidade que que regula a justiça não a autorizou.

O crime está lá "provado", mas é ilegal.

Se isto é justiça, então é uma justiça ao serviço de alguns.

Denim

Ainda isto?Por amor de Deus...é chover no molhado...

Fundador

As escutas só serviram para provar o que toda a gente já sabia!!! Ficou-se a conhecer outras formas de língua portuguesa, bem antes do acordo ortográfico, são elas:
- Quinhentinhos;
- Café com leite;
- Fruta fresca;
- E muitas mais...

Quanto aos tribunais, é o que se sabe...
Se o nosso, salve seja, Vale e Azevedo, anda estes anos todos a gozar o prato, imagine-se o Papa com o poder do seu Vaticano!!!
Já agora a PSP, a GNR e a PJ não andam a fazer escutas ilegais a ninguém sem o Tribunal autorizar, metam na cabeça que este não é um meio autorizado para fazer prova de nada em Tribunal.
O que se faz, por exemplo, em negócios de droga, é reunir a informação com estas escutas e depois apanhar os nossos amigos do alheio em flagrante.
Ou seja é um meio para, não um fim, capiche?

magic_maker

Citação de: Golden em 27 de Maio de 2009, 23:35
Citação de: magic_maker em 27 de Maio de 2009, 23:24

É o país que temos.

Estas escutas do apito dourado são consideradas ilegais, pq foram obtidas sem requerimento do tribunal.

Ora moralmente, esta lei, não tem qualquer tipo de ética, pois, não pune a prevaricação, apenas pq uma entidade que que regula a justiça não a autorizou.

O crime está lá "provado", mas é ilegal.

Se isto é justiça, então é uma justiça ao serviço de alguns.

Ya mas a lei é um bocado esquisita, então aquela miúda de uma escola do norte, gravou a voz da professora a falar de sexo na aula, e isso pode servir como prova em tribunal se necessário.