Comunicação Social

kadelao

o Gobern as vezes exagera um bocado, mas gosto de o ouvir, defende a sua dama com unhas e dentes...

EPluribusUnum

Se o Gobern exagera, o que não dizer do Rui Moreira, do Bruno Prata, do Jorge Baptista e de seus compadres... Tudo cães do fila do 2º maior clube de Portugal: o Anti-Benfica

Roy Kent

Citação de: fsc_4 em 23 de Agosto de 2009, 14:28
"Jasus", "Bronco"..como justificas este ódio ao treinador do (teu?) clube?

E quem te disse que era o treinador do clube dele?

Lampi

Citação de: Domnul de Cauciuc em 23 de Agosto de 2009, 14:22
Citação de: Lampi em 23 de Agosto de 2009, 14:21
Citação de: Domnul de Cauciuc em 23 de Agosto de 2009, 14:19
Citação de: Wach Wíinik em 23 de Agosto de 2009, 14:15
O Braga não está mais forte este ano!!! E não digo isto em defesa do Jorge Jesus!

Mas o Sporting, por amor de Deus!...O homens não estão a jogar como um grande...nem de perto nem de longe, até me arrisco a dizer que se mantêm esta performance toda a temporada arriscam-se a um frustrante 10º lugar...ou perto disso!

Aliás e nem de propósito neste tópico da CS, um dos ídolos dos jovens da CS, o Gobern disse ontem que o Braga era o principal candidato ao 3º lugar!!!

E tu, como inteligente que és (ou não) não entendeste para quem era a boca?

Para o Jasus naturalmente...
::)

Isso diz tudo em relação à tua inteligencia, desculpa ter pensado que eras um avençado do beiga, afinal és só um pouco "desintiligente"

Rikhart

Citação de: fsc_4 em 23 de Agosto de 2009, 14:28
"Jasus", "Bronco"..como justificas este ódio ao treinador do (teu?) clube?

Vê os posts desse gajo e vais perceber que se calhar o JJ não treina o clube dele.

MaKaKinho

Citação de: nandao em 23 de Agosto de 2009, 13:13
A minha fé

CSI da arbitragem

Por zé diogo quintela           

NA terça-feira, ao ler A BOLA, foi com satisfação que me deparei com a nova rubrica de José Manuel Delgado (JMD) em que a arbitragem de um jogo é escalpelizada com minúcia. Nas crónicas dos jogos o trabalho do árbitro já é analisado, mas nada como isto. Na nova rubrica é dissecado até ao mais ínfimo pormenor. Nesta primeira, debruçou-se sobre a arbitragem de Soares Dias no Benfica-Marítmo, dando especial ênfase à questão do tempo de compensação (que foi pouco) e ao penalty falhado por Cardozo que devia ter sido repetido, uma vez que dois jogadores entraram na área antes da sua marcação.Tenho pena que José Manuel Delgado não escrevesse esta rubrica na época passada. Gostava de o ter visto analisar, por exemplo, o famoso penalty de Reyes na final da Taça da Liga, em que a área também foi devassada. Felizmente, a partir de agora, JMD vai estar em cima desse cancro que corrói por dentro o futebol. Que a escandalosa invasão da área de rigor sempre que se marca um penalty nunca mais sirva para adulterar resultados!
Já a pesquisa sobre o tempo em que o jogo esteve parado é exaustivamente exaustiva. Autêntico coca-bichinhos, JMD contabilizou ao segundo todas as paragens de jogo em que jogadores do Marítimo ficaram no chão a fazer fita. Descobriu que, apesar de Soares Dias só ter dado cinco minutos de desconto, o jogo esteve parado 10 minutos. Isto sem contar com o tempo gasto com marcação de faltas, pontapés de baliza e foras. Ou seja, embora JMD, magnânimo, se desse satisfeito com 10 minutos de descontos, para ser rigoroso o árbitro teria de ter dado uns 15. Confesso que já assisti a muito anti-jogo mas nunca vi um árbitro dar tanto tempo. Só ouvi falar de um caso desses, com um árbitro chamado Calabote.
Mais do que o tempo perdido pelo Marítimo no jogo, foi o tempo perdido por JMD a compilar as perdas de tempo do Marítimo no jogo. Louva-se o empenho. Tenho só um reparo a fazer. Acho que a exposição devia ser mais orgânica. Eu explico: em vez de gastar uma página para o tempo perdido e outra para o penalty que devia ter sido repetido, JMD podia tratar tudo num só texto. Assim, quando falasse do tempo que João Luís gastou na ronha, aproveitava e falava logo ali do penalty do Cardozo. Como? Dizendo que se o paraguaio tivesse sido expulso pela falta por trás sobre João Luís, já não estava em campo para falhar o tal penalty que devia ter sido repetido. Tornava o texto mais fluido e ainda descobria outro erro que prejudicou gravemente o Benfica. É que o penalty seria marcado por outro jogador que provavelmente não falhava.
E já que se toma uma posição tão dura face ao anti-jogo, esse flagelo, é pena que não tenha aproveitado para abordar também o tempo perdido pelos jogadores do Nacional, contra o Sporting. Ajudava ao caso. Mas se calhar só se pode comentar um jogo entre equipas de Lisboa e da Madeira por semana.
De qualquer forma, deixo aqui alguns exemplos de erros graves de arbitragem sobre os quais gostaria que JMD se pronunciasse no futuro. São erros que também influenciam o resultado das partidas: foras mal executados; faltas marcadas trinta centímetros fora do sítio onde foram cometidas; barreiras a 9,12 m; jogadores com a camisola fora dos calções; cantos marcados com a bola um pouco fora do quarto de círculo; e guarda-redes que seguram a bola alguns 7 ou 8 segundos. Conto com JMD para denunciar estas batotas.
Não quer isto dizer que Soares Dias não seja um mau árbitro. É péssimo. E o Benfica tem razão de queixa. Afinal, este árbitro que só mostrou um cartão amarelo ao guarda-redes do Marítimo aos 85 minutos, na época passada mostrou um ao Rui Patrício aos 37 e outro ao Moreira aos 32, também por perder tempo. Sim, ainda na primeira parte.
Mas a diferença de critérios de Soares Dias é igual à diferença de cobertura jornalística entre os clubes. Uma cobertura tão, digamos, completa, é só para o Benfica. Quando se fala nas diferenças de meios entre os grandes, não é a discrepância de orçamentos que interessa. Essa é superável. Há é uma desigualdade no tratamento dado pelos jornais. É penalizado quem tem menos meios (de comunicação, entenda-se). Por exemplo, para fazer este trabalho de contabilizar meticulosamente os erros dos árbitros que nos prejudicam e falar deles sempre que acontecem, só temos o Paulo Bento. No Benfica, Jorge Jesus pode estar descansado só a treinar, tem quem o faça por ele. Tem a ajuda (involuntária, por certo) de José Manuel Delgado e de outros jornalistas, que numa espécie de CSI das arbitragens esquadrinham as pistas microscópicas que provam que um golo contra o Benfica nasceu de um lançamento de fora em que o jogador levantou um pé do chão. Se é o Paulo Bento a queixar-se, são lamúrias de um Calimero. Mas se é um jornalista a dizer que o Benfica foi prejudicado porque não foi mandado repetir um penalty por um legalismo, então já é jornalismo de investigação.

lol
épa tb axo q o José Manuel Delgado nao devia poder escrever sobre o Benfica!
isto para nao pedir q nao escreva textos jornalísticos!

fanatic

pelos posts dele descobri o unico benfiquista(?) que é fan da olivedesportos

Lampi

Citação de: MaKaKinho em 23 de Agosto de 2009, 14:47

lol

Também acho, prefiro muito mais ler o Miguel Sousa Tavares ou o Cardiologista do Sporting ou ainda o Bruno Prata... agora esse Benfiquista do Delgado é que não.

Não vás pentear macacos, não, Makakinho.

MaKaKinho

Citação de: Lampi em 23 de Agosto de 2009, 14:51
Citação de: MaKaKinho em 23 de Agosto de 2009, 14:47

lol

Também acho, prefiro muito mais ler o Miguel Sousa Tavares ou o Cardiologista do Sporting ou ainda o Bruno Prata... agora esse Benfiquista do Delgado é que não.

Não vás pentear macacos, não, Makakinho.

se nao axas ridículo o homem meter na capa q o penalti do maritimo tinha de ser repetido...
é q foi o 1º na capa e nao foi o ultimo no campo!
e se axas q akele texto a falar do moniz e dos felipes tinha alguma coisa de jornalismo...

agr nao sei é pq tas a falar desse gajos!
é q nem sao textos jornalisticos sao de opiniao

ja leste o texto do Zé diogo?
bem só rir
"Dizendo que se o paraguaio tivesse sido expulso pela falta por trás sobre João Luís, já não estava em campo para falhar o tal penalty que devia ter sido repetido. Tornava o texto mais fluido e ainda descobria outro erro que prejudicou gravemente o Benfica. É que o penalty seria marcado por outro jogador que provavelmente não falhava."

"De qualquer forma, deixo aqui alguns exemplos de erros graves de arbitragem sobre os quais gostaria que JMD se pronunciasse no futuro. São erros que também influenciam o resultado das partidas: foras mal executados; faltas marcadas trinta centímetros fora do sítio onde foram cometidas; barreiras a 9,12 m; jogadores com a camisola fora dos calções; cantos marcados com a bola um pouco fora do quarto de círculo; e guarda-redes que seguram a bola alguns 7 ou 8 segundos. Conto com JMD para denunciar estas batotas."

EPluribusUnum

Por acaso vi a regra dos 6 segundos ser aplicada na primeira jornada do campeonato francês, no Valenciennes - Nancy, onde o guarda-redes dos forasteiros segurou um cruzamento e caiu, para passar tempo, já que a sua equipa estava a ganhar. O árbitro aplicou a regra. Pensei logo que em Portugal é que aquilo devia de ter acontecido, talvez os Peçanhas não fizessem tanto anti-jogo.

MaKaKinho

eu para fugir o anti-jogo se fosse a liga cada fez q um jogador ia o tapete metia o relógio a contar
isto fazia-se como jogadores no tapete nas sub´s nos golos nos penaltys
ja agr medicos no tereno de jogo nao havia
só msm para o GR
para os outros uma maca!
e assim os mais de 50mil otarios q foram comigo a Luz ver o Benfica maritimo tinhamos direito a mais os 10 15min de jogo e o Benfica talvez tivesse mais um golo!

tiagocc

Citação de: MaKaKinho em 23 de Agosto de 2009, 15:37
eu para fugir o anti-jogo se fosse a liga cada fez q um jogador ia o tapete metia o relógio a contar
só msm para o GR
para os outros uma maca!
e assim os mais de 50mil otarios q foram comigo a Luz ver o Benfica maritimo tinhamos direito a mais os 10 15min de jogo e o Benfica talvez tivesse mais um golo!

Realmente...

mrfalcon

Citação de: tiagocc em 23 de Agosto de 2009, 16:28
só msm para o GR
para os outros uma maca!

Realmente...

por isso é que eu defendo há já muito tempo que para bem do futebol a cronometragem dos jogos de futebol tem que mudar. os jogos deverão passar a ser de 35/40 mins cada parte mas com o cronómetro a parar sempre que a bola sai ou há interrupção! assim não havia simulações de lesões, etc. e havia sempre a garantia de 35/40 mins de tempo útil de jogo (o que hoje em dia não se vê em jogo algum!!!) 

tiagocc

Citação de: mrfalcon em 23 de Agosto de 2009, 16:47
só msm para o GR
para os outros uma maca!

Realmente...

por isso é que eu defendo há já muito tempo que para bem do futebol a cronometragem dos jogos de futebol tem que mudar. os jogos deverão passar a ser de 35/40 mins cada parte mas com o cronómetro a parar sempre que a bola sai ou há interrupção! assim não havia simulações de lesões, etc. e havia sempre a garantia de 35/40 mins de tempo útil de jogo (o que hoje em dia não se vê em jogo algum!!!)

É complicado alterar tanto...

mrfalcon

Citação de: tiagocc em 23 de Agosto de 2009, 16:48
Citação de: mrfalcon em 23 de Agosto de 2009, 16:47
só msm para o GR
para os outros uma maca!

Realmente...

É complicado alterar tanto...

infelizmente é verdade... esta medida e as novas tecnologias mudaria radicalmente o conceito do futebol mas julgo que para melhor!