Fundo de investimento "Benfica Stars Fund"

Divina Justiça

Citação de: Divina Justiça em 30 de Setembro de 2009, 14:33
Citação de: Redady em 30 de Setembro de 2009, 14:02
http://www.eleconomista.es/fondos/noticias/1576196/09/09/El-Benfica-lanza-un-fondo-de-inversion-con-los-derechos-de-algunos-jugadores.html

http://www.fundspeople.com/component/content/article/1806.html

La CMVM, el supervisor del mercado portugués, aprobó la semana pasada un fondo especial de inversión con los derechos de algunos jugadores del equipo de fútbol Benfica, bajo el nombre Benfica Stars Fund.
El producto, que se lanzará a finales de este mes, estará gestionado por Espírito Santo Fundos de Investimento (ESAF). "El principal objetivo consistirá en el derecho a participar en determinados porcentajes en los ingresos y las ganancias que se logren por el traspaso de los jugadores", según el documento presentado al supervisor y recogido por la revista Funds People.
Aún no se ha especificado el nombre de los futbolistas cuyos derechos se integrarán el nuevo producto, aunque sí se sabe que será un fondo especial de inversión mobiliario cerrado, por lo que no estará abierto al público en general.  Otros 'goles' de la industria El Benfica sigue así la estela de otros clubes de fútbol, como el FC Porto, Sporting y Boavista, ya han recurrido a estos fondos, cediendo parte de sus derechos. Su capitalización suele quedar fijada en función de los costes de traspaso de los jugadores que lo componen en el momento de su puesta en marcha. Este tipo de productos apuestan a que, cuando esos jugadores cambien de equipo, su cláusula de traspaso se habrá revalorizado y por tanto de ahí sale la ganancia de los partícipes.
Los tres clubes lusos partipan en el llamado FP Football Players Fund, una especie de hedge fund con sede en las Islas Caimán que se engloba dentro de la estrategia de futuros gestionados (managed futures), según Bloomberg. Muy exclusivos Su funcionamiento es un misterio, ya que no provee datos de rentabilidad ni volatilidad más allá de sus máximos y mínimos históricos desde su lanzamiento en abril de 2002. Lo que deja claro es que no es nada fácil ser partícipe, ya que exige una inversión mínima de medio millón de dólares, una comisión de gestión del 2,5% y una de performance que ronda el 15%. La inversión en fútbol no es nueva, aunque puede decirse que este sector es bastante joven en los mercados. El abanderado de los goles financieros es probablemente el índice Dow Jones Stoxx Football, también lanzado en 2002 y  formado por cerca de una treineta de clubs europeos cotizados. En lo que va de 2009, el indicador ha escalado un 19%, aunque aún está lejos de su máximo histórico, que marcó hace poco más de un año, el 9 de septiembre de 2008, en los 173,8 puntos.

Ilhas Cayman?? ... paraísos fiscais??? ... Benfica???uhmm...  ::)

Boa Tarde,

De uma forma muito rápida e sucinta, até porque não há ainda muito para dizer sobre o assunto, queria só deixar uma ou outra coisa:

1- o fundo não terá seguramente sede em nenhum paraíso fiscal, aliás, isso será muito claro desde o inicio. (o que não implica que não haja desconfiança perante o que se sabe serem os modelos "tradicionais" deste tipo de negócios e os seus potenciais intervenientes)

2- este fundo, não será mais do que fazer de forma legal o que o porto faz entre aspas. Não será portanto de espantar que se comece a ver uma ou outra tranferência por "numeros surpreendentes" a envolver vendas do Benfica. (que aliás, uma ou outra que estavam perspectivadas para este ano, foram adiadas por vontade do conselho de administração numa óptica de aposta qualitativa e consequentemente - deseja-se -, nos resultados desportivos e económicos da sociedade)

O que não quer dizer que se vai vender toda a gente e que saiam por mundos e fundos... na realidade, nem uma coisa nem outra. Serão negócios pontuais, ainda que naturalmente eventuais sucessos desportivos possam implicar fim de ciclos (a médio prazo) e aí, sim, poderá falar-se de várias saídas (veja-se o exemplo do Porto quando saiu o Mourinho... acabou um ciclo e vendeu-se a equipa quase toda). Fora desse cenário, não se perpectiva uma alteração de fundo na política de saídas definida desde há anos a esta parte: Saídas controladas tendo em mente a estabilidade do plantel.

3- Como é lógico, apenas os direitos económicos dos jogadores estão em causa. Os direitos desportivos (decisão de vender) será sempre da SAD.

Quanto ao resto, é esperar para ver. A participação no fundo será institucionale obviamente, quer-se transparência. E dentro daquela casa, há essa noção.

Até porque é a primeira vez na história do clube que se faz algo desta ordem de grandeza (parcerias, já existem há muitos tempo)... e porque como é óbvio, os accionistas (e pela sensibilidade da matérias, os sócios) não aceitarão que se façam negócios (vendas) com pressões vindas de fora que lesem, em primeiro lugar, os interesses desportivos da SAD e tambem naturalmente os interesses económicos.

bem hajam,

Abraço

Citação de: SAL. em 30 de Setembro de 2009, 16:30
Citação de: Redady em 30 de Setembro de 2009, 16:07
Mas que não reste nenhuma dúvida que, este poderá ser o único caminho para se poder ter no Benfica jogadores de topo ... embora no capítulo vencimentos seja sempre complicado.

Não vejam as minhas palavras como um simples acto de condenação, é sim o querer-vos mostrar que não é inovação, que é por necessidade que prescindimos as mais-valias de quem já é nosso e dos perigos que poderá haver com a presença de certos empresários.

Abraço

Não é inovação, ok.

Mas o fundo n aumenta o perigo da presença de certos empresários, aliás, via fundo impede tal coisa. Mas claro q eles podem estar "presentes" de forma paralela. Mas isso já acontece agora.

Ganhamos agora X qdo podíamos ganhar XX mais tarde... correcto... (embora se possa recomprar... mas n será mto viável...)... no futuro temos q dividir as mais valias, n serão apenas p o SLB... isso já acontece agora, c as "% de uma futura venda" definidas nos contratos...
E há o outro lado:
Ganhamos agora X qdo poderíamos ganhar apenas X/2 no futuro (também há jogadores q desvalorizam...)

E volto a dizer, esperem pelos detalhes do fundo, haverá mtos esclarecimentos e surpresas em relação a algumas coisas q aqui se escreveram...

Refiro-me esclusivamente ao fundo. Qto às necessidades urgentes de tesouraria, n disponho de dados p contrapôr os mais pessimistas (realistas?). Gostava apenas q as coisas fossem diferentes...

Boa noite,

Compreendo que, tal como tudo o que envolve Benfica, este assunto suscite muia curiosidade e vontade de debater. Ainda para mais quando se toca questões tão sensíveis como alienações de activos (passes de jogadores) e no imaginário (inevitavel) de "gloriosas" aquisições.

Ainda assim, tal como tudo na vida é necessária calma e dar tempo ao tempo para que as coisas se saibam a seu tempo... e acredito que a seu tempo se saberão, porque, tal como disse na primeira mensagem, as pessoas que estão dentro da nossa casa, sabem a sensibilidade da matéria e porque, se trabalha, no melhor que se sabe em prol dos interesses so nosso clube.

Como tal, em jeito de conversa de café (que é a que se pode de momento ter, tanto pela ocasião como pela falta de elementos finais) o que me parece é que o fundo actuará como uma espécie de "bolsa" de passes de jogadores.

Tal como qualquer outra ferramenta de gestão, tem as suas vantagens e naturalmente as suas desvantagens. O amigo SAL, e outros companheiros de fórum já abordaram um pouco o assunto (mas resume-se basicamente a uma questão de gestão de riscos... e capitalização de activos).

O que se me apraz dizer de momento é, novamente, salientar a sensibilidade do assunto e que pessoas de mérito estão por dentro da questão e é em prol dos interesses da SAD e consequentemente do clube que se delineiam as estratégias. O que não obsta como é evidente a atenção dos accionistas (e sócios).

Em relação ao capitais libertos por esta operação, tal como todas as outras, destinam-se, como é evidente à actividade corrente, à amortização de passivo e a um plano de investimentos.

Tratando-se de uma operação relativa a activos já detidos, não irão surgir, pelo menos no breve prazo operações de aquisição relacionadas. De futuro, e tratando-se de uma "bolsa" dinâmica, as coisas poderão evoluir noutro sentido mais abrangente.

Resumindo, claro que podemos falar, como sempre se faz, mas temos que ter noção de que a informação que tiver que ser publica, será a seu tempo. O que importa é defender os interesses do Sport Lisboa e Benfica e nesse sentido esta opção tem que ser vista como qualquer outra ferramenta de gestão, tendo noção dos prós e contras e trabalhando (administração e accionistas) para a potenciação dos positivos e mitigação dos negativos.

Não, não iremos buscar o Káká. Qualquer jogador que o Benfica adquira, é mediante os meios capitais que o próprio Benfica conseguir gerar (tanto capitais próprios como alheios).. porque como também muito bem disse outro companheiro de fórum: não ha almoços grátis.

Mas podem advir vantagens para ambas as partes do negócio... é disso que se trata.

Ainda na parábola dos "almoços grátis":
Eu como e pago por isso. Isso satisfaz-me e satisfaz quem me serviu e por isso recebeu.
Se hoje comer de "borla", amanha posso não ter como comer.
Se hoje me servirem de "borla", amanhã podem não conseguir servir ninguem.
Se hoje for mal servido, amanhã, irei servir-me a outro lado.
Se hoje me sentir satisfeito, o mais provavel é que amanhã tambem me sinta e que essa minha satisfação atinja outros.
Não vejamos a parábola "não há almoços grátis" apenas pela conotação negativa, que como escrevi, é uma falácia que conduz à ruptura.

Desculpem mais um "testamento".

Bem hajam,

Viva o Benfica!

Nem hajam,

Pedrosant

Citação de: LMAB89 em 30 de Setembro de 2009, 16:14
Citação de: Pedrosant em 30 de Setembro de 2009, 15:44
Citação de: LMAB89 em 30 de Setembro de 2009, 14:49
ainda nao percebi o que é que ganhamos com isto... ca pra cheira-me a mais uma antecipação de receitas.
ganhamos  agora   "x"   quando poderiamos mais tarde   ganhar "xx"....

onde e ke antecipas receita? onde e ke antecipaste receita? analizem bem o ke escrevem....
não vao ceder percentagens de passes de jogadores? ou os outros vêm ca investir sem nada em troca?!
vêm para ca ser simpaticos pro Benfica. andamos aqui a brincar, não?
isso para mim e uma transação comercial. Antecipar receitas, significa, para mim, receber antes do tempo acordado a quando da transação comercial.

Mestre

@Divina Justiça e SAL.

Obrigado por partilharem a vossa visão das coisas, vamos esperar com calma e depois avaliar com atenção.

Redady

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deve publicar ainda hoje os detalhes da constituição do Benfica Stars Fund, um fundo de investimento que tem como activos os atletas do clube 'encarnado'.
As 'águias' escusam-se a revelar os subscritores, pois estes são anónimos, mas são obrigados a revelar à CMVM quais os jogadores que vão constituir o fundo.
Nomes prováveis:
Cardozo- 26 anos, custou 9,1 milhões de euros, renovou até 2014 e tem a maior cláusula de rescisão da Luz (60 milhões de euros).
Javi Garcia- comprado ao Real Madrid por 7 milhões, está 'blindado' por uma cláusula de 30 milhões.
Saviola- contratado ao Real Madrid por 5 milhões, também tem uma cláusula de rescisão de 30  milhões
Ramires - internacional brasileiro contratado ao Cruzeiro por 7,5 milhões, é uma das jóias 'encarnadas'. A cláusula também é de 30 milhões.
Di María - Aos 21 anos oferece grande margem de progressão, razão porque deve ser uma das estrelas do fundo. Custou 7,8 milhões de euros e a saída está fixada em 30 milhões.
Pablo Aimar - foi contratado ao Saragoça no defeso de 2008 por 6,5 milhões. Chamado à selecção argentina após longa ausência, a sua cláusula de rescisão é de 20 milhões. A idade, 29 anos, afigura-se como uma das pechas para a sua entrada no fundo...

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/538845

joaopac

Desde que ajudem o Benfica a comprar grandes jogadores e a fazer o clube voltar ao pedestal onde merece estar, força nisso.

totta

A única explicação que vejo é o fundo servir para garantir os direitos economicos, mas o Benfica ficar com os direitos desportivos. Ou seja os investidores compram os jogadores mas esses ficam no Benfica, e quando vendidos quem lucra são os investidores.

O_Glorioso

Se os investidores irão ficar no anonimato, até dirigentes do Benfica (SAD ou clube) podem entrar no fundo e...

Ou não?

tiagoterceira

baar99

Citação de: Mestre em 30 de Setembro de 2009, 22:16
@Divina Justiça e SAL.

Obrigado por partilharem a vossa visão das coisas, vamos esperar com calma e depois avaliar com atenção.

Positivo os vossos esclarecimentos.

Miguelito22

Citação de: totta em 30 de Setembro de 2009, 23:47
A única explicação que vejo é o fundo servir para garantir os direitos economicos, mas o Benfica ficar com os direitos desportivos. Ou seja os investidores compram os jogadores mas esses ficam no Benfica, e quando vendidos quem lucra são os investidores.
E o benfica não recebe nada quando vender não faz sequer sentido isso para mim,so sabendo mais sobre o assunto se pode dar uma opinião mais clara!

Redady

Citação de: O_Glorioso em 30 de Setembro de 2009, 23:50
Se os investidores irão ficar no anonimato, até dirigentes do Benfica (SAD ou clube) podem entrar no fundo e...

Ou não?

Essa é uma das regras que se aguarda conhecer, tais como quais são os critérios que aceita ou rejeita um Empresário.

http://economico.sapo.pt/noticias/futebol-provoca-euforia-na-bolsa_70917.html

Mais uma opinião!

totta

Citação de: miguelito22 em 01 de Outubro de 2009, 00:16
Citação de: totta em 30 de Setembro de 2009, 23:47
E o benfica não recebe nada quando vender não faz sequer sentido isso para mim,so sabendo mais sobre o assunto se pode dar uma opinião mais clara!

Sacrifica o que receberia mais tarde para pagar agora o que deve. Não beneficia mais tarde em finanças mas beneficia com o rendimento dos jogadores.

Redady

A SAD do Benfica comunicou esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) a constituição do «Benfica Stars Funds», fundo de investimento, no valor de 40 milhões de euros, que tem como activos alguns dos principais futebolistas do clube.

A SAD adianta que alienou «a título definitivo ao referido fundo os direitos económicos» dos futebolistas contemplados, indicando os valores e as respectivas percentagens, mas não os subscritores.

Entre os jogadores que integram este fundo estão:

David Luiz (25 por cento por 4,5 milhões de euros),
Di Maria (20% por 4,4 ME),
Javi Garcia (20% por 3,4 ME),
Ruben Amorim (50% por 1,5 ME),
Shaffer (40% por 1,4 ME) e
Urreta (20% por 1,2 ME).

A estes jogadores juntam-se ainda David Simão, Leandro Pimenta, Miguel Vítor, Nélson Oliveira, Roderick Miranda e Yartey, que elevam o valor total do fundo de investimento para 40 milhões de euros.

http://www.tvi24.iol.pt/desporto/fundo-de-investimento-benfica-stars-funds-benfica/1092782-4062.html

redpeanut

Estão bem carotes os jogadores.

Talvez os investimentos mais seguros sejam Javi e Urreta.Pelo menos parecem ser aqueles que podem dar mais lucro, com menos riscos.

Os outros estão avaliados muito perto do valor que podem a vir valer numa futura transferência.

edit: talvez Shaffer também seja uma boa aposta. Se o Nélson foi vendido por 4M...