Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

lcferreira

Citação de: pcssousa em 28 de Dezembro de 2009, 17:56
Afinal de contas nem ficou assim tão longe das minhas escolhas...

A grande diferença de Simões para Futre era o jogo de equipa, Simões sabia e Futre não, mas Futre era muito mais explosivo e muito mais espectacular que Simões.

Com mais tempo vou escrever algo sobre os extremos esq e dto portugueses de sempre aqui no tópico do melhor de todos.

pcssousa

Pois, realmente o Futre só tinha olhos para a baliza algo que o penalizou um pouco em termos de carreira. Isso e o limite de estrangeiros, bem como o facto de ter ido para um clube pouco ganahdor, à semelhança do que aconteceria com o Rui Costa...

FUTURO PRESIDENTE

chalana e futre foram grandes jogadores é certo mas nao atingiram a qualidade do figo e agora recentemente do cristiano ronaldo

tanto o figo como o ronaldo estao num patamar acima dos outros dois

mas que o chalana era um génio lá isso era

lcferreira

Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 28 de Dezembro de 2009, 18:08
chalana e futre foram grandes jogadores é certo mas nao atingiram a qualidade do figo e agora recentemente do cristiano ronaldo

Sem desprimor para as tuas palavras... podes dizer a tua idade?

Viste Chalana jogar em que épocas?

FUTURO PRESIDENTE

Citação de: lcferreira em 28 de Dezembro de 2009, 18:43
Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 28 de Dezembro de 2009, 18:08

Sem desprimor para as tuas palavras... podes dizer a tua idade?

Viste Chalana jogar em que épocas?
mas alguma vez o chalana foi considerado o melhor jogador do mundo?!? ou teve épocas atrás de épocas no top mundial?!?
figo esteve e ronaldo tem estado também no top mundial
nao comparemos coisas que nao tem comparaçao

mas volto a repetir que o chalana foi um grande jogador e podia ter feito uma melhor carreira ainda porque tinha qualidade para isso.

lcferreira

"mas alguma vez o chalana foi considerado o melhor jogador do mundo?!? ou teve épocas atrás de épocas no top mundial?!?"

Meu caro, a tua absurda resposta esclareceu-me.

Como querias tu que Chalana tivesse a visibilidade que teve Figo ou que tem Ronaldo?

Queres perceber quem foram os contemporaneos de Chalana e Futre com total visibilidade?

Sabes desde quando é que esse "troféu" é atribuido?

A lei Bosman foi uma grande ajuda à promoção do jogador português, sabias?

Estou aqui a tentar dizer-te que por muito que tentes não vais NUNCA conseguir perceber quem foi Fernando Chalana nem Futre.

Para eles estarem em Tops Mundiais os clubes e as Selecções deles teriam de estar sempre nos grandes palcos, só nesses momentos apareciam jogadores portugueses nos tops.

Para te calar de uma vez porque gosto de falar com quem no mínimo mostra interesse em saber:

Bola de Ouro 84:

1. Platini (France, Juventus Turin), 128 points.
2. Tigana (France, Bordeaux), 57 pts.
3. Elkjaer-Larsen (Danemark, Hellas Vérone), 48 pts.
4. Rush (Galles, Liverpool), 44 pts.
5. Chalana (Portugal, Bordeaux), 18 pts.
6. Souness (Ecosse, Sampdoria Gênes), 16 pts.
7. Schumacher (RFA, Cologne), 12 pts.
8. K.-H. Rummenigge (RFA, Inter Milan), 10 pts.
9. Giresse (France, Bordeaux), 9 pts.
10. Robson (Angleterre, Manchester United), 7 pts.
11. Schuster (RFA, FC Barcelone), 6 pts.
12. Bossis (France, Nantes), Scifo (Belgique, Anderlecht), 5 pts.

Bola de Ouro 1987:

1. Gullit (Pays-Bas, Milan AC), 106 points.
2. Futre (Portugal, Atletico Madrid), 91 pts.
3. Butragueno (Espagne, Real Madrid), 61 pts.
4. Michel (Espagne, Real Madrid), 29 pts.
5. Lineker (Angleterre, FC Barcelone), 13 pts.
6. Barnes (Angleterre, Liverpool), Van Basten (Pays-Bas, Milan AC), 10 pts.
8. Vialli (Italie, Sampdoria Gênes), 9 pts.
9. Robson (Angleterre, Manchester United), 7 pts.
10. Allofs (RFA, Marseille), Hysen (Suède, Fiorentina), 6 pts.

Parabéns e boa viagem.

Eagle Fly Free

lcferreira, desculpa lá, mas não disseste que não tinhas visto o Benfica nos anos 1960 ? também não viste muito do Zé Augusto.  :police:

Em todo o caso, concordo contigo, e eu só posso falar de Futre, claro.

O mesmo se passa em relação a Coluna (como é possível que nunca tenha ganho uma Bola de Ouro) ?  outros tempos...

FUTURO PRESIDENTE

ó sabichao agora mete me aqui no tópico o score do figo e do ronaldo para bola de ouro

chalana uma vez ficou em 5 lugar,né?|?

futre uma vez em 2 lugar,né?|?

e o figo e o ronaldo quantas vezes ficaram no top?!?
e atençao que o ronaldo vai a meio da carreira ou nem tanto

e mais,tanto o chalana como o futre tiveram grande visiblidade para o exterior e inclusive um foi para o bordeus e nao deu certo e o outro foi para o atlético onde foi idolo
mas tanto um como outro nunca chegaram a um real madrid nem um manchester,nem tiveram a carreira do figo e do ronaldo nem o palmarés deles.

NAO TENTES MUDAR A HISTÓRIA

lcferreira

Citação de: Eagle Fly Free em 28 de Dezembro de 2009, 20:56
lcferreira, desculpa lá, mas não disseste que não tinhas visto o Benfica nos anos 1960 ? também não viste muito do Zé Augusto.  :police:

O mesmo se passa em relação a Coluna (como é possível que nunca tenha ganho uma Bola de Ouro) ?  outros tempos...

Não o vi ao vivo, mas já vi muito dele para ter uma opinião formada da mesma maneira que só via o Cruyff na TV, quanto ao Sr Coluna, no único ano em que podia ter ganho estava lá o Eusébio, foi no ano de Mundial.

Quanto ao presidente futuro da casa dele, contra a ignorância apenas 1 palavra, DESPREZO!

FUTURO PRESIDENTE

Citação de: lcferreira em 28 de Dezembro de 2009, 21:14
Citação de: Eagle Fly Free em 28 de Dezembro de 2009, 20:56

Não o vi ao vivo, mas já vi muito dele para ter uma opinião formada da mesma maneira que só via o Cruyff na TV, quanto ao Sr Coluna, no único ano em que podia ter ganho estava lá o Eusébio, foi no ano de Mundial.

Quanto ao presidente futuro da casa dele, contra a ignorância apenas 1 palavra, DESPREZO!
pois quando nao se tem argumentos fica complicado  :whistle2:

mas entao nao és tu que dominas a história do futebol?!? faltam te argumentos, é?!?

mas quanto ao teu comentário a roçar a ofensa nem te respondo que melhor

José Henriques

Tenho seguido com atenção a discussão que se gerou neste tópico, e chego à conclusão que estamos perante um caso tipico de choque geracional! Não só ao nível dos utilizadores do Fórum, como dos próprios jogadores em questão.
Há comparações muito complexas de serem feitas! Estamos a comparar jogadores cujas carreiras tiveram intervalos de 20 - ou mais -anos, e isso torna a discussão logo à partida, altamente subjectiva.
Na minha opinião, a nível do talento puro, o Chalana era bastante superior ao Figo e ao Cristiano Ronaldo. No entanto, estes ultimos tiveram algumas vantagens. A primeira dessas vantagens tem a ver com as condições genéticas que quer o Figo quer o Cristiano Ronaldo possuem, e que lhes permite suportar cargas de treino fisico, que o Chalana nunca suportou. Aliás o grande problema do Chalana no Bordéus - para além do mau ambiente com que os colegas o receberam - foi uma lesão (pubalgia) resultante de treino fisico inadequado ao seu perfil morfológico. Por algum motivo, os maiores Clubes de hoje, já utilizam Personal Trainers que trabalham individualmente a parte fisica com cada jogador, porque isso de treinar tudo igualzinho, é coisa do passado. Outra questão que penalizou sériamente o Chalana, foi o facto de ter jogado no Bordéus, que apesar de ter dinheiro, não era um Clube de 1º plano do futebol Europeu! Quer o Figo quer o Cristiano, se não têm jogado nos Clubes onde jogaram, nunca tinham atingido o nível que atingiram, nem tinham tido acesso a vencer troféus individuais. A comprovar esta minha afirmação está o caso do Rui Costa, que era um dos melhores do Mundo e nunca teve chance de ganhar nenhum troféu desses, precisamente por ter passado quase toda a carreira na Fiorentina.
Em resumo, o Chalana, com outro enquadramento profissional (como actualmente se pratica), jogando noutro Clube quando saíu para o estrangeiro, e com outro acompanhamento fisico - como hoje existe - e com a hiper-mediatização que é dada ao futebol actual, teria tido uma carreira diferente para muito melhor. Outros tempos, básicamente!

Bola7

Citação de: lcferreira em 28 de Dezembro de 2009, 17:46
Em termos de extremos e por ordem de preferência deixo assim:

1º Chalana
2º Zé Augusto
3º Futre
4º Figo
5º Simões

Eu sei que o meu amigo bola7 e o Zé Henriques não vão gostar, mas a bola é assim.
não tenho grandes protestos...a ordem pode ser trocada aqui e ali...o Simão aceito..pelo que fez no Benfica... anivel nacional não...para mim o Paneira foi bem melhor na generalidade...o Simão fora do Benfica é muito mais fraco...

Bola7

Citação de: José Henriques em 29 de Dezembro de 2009, 11:05
Tenho seguido com atenção a discussão que se gerou neste tópico, e chego à conclusão que estamos perante um caso tipico de choque geracional! Não só ao nível dos utilizadores do Fórum, como dos próprios jogadores em questão.
Há comparações muito complexas de serem feitas! Estamos a comparar jogadores cujas carreiras tiveram intervalos de 20 - ou mais -anos, e isso torna a discussão logo à partida, altamente subjectiva.
Na minha opinião, a nível do talento puro, o Chalana era bastante superior ao Figo e ao Cristiano Ronaldo. No entanto, estes ultimos tiveram algumas vantagens. A primeira dessas vantagens tem a ver com as condições genéticas que quer o Figo quer o Cristiano Ronaldo possuem, e que lhes permite suportar cargas de treino fisico, que o Chalana nunca suportou. Aliás o grande problema do Chalana no Bordéus - para além do mau ambiente com que os colegas o receberam - foi uma lesão (publagia) resultante de treino fisico inadequado ao ser perfil fisico. Por algum motivo, os maiores Clubes de hoje, já utilizam Personal Trainers que trabalham individualmente a parte fisica com cada jogador, porque isso de treinar tudo igualzinho, é coisa do passado. Outra questão que penalizou sériamente o Chalana, foi o facto de ter jogado no Bordéus, que apesar de ter dinheiro, não era um Clube de 1º plano do futebol Europeu! Quer o Figo quer o Cristiano, se não têm jogado nos Clubes onde jogaram, nunca tinham atingido o nível que atingiram, nem tinham tido acesso a vencer troféus individuais, e a comprovar esta minha afirmação está o Rui Costa, que era um dos melhores do Mundo e nunca teve chance de ganhar nenhum troféu desses, precisamente por ter passado quase toda a carreira na Fiorentina.
Em resumo, o Chalana, com outro enquadramento profissional (como actualmente se pratica), jogando noutro Clube quando saíu para o estrangeiro, e com outro acompanhamento fisico - como hoje existe - e com a hiper-mediatização que é dada ao futebol actual, teria tido uma carreira diferente para muito melhor. Outros tempos, básicamente!
td dito... :bow2:

lcferreira

Ze Henriques, o que acabas de escrever foi o que eu pelo menos tentei fazer em poucas palavras, Lei Bosman, mediatismo, visibilidade, condições de trabalho, Selecções etc etc.

Nessa altura só jogando num dos melhores clubes do Mundo para se ter mediatismo e ser reconhecido.

Citação de: Bola7 em 29 de Dezembro de 2009, 11:42
não tenho grandes protestos...a ordem pode ser trocada aqui e ali...o Simão aceito..pelo que fez no Benfica... anivel nacional não...para mim o Paneira foi bem melhor na generalidade...o Simão fora do Benfica é muito mais fraco...

Para falar do Simão tinha de falar em jogadores como Morais, Quaresma, Seninho... e ainda digo mais, a seguir ao Chalana melhor que Zé Augusto, Futre, Simões, Figo e Cristiano Ronaldo era o Jacinto João, só que fez ali a carreira com uma ida ao Brasil e por ali ficou.

José Henriques

O Jacinto João era um fenomenal extremo, de facto. Mas estamos a esquecer outros!
No Benfica o Rogério «Pipi», que eu não vi jogar, mas ouço dele maravilhas. Ainda por cima, sendo extremo, marcava muitos golos. Mas já que estamos a falar no contexto nacional, e não exclusivamente no universo do nosso Clube, temos de (por muito que nos custe) reconhecer o valor dos extremos dos «cinco violinos»: Jesus Correia e Albano, que eu não vi jogar (nem pouco mais ou menos) mas que - segundo o que ouvi - eram jogadores de topo e do melhor que houve em Portugal.