Fernando Chalana

Avançado, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1976-1984, 1987-1990), 318 jogos (24745 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (2), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)
Treinador, (1959-02-10 - 2022-08-10),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2002, 2008-2008), 11 jogos (4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas)

lcferreira

Eu de todos os que falei só não vi Zé Augusto ao vivo, mas vi muitos videos (seria a mesma coisa que apreciar messi pela tv que é o que todos fazemos) por ter acesso em certa altura aos arquivos da rtp, é por aí que falo.

Albano e Jesus Correia só mesmo no filme do António Silva, hehehehehe

Do Rogério não tenho opinião no que toca ao jogo jogado.

Bola7

Citação de: lcferreira em 29 de Dezembro de 2009, 13:36
Ze Henriques, o que acabas de escrever foi o que eu pelo menos tentei fazer em poucas palavras, Lei Bosman, mediatismo, visibilidade, condições de trabalho, Selecções etc etc.

Nessa altura só jogando num dos melhores clubes do Mundo para se ter mediatismo e ser reconhecido.

Citação de: Bola7 em 29 de Dezembro de 2009, 11:42
não tenho grandes protestos...a ordem pode ser trocada aqui e ali...o Simão aceito..pelo que fez no Benfica... anivel nacional não...para mim o Paneira foi bem melhor na generalidade...o Simão fora do Benfica é muito mais fraco...

Para falar do Simão tinha de falar em jogadores como Morais, Quaresma, Seninho... e ainda digo mais, a seguir ao Chalana melhor que Zé Augusto, Futre, Simões, Figo e Cristiano Ronaldo era o Jacinto João, só que fez ali a carreira com uma ida ao Brasil e por ali ficou.
...e o Dinis...

Bola7

Citação de: José Henriques em 29 de Dezembro de 2009, 14:29
O Jacinto João era um fenomenal extremo, de facto. Mas estamos a esquecer outros!
No Benfica o Rogério «Pipi», que eu não vi jogar, mas ouço dele maravilhas. Ainda por cima, sendo extremo, marcava muitos golos. Mas já que estamos a falar no contexto nacional, e não exclusivamente no universo do nosso Clube, temos de (por muito que nos custe) reconhecer o valor dos extremos dos «cinco violinos»: Jesus Correia e Albano, que eu não vi jogar (nem pouco mais ou menos) mas que - segundo o que ouvi - eram jogadores de topo e do melhor que houve em Portugal.
o Hernani do fcp...

pcssousa

Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 28 de Dezembro de 2009, 20:57
ó sabichao agora mete me aqui no tópico o score do figo e do ronaldo para bola de ouro

chalana uma vez ficou em 5 lugar,né?|?

futre uma vez em 2 lugar,né?|?

e o figo e o ronaldo quantas vezes ficaram no top?!?
e atençao que o ronaldo vai a meio da carreira ou nem tanto

e mais,tanto o chalana como o futre tiveram grande visiblidade para o exterior e inclusive um foi para o bordeus e nao deu certo e o outro foi para o atlético onde foi idolo
mas tanto um como outro nunca chegaram a um real madrid nem um manchester,nem tiveram a carreira do figo e do ronaldo nem o palmarés deles.

NAO TENTES MUDAR A HISTÓRIA
Para futuro presidente estás no bom caminho pois o actual conhece tanto da história do Benfica como tu, a ponto de não recvonhecer nem de nome vários dos bi-campeões europeus!
Quanto às idas para clubes doutra dimensão, certamente não deves conhecer por exemplo a linha do Bordéus dos anos 80, contemporâneo do Chalana senão se calhar não dizias isso. Além disso esclareço desde já que havia limites de estrangeiros ao contrário do que aconteceria anos depois o que na altura prejudicou os jogadores portugueses de sobremaneira...
Quanto às condições genéticas a que o José Henriques se referiu quando mencionou o Figo e o Ronaldo eu só acrescento uma coisa: ao que sei a creatinina não chegou nem ao Chalana nem ao Futre e fico-me por aqui pois por lei não posso revelar tudo o que sei.
Se tivesses visto as exibições do Chalana no Euro84 esta discussão estaria encerrada, porque ninguém que as tenha visto poderia de boa fé e sem facciosismo continuar com ela!

José Henriques

Creatina é o que se diz aos otários, que este ou aquele jogador tomou, para ter um corpo subitamente transformado! Como não podem assumir o que realmente se dá a estes frangos de aviário, que são os futebolistas de hoje. Enganam os palerminhas que não percebem a ponta de um corno disso, e que ao ouvirem falar em Creatina acreditam ser alguma substância milagrosa e até é legal e tudo. Só falta dizerem, que lhes dão só couve e batata. Enfim!
É por isso, e por causa de empresários com tentáculos no minimo suspeitos, bem como dirigentes, que não é sequer preciso comentar (FIFA e UEFA incluidas, ou antes, principalmente esses), que vocês me vêem aqui a escrever só nos espaços reservados ao passado. Recuso-me a comentar futebóis modernaços! É tudo mentira de ponta a ponta.
...Mas siga a dança!

Bola7

Citação de: José Henriques em 29 de Dezembro de 2009, 17:23
Creatina é o que se diz aos otários, que este ou aquele jogador tomou, para ter um corpo subitamente transformado! Como não podem assumir o que realmente se dá a estes frangos de aviário, que são os futebolistas de hoje. Enganam os palerminhas que não percebem a ponta de um corno disso, e que ao ouvirem falar em Creatina acreditam ser alguma substância milagrosa e até é legal e tudo. Enfim!
É por isso, e por causa de empresários com tentáculos no minimo suspeitos, bem como dirigentes, que não é sequer preciso comentar (FIFA e UEFA incluidas, ou antes, principalmente esses), que vocês me vêem aqui a escrever só nos espaços reservados ao passado. Recuso-me a comentar futebóis modernaços! É tudo mentira de ponta a ponta....Mas siga a dança!
[/]
[]
meu caro...tive essa tentação mas há que fazer ver a todos que existe..ou existiu outro futebol...se nos calarmos ninguem o saberá...[/]

José Henriques

Oh amigo, é isso mesmo que eu tento fazer, ao vir aqui debitar as minhas larachas de vez em quando: dar a conhecer à rapaziada que já nasceu a ver frangos de aviário a jogar à bola, que existiram jogadores a sério...em tempos!

pcssousa

Sim, como se alguém conseguisse um corpo como um certo jogador do Benfica conseguiu durante um emprestimo de 6 meses por terras inglesas só com exercício físico... isto para não voltar a mencionar nomes supracitados e para dar um exemplo visível aos olhos de todos!
Condições genéticas extraordinárias tinha por nexemplo o Eusébio, esse sim...

José Henriques

Citação de: pcssousa em 29 de Dezembro de 2009, 17:30

O Ronaldo até tem umas fibras de tipo CR2B (fibras de contracção rápida e boa capicidade oxidativa) bastante «interessantes», mas tem uma técnica de corrida deplorável. Como faz anuncios em que corre contra um Bugati, toda a gente acredita que ele é um corredor extraordinário!  :2funny:  Por isso é que eu digo que jogadores como o Néné, hoje não tinham preço: 11,03s aos 100m com pitons! Isso sim é velocidade!

O Eusébio era o atleta perfeito! Tinha um conjunto de qualidades motoras inigualáveis num jogador de futebol.

Eagle Fly Free

Citação de: José Henriques em 29 de Dezembro de 2009, 18:16

O Ronaldo até tem umas fibras de tipo CR2B (fibras de contracção rápida e boa capicidade oxidativa) bastante «interessantes», mas tem uma técnica de corrida deplorável.

O Eusébio era o atleta perfeito! Tinha um conjunto de qualidades motoras inigualáveis num jogador de futebol.

Esta discussão não é inédita.

É caso para perguntar onde teria chegado Eusébio com as condições tecnológicas actuais. Quem fala de Eusébio, fala de outro qualquer jogador de topo.

Por isso é que entrar em comparações não faz muito o meu género.

pcssousa

Eusébio foi eleito pelo instituto de desportos da União Soviética como o mais perfeito atleta da década de 70 de entre todos os desportos e tendo em linha de conta a capacidade atlética e isto é completamente verdade! E se os Soviéticos tinham algo de bom era o Desporto...

Eagle Fly Free

Citação de: pcssousa em 29 de Dezembro de 2009, 18:25
Eusébio foi eleito pelo instituto de desportos da União Soviética como o mais perfeito atleta da década de 70 de entre todos os desportos e tendo em linha de conta a capacidade atlética e isto é completamente verdade! E se os Soviéticos tinham algo de bom era o Desporto...

A sério ? não sabia disso. Mas da década de 1970 ? apesar de tudo o que conseguiu nesta fase, parece-me que os seus índices já não seriam os da década de 1960.

Em todo o caso, eu não quis dizer que Eusébio não atingiu a perfeição física, eu estava a falar do seu todo, inclusive da sua carreira e lesões. Reparemos que hoje em dia o futebol protege muito mais os futebolistas, a tecnologia a nível médico está incomparavelmente mais avançada, etc.

Eusébio certamente não iria sofrer tanto e ter tantas lesões. Veja-se o caso de Figo que o Barcelona tornou num super-atleta e praticamente não teve lesões na sua carreira (o que é bastante incrível, se pensarmos bem nisso). O que sofreu Eusébio só demonstra o seu poderio e o seu carácter.

pcssousa

Sim, da década de 70... Quanto à forma como certos futebolistas adquiriram o seu físico, basta ler uma famosa entrevista do Vialli sobre o que aconteceu em Inglaterra e como adquiriu tanta massa muscular, foi ele que o disse não eu...

VitorPaneira7

Citação de: José Henriques em 29 de Dezembro de 2009, 18:16

O Ronaldo até tem umas fibras de tipo CR2B (fibras de contracção rápida e boa capicidade oxidativa) bastante «interessantes», mas tem uma técnica de corrida deplorável. Como faz anuncios em que corre contra um Bugati, toda a gente acredita que ele é um corredor extraordinário!  :2funny:  Por isso é que eu digo que jogadores como o Néné, hoje não tinham preço: 11,03s aos 100m com pitons! Isso sim é velocidade!

Estão a falar de extremos e bem podiam referir Nené também o foi na superequipa de 70-73 e de grande qualidade no livro dos 50 anos da Abola fala-se de propostas do real Madrid e Arsenal.

Infelizmente a globalização da net chegou tarde e não deu para gravar génios como Chalana (os arquivos rtp bem podiam dar uma ajuda)e outros como o Bola7 fala como jacinto joão e Dinis, autênticos brincas na areia segundo o mue pai mas ele destaca o setubalense principalemte por causa deuma toruné no Brasil em que venceram o Santos de Pelé e das exibições europeias como contra o super leeds de 70 (equipa muito dura e até hoje a unica que fez a volta da vitória ....após derrota na final da taça das taças com o milan, costuma dar na espn e o árbitro fez uma roubalheira.Joséhenriques dá a melhor explicação para a pouca fama que Chalana tem em compensação para Figo e ronaldo mas sinceramente acho que jogadores como Chalana, Maradona,Garrincha e muitos outros perderiam a magia que possuiam no futebol ciência de hoje tornando-se mais mecânicos e menos fantasistas pois a fantasia era a sua arma fulcral contra jogadores mais fisicos.

lcferreira

VitorPaneira7, e acredita que os arquivos da RTP têm muita coisa, é pena ver a RTP memória e assistir ao degredo que foram os jogos da década de 90 contra paços e gil vicentes e não passarem aquilo que era realmente futebol total.

Falo com conhecimento de causa porque durante algum tempo tive acesso a esse espólio que a televisão pública possui.

Sobre certos jogadores perderem a fantasia... não concordo muito, essa fantasia nasceu com eles, estava lá toda, podia era ser trabalhada de outra forma, porque dentro dessa fantasia não comparando ninguém, vimos Baggio ou Del Piero por exemplo, vimos Ronaldinhop Gaucho, e porque nao a fantasia de Di Maria e Quaresma, está lá toda.