Comunicação Social

Aka

Citação de: redeagle7 em 06 de Janeiro de 2010, 01:09
e este é dos nossos tempos:

Esse diz que é fascista... mas não racista.

Não dava jeito sê-lo num balneário de futebol.

ivodaniello

basicamente foi isto tudo o que consegui encontrar sobre benfica e fascismo...

Aka

Até hoje acho essa foto inacreditável...

Chefe

Citação de: Didiman em 06 de Janeiro de 2010, 01:07
Citação de: Chefe em 06 de Janeiro de 2010, 01:04
Citação de: Aka em 06 de Janeiro de 2010, 01:03
Citação de: Chefe em 06 de Janeiro de 2010, 01:02
Eu vi num forum ou blog da concorrencia, como é óbvio não guardei e pensando bem até pode ser da selecção com vários jogadores do Benfica. Mas se voces acreditam que eramos os unicos a não fazer... Então porquê razão foram os da Academica no jogo contra o Benfica que foram presos?

.......

Era a Crise de 69, pá!
E foram só aqueles 3 ou 4 que foram porquê? Porque foram os unicos que não fizeram.

Para mim isso é pouco relevante. Eram TODOS obrigados a fazer, o que conta é o resto.

Ó Chefe vou ver o Sra da Hora sábado de manhã em Escolas !!!
Não Conheço... a minha casa fica colada ao campo do Padroense :P

AG

Citação de: Didiman em 06 de Janeiro de 2010, 01:09
Vou repetir que acho ninguém reparou :)

O FCP de 1951 a 1953 teve um presidente chamado Urgel Horta que também foi deputado na Assembleia pela União Nacional, ala fascista do Salazar
boa, desconhecia. O0

carrepos

:bow2: APV hoje esteve sublime  :bow2:

mahsira

Já me foram relatados (por familiares benfiquistas mais velhos) vários factos e histórias que atestam a oposição (de princípio, pelo menos) ao antigo regime por parte de vários jogadores e dirigentes da altura, do Benfica e de outros clubes. Um dos mais famosos é o tal episódio protagonizado por jogadores do Belenenses... E são essas coisas que contam... essas e outras que já foram aqui ditas, mas nunca umas fotos com as equipas a fazerem um gesto que eram obrigadas a fazer. Quantas pessoas, na altura, não tinham qualquer espécie de simpatia pelo Salazar mas, não tendo grande espírito de activista, engoliam tudo e diziam muito bem de tudo e faziam os gestos que lhes dissessem para fazer. Não eram livres de agir de acordo com as suas opiniões... é por isso que se chama UMA DITADURA. Apareçam, se quiserem, com fotos do plantel do Benfica a fazer isso... Que importa? Sabendo que o Coluna tinha afiliação com a FRELIMO, vão chamá-lo fascista por causa de uma saudação?

Djamb3

Só para concluir a história, retirado de um texto incluído na publicação 100 Figuras do Futebol Português, jornal A Bola

Quando Cândido de Oliveira tomou o comando técnico do Belenenses, Mariano Amaro
juntou ao jeito rebelde de ser e de jogar uma nova consciência. Social. Se isso lhe deu o
carisma que fez com que, naturalmente, assumisse, à entrada para os anos 40, o cargo de
capitão da Selecção Nacional, também lhe marcou o destino. Que pior poderia ter sido.
Era um líder incontestado. Apaixonante. Mas, em Novembro de 1947, seria despojado do
esta-tuto de capitão por questões... políticas, que a censura salazarista manteria, anos a
fio, no segredo dos deuses... Nesse ano, antes de um Portugal-Espanha, como começava
a ser costume, as equipas perfilaram-se diante da tribuna principal para saudar as
entidades oficiais, com o braço erguido. Saudação fascista que eufemisticamente se
chamava... olímpica. Três jogadores, todos eles do Belenenses, treinado por Cândido de
Oliveira, não fizeram a saudação de braço em riste: Artur Quaresma deixou-se ficar em
sentido, José Simões e Mariano Amaro foram mais longe e cerraram os punhos! No
campo, mal se deu por isso, mas, depois, a revista Stadium publicou a fotografia, com uns
dedos pintados, espetados, à frente das mãos fechadas
— boa terá sido a intenção, mas
mau foi o retoque. Ficou o gato escondido com o rabo de fora. A bronca estoirou. Os três
jogadores chegaram a ser detidos pela PIDE, para averiguações, mas acabaram libertados,
salvos, afinal, pela sua qualidade de futebolistas, já que se fossem atirados para os
calabouços não haveria hipótese de se encobrir o escândalo, ter-se-ia de explicar porque
não jogavam nos domingos seguintes. Decisiva terá sido a influência do capitão Maia
Loureiro, figura grada da FPF e homem de confiança do regime, que garantiu que os
futebolistas já se tinham desculpado pela «criancice» e prometido nunca mais «repetir a
gracinha»...

Didiman

Citação de: Chefe em 06 de Janeiro de 2010, 01:12
Citação de: Didiman em 06 de Janeiro de 2010, 01:07
Citação de: Chefe em 06 de Janeiro de 2010, 01:04
Citação de: Aka em 06 de Janeiro de 2010, 01:03
Citação de: Chefe em 06 de Janeiro de 2010, 01:02
Eu vi num forum ou blog da concorrencia, como é óbvio não guardei e pensando bem até pode ser da selecção com vários jogadores do Benfica. Mas se voces acreditam que eramos os unicos a não fazer... Então porquê razão foram os da Academica no jogo contra o Benfica que foram presos?

.......

Era a Crise de 69, pá!
E foram só aqueles 3 ou 4 que foram porquê? Porque foram os unicos que não fizeram.

Para mim isso é pouco relevante. Eram TODOS obrigados a fazer, o que conta é o resto.

Ó Chefe vou ver o Sra da Hora sábado de manhã em Escolas !!!
Não Conheço... a minha casa fica colada ao campo do Padroense :P

Se calhar ainda vou domingo de manhã, ver Hernani Gonçalves que joga lá às 9 e o Padroense às 11

lPhoenix

Qual é a parte de os clubes serem obrigados a fazer a saudação e o Benfica não a fazer que os users Chefe, Mastercard e Toribas não estão a perceber?!

E teimam teimam teimam teimam...  Até parece que tentam justificar o facto dos outros clubes (belenenses, fcp, scp) a fazerem.

O Benfica ser chamado o clube do Povo não é por acaso, como não é por acaso o vermelho, nem é por acaso ser um símbolo de democracia em (e para) Portugal.

Didiman

Citação de: Slb-Ag em 06 de Janeiro de 2010, 01:13

O FCP de 1951 a 1953 teve um presidente chamado Urgel Horta que também foi deputado na Assembleia pela União Nacional, ala fascista do Salazar
boa, desconhecia. O0

Estas coisas são pouco conhecidas :)
E o Azul e branco do FCP vem da Monarquia

Toribas

Citação de: lPhoenix em 06 de Janeiro de 2010, 01:16
Qual é a parte de os clubes serem obrigados a fazer a saudação e o Benfica não a fazer que os users Chefe, Mastercard e Toribas não estão a perceber?!

E teimam teimam teimam teimam...  Até parece que tentam justificar o facto dos outros clubes (belenenses, fcp, scp) a fazerem.

O Benfica ser chamado o clube do Povo não é por acaso, como não é por acaso o vermelho, nem é por acaso ser um símbolo de democracia em (e para) Portugal.

Eu disse que o Benfica fazia a saudação?  :huh:

cacete

E só agora é que dizes?