Cosme Damião

The website encountered an unexpected error. Try again later.

José Henriques

A alcunha de «lampião» tem a ver com a luz emitida por esse tipo de candeeiros, que era avermelhada se vista a uma certa distância.
Já os «lagartos» devem a alcunha muito simplesmente ao facto de o bicho - para azar dele - ser verde! Quem já viu um lagarto, percebe imediatamente porque é que se chama isso aos viscondes! O0

_Benfiquista_

Citação de: Gonçalo Santos em 02 de Novembro de 2009, 23:45
Graças a ti, a minha vida faz mais sentido, obrigado.
Partilho do mesmo Sentimento!
Obrigado Cosme Damião por me dares a mim e a todos os Benfiquistas,o prazer de puder usufruir de se Ser Benfiquista e de Pertencer ao Maior e Melhor Clube do Mundo: O Sport Lisboa e Benfica!

LeandroSLB

lcferreira

Citação de: Bola7 em 11 de Dezembro de 2009, 16:19
Citação de: lcferreira em 11 de Dezembro de 2009, 13:21
Citação de: Partizan em 07 de Dezembro de 2009, 01:34
Citação de: De Maistre em 06 de Dezembro de 2009, 04:18

Já agora, de onde vem lampião?
Já que um lampião é um candeeiro, suponho que a alcunha tenha a ver com o Estádio da Luz.  ;)

Também não percebi bem a explicação dos lagartos e, já agora, pedia que me explicassem melhor a dos "andrades". Já li uma vez a história desse assunto mas não me recordo.

Nos anos 30, o F.C. Porto jogava no campo da Constituição.

Em 1937, em Assembleia-geral, foi feita a proposta para que o clube contraísse um empréstimo para a construção de um estádio próprio mas tinham de ser os sócios a subscrever obrigações. No entanto, a procura não ocorreu e não houve estádio para ninguém.

O F.C.P. alugava para os jogos grandes, o campo do Ameal, um dos melhores estádios de Portugal, que recebeu alguns jogos da selecção nacional.

Mas o Sport Progresso (Salgueiros), arrendatário do terreno, reclamou em tribunal por alegadas falhas no pagamento. Os portistas passaram então a jogar no campo do Lima, que era utilizado pelo Académico e cujo aluguer era considerado exorbitante pelos sócios dos «azuis e bancos».

Os três clubes envolveram-se então numa guerra de comunicados, que culminou numa série de acontecimentos estranhos: um incêndio destruiu parcialmente as bancadas da Constituição; e as do Ameal foram destruídas a camartelo. Houve quem atribuísse essa demolição ao senhorio, alegadamente portista e que teria pensado que assim poderia mais facilmente vender o campo do Ameal ao seu clube do coração. Houve quem nunca perdoasse ao senhor Andrade tal gesto e por isso os simpatizantes dos «azuis e brancos» começaram a ser conhecidos por «andrades».
nem mais...fala quem sabe... :clap1:

Hoje em dia, quem vive na cidade do Porto, sabe que um "andrade" é apenas um varredor de rua, aquilo que por Lisboa se chama de "almeida"

cipri_slb

Sò 8 paginas  :crazy2: :tickedoff:
Também eh verdade que se sabe muito pouco dele...

Eagle Fly Free

Como assim ?

Sabe-se pouco da sua vida antes e depois do Benfica ou durante a sua passagem pelo clube ?

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: lcferreira em 11 de Dezembro de 2009, 13:21
Citação de: Partizan em 07 de Dezembro de 2009, 01:34
Citação de: De Maistre em 06 de Dezembro de 2009, 04:18

Já agora, de onde vem lampião?
Já que um lampião é um candeeiro, suponho que a alcunha tenha a ver com o Estádio da Luz.  ;)

Também não percebi bem a explicação dos lagartos e, já agora, pedia que me explicassem melhor a dos "andrades". Já li uma vez a história desse assunto mas não me recordo.

Nos anos 30, o F.C. Porto jogava no campo da Constituição.

Em 1937, em Assembleia-geral, foi feita a proposta para que o clube contraísse um empréstimo para a construção de um estádio próprio mas tinham de ser os sócios a subscrever obrigações. No entanto, a procura não ocorreu e não houve estádio para ninguém.

O F.C.P. alugava para os jogos grandes, o campo do Ameal, um dos melhores estádios de Portugal, que recebeu alguns jogos da selecção nacional.

Mas o Sport Progresso (Salgueiros), arrendatário do terreno, reclamou em tribunal por alegadas falhas no pagamento. Os portistas passaram então a jogar no campo do Lima, que era utilizado pelo Académico e cujo aluguer era considerado exorbitante pelos sócios dos «azuis e bancos».

Os três clubes envolveram-se então numa guerra de comunicados, que culminou numa série de acontecimentos estranhos: um incêndio destruiu parcialmente as bancadas da Constituição; e as do Ameal foram destruídas a camartelo. Houve quem atribuísse essa demolição ao senhorio, alegadamente portista e que teria pensado que assim poderia mais facilmente vender o campo do Ameal ao seu clube do coração. Houve quem nunca perdoasse ao senhor Andrade tal gesto e por isso os simpatizantes dos «azuis e brancos» começaram a ser conhecidos por «andrades».

A negrito estão algumas coisas que estão mal ou nao estao totalmente correctas.

1º   Sport Comércio e Salgueiros e Sport Clube Progresso sao coisas totalmente diferentes.  Sao dois clubes diferentes.    O Salgueiros veste de vermelho e os seus adeptos sao os Salgueiristas, o SC Progresso veste de verde e os seus adeptos sao conhecidos como Progressistas.    Ambos militam na 1ª divisão distrital do porto, sendo que o Salgueiros já esteve na 1ª divisão nacional (como todos sabem), enquanto que o Progresso nunca passou da 3ª divisão nacional.       Esse campo que referiste era do Sport Clube Progresso, o Salgueiros nao tem nada haver com essa história.

2º   Outra coisa que ajudou a propagar a fama de andrades é o facto de um dos apelidos mais comuns aqui no porto é andrade.  Hoje em dia nao tanto mas há imensa gente chamada andrade.  A minha mãe por exemplo tem o apelido andrade, como é óbvio o meu pai jámais deixou que me pusessem tal nome  :metal:

lcferreira

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 22 de Dezembro de 2009, 22:47

1º   Sport Comércio e Salgueiros e Sport Clube Progresso sao coisas totalmente diferentes.  Sao dois clubes diferentes.

Eu sei, foi um erro de assossiação, onde escrevi Salgueiros queria escrever Paranhos... obrigado por me abrires a pestana... já foi há algum tempo que escrevi e não reparei.

Blitz

E salta Cosme e salta Cosme allez allez.
Grande Cosme Damião. Por causa dele a minha faz faz sentido, tal como já alguém disse !

Ruud

Hoje, sou quem sou graças a ti! E nunca te conheci, mas deixaste uma obra ENORME!

Obrigado.

Sempre que aqui vir, será sempre para te agradecer.

Thyrfing1904

Citação de: Ruud Gullit em 27 de Dezembro de 2009, 15:56
Hoje, sou quem sou graças a ti! E nunca te conheci, mas deixaste uma obra ENORME!

Obrigado.

Sempre que aqui vir, será sempre para te agradecer.

x2!!
Criou a nossa religião!
Obrigado Cosme Damião!

maxi04

:bow2: :bow2: :bow2:
O criador do mito, de aquilo que faz parte integrante da minha vida...

Gravesinho

Não te conheço mas fizeste uma grande obra, alimentaste a esperança da Nação, criaste o Enorme.
Amo-te como Pai Nosso de toda a nossa religião, o Sport Lisboa e Benfica. Não consigo imaginar a minha vida sem o Benfica  :slb2:
Por isto e muito mais, agradeço-te imenso Pai.

COSME DAMIÃO  :pray: :pray: :pray:
BENFICAAAAAAAAAAAAAAAA  :slb2: :slb2: :slb2:

Eagle Fly Free

Esta deificação de Cosme Damião roça o ponto do rebuçado.  :disgust:

JotaTê

Citação de: José Henriques em 11 de Dezembro de 2009, 17:43
A alcunha de «lampião» tem a ver com a luz emitida por esse tipo de candeeiros, que era avermelhada se vista a uma certa distância.
Já os «lagartos» devem a alcunha muito simplesmente ao facto de o bicho - para azar dele - ser verde! Quem já viu um lagarto, percebe imediatamente porque é que se chama isso aos viscondes! O0

Lagarto vem das rifas que os do clube do avôzinho andaram a vender aquando da fundação do estádio. Cada rifa custava X Lagartos. Portanto, estavam mesmo a pedir...  ;)