Cosme Damião

The website encountered an unexpected error. Try again later.

Corrosivo

Citação de: Corrosivo em 22 de Janeiro de 2010, 10:09
22 de Janeiro

1926

- Último jogo de Cosme Damião pelo Benfica numa vitória contra o Lisboa FC por 3-0 em Sete Rios.  :bow2:

No20__

Faz-me uma confusão enorme, o Paulo Bento é cara chapada mas sem o bigode.

rambo

Arrepio-me sempre que vejo esta imagem neste site.

Uma bela homenagem do SerBenfiquista ao "SENHOR" BENFICA :pray: :pray: :pray:


.

RedDevil.91


JPG

Ironia das ironias, o Cosme Damião nunca viu com bons olhos a união do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica e se não me engano tentou mais tarde que fossemos menos SLB e mais SL

Eagle Fly Free

#125
Citação de: JPG em 05 de Fevereiro de 2010, 09:34
Ironia das ironias, o Cosme Damião nunca viu com bons olhos a união do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica e se não me engano tentou mais tarde que fossemos menos SLB e mais SL

Que grande equívoco !

O Cosme Damião lutou para que o Sport Lisboa ficasse com os directores do GS Benfica, o campo e a sede. Era uma questão de sobrevivência, sem essa ligação não havia clube algum.

O que tu queres dizer é que o Sport Lisboa era a força motriz do clube Sport Lisboa e Benfica, porque o Sport Lisboa era a equipa de futebol (e mantinha a mesma equipa até depois da ligação), portanto era o lado mais importante do SLB.

Essa é aliás o principal motivo para que o SLB mantivesse as características principais do Sport Lisboa, o clube principal da ligação: o aniversário do clube era o mesmo do Sport Lisboa, o equipamento mantinha-se (vermelho e branco), o símbolo também, etc.

E foi também por esse motivo que no curto-prazo todas as principais criações do clube mantivessem o poder adquirido pelo Sport Lisboa: como as delegações, o jornal do clube, etc.

É caso para dizer que nos primeiros tempos do SLB, a parte do "Benfica" não passou de um apêndice.

O nosso clube só se tornou mais conhecido como Benfica a partir dos finais da década de 1910, e aí sim houve divergências no seio do SLB que vieram a criar o Belenenses.

Que eu saiba, o Cosme Damião só divergiu do SLB quando o Benfica caminhou para o semi-profissionalismo em meados da década de 1920, porque queria manter o estatuto de amadorismo no clube. Foi aí que "bateu com a porta", e foi até acusado de se comportar como o "dono do clube" por algumas alas mais destemidas.

De resto, se aquilo que dissesses tivesse alguma ponta de verdade, o Cosme Damião também tinha seguido para o Belenenses, e não saiu.


Far(away)

Por tua causa o Benfica existe, Meu caro, estejas onde estiveres, o meu profundo agradecimento.


E Pluribus Unum.

LR1904

Sr. Cosme Damião, um muito obrigado!!

rambo

#128
Tudo começou aqui ...


.




Mais do que um nome, um símbolo do Sport Lisboa e Benfica, o seu primeiro Capitão-Geral foi a alma do clube durante os primeiros vinte cinco anos de vida.

Nesse período, «ele foi o Benfica», como disse uma vez Ribeiro dos Reis.

Fez tudo, desde jogar (a médio-centro até Fevereiro de 1916) até treinar a equipa (de 1908 a 1926!). financiando não poucas vezes o clube, abrindo secções e formentando o eclectismo (foi guarda-redes de hóquei em campo, fixou as regras do hóquei em patins e arbitrou o primeiro desafio desta modalidade, em 1917), presidindo (foi o primeiro director de cena!) ao Grupo Dramático fundado em 1916 e contribuindo para encontrar as primeiras instalações na Baixa de Lisboa.

Como treinador, levou a equipa de primeiras categorias à conquista de oito títulos de campeão de Lisboa.

Foi um dos fundadores do Sport Lisboa, em 1904, fazendo parte do grupo de 24 homens que estiveram na reunião da Farmácia Franco.

Mas a acta da reunião, manuscrita por Cosme, não incluía o seu nome.

Em 1907, quando da primeira crise, que levou oito jogadores benfiquistas a saírem para o Sporting, foi ele que assumiu a permanência do clube, relançando-o e construindo rapidamente um conjunto que, três anos depois, seria a primeira equipa portuguesa a vencer o Campeonato de Lisboa.

Foi o grande obreiro da fusão com o Sport Clube de Benfica, e em 1911 apresentou o primeiro plano de expansão do clube, que levaria à prática nos anos seguintes.

Foi, a partir do início dos anos vinte, o maio entusiasta da construção do Estádio das Amoreiras, inaugurado em 1925.

Em 1926, no entanto, protagonizaria uma dramática ruptura, ao recusar-se a aceitar o cargo de presidente do clube, para o qual acabara de ser eleito.

Tinha organizado o Benfica à sua maneira e não aceitava a contestação ao seu longo consulado, que se começara a esboçar.

Afastou-se da direcção e nunca mais fez parte dos corpos dirigentes do clube, até à sua morte, em 1947.

Foi fundador, estratega, praticante, treinador, encenador, organizador e dirigente.

Nenhum outro benfiquista merece mais do que ele que, um dia, alguém se lembre de dar o seu nome a um estádio, a um pavilhão, a um campo de treinos.

Um grande clube não pode ignorar quem o fez nascer e crescer.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      (gentileza do Apollo15)


No20__


L3GEND

Obrigado! Ele é e sempre será o BENFICA!

Eagle Fly Free

#131
Afastou-se da direcção e nunca mais fez parte dos corpos dirigentes do clube, até à sua morte, em 1947.

Só uma correcção, o Cosme Damião voltou de facto a ser dirigente do Benfica, no princípio dos anos 1930. Foi presidente da Assembleia Geral entre 1931 e 1935.

Nenhum outro benfiquista merece mais do que ele que, um dia, alguém se lembre de dar o seu nome a um estádio, a um pavilhão, a um campo de treinos.

Quanto a esta questão, já referi antes, nunca ninguém se lembrou de dar o nome de Cosme Damião a um estádio, pavilhão ou campo de treinos, porque justamente esta era a sua forma de estar, nunca ser protagonista de nada. Não dar o seu nome é até a forma mais perfeita de o homenagear.

Andy_CooL

Este Sr. Cosme Damião merece mt mais a atenção de todos nós benfiquistas e merece ser mt mais falado do k aquilo k é! GRAÇAS A ELE O BENFICA EXISTE, GRAÇAS A ELE TEMOS UMA PAIXAO TODOS EM COMUM! MUITO OBRIGADO  :slb2:

VodkaBoy

Ele foi um dos maiores de sempre no nosso clube e merece ser lembrado por isso!
Mas como atesta a sua personalidade sempre foi um homem sem qualquer sede de protagonismo.
Sempre trabalhou para o engrandecimento do nosso clube e mesmo nas alturas mais dificeis, trabalho era a palavra de ordem.
O meu muito obrigado a si e a todos os que partilharam com ele esta forma de estar.

Gosepe13